Topo
pesquisar

Não se manda pato para escola de águia

Administração

O Bom vendedor busca sempre estar atualizado.

Há muita gente que depende de vendas para garantir o sustento, porém, poucos são verdadeiros vendedores. A maioria dos que estão apenas de passagem pela profissão imaginam que para obter sucesso basta ser comunicativo, extrovertido, brincalhão, do tipo boa praça. Mas, logo descobrem que não é bem assim. Vender qualquer um poderá fazê-lo, porém, vender o suficiente para garantir remuneração atraente e uma vida confortável, não é tão fácil como pode parecer a um vendedor incipiente.

Boa parte dos que se aventuram na profissão logo se dão conta de que vencer não é tão fácil quanto esperavam. Daí, alguns abandonam a carreira, já outros tentam resistir na expectativa de que dias melhores virão. Porém, poucos percebem que para vencer na vida é preciso muita doação. Assim como nos esportes, apenas uma minoria chegará ao topo.

Estamos na era do conhecimento em que o domínio das ferramentas on-line é fundamental para quem deseja vencer em quase todas as profissões. No entanto, alguns que trabalham com vendas imaginam que poderão vencer sem dominar os conhecimentos de informática, mídias sociais, técnicas de relacionamento etc.

Buscar voluntariamente a sala de aula, nem pensar, para eles trabalhar sábados, domingos e feriados é o melhor caminho. Quase nunca percebem que para vencer é preciso trabalhar certo, e não necessariamente, muito. Mas, a empresa não pensa assim e quase todos são enviados para treinamentos. Então, as salas ficam lotadas de “vendedores patos”, já que os “vendedores águias”, que buscam voluntariamente atualização, dominam o conteúdo dos cursos corporativos e quase sempre são escolhidos para ficar vendendo na loja.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mas, afinal de contas, como agem os vendedores bem sucedidos? Eles são inteligentes o suficiente para perceberem que não sabem tudo e que o melhor caminho para vencer é estar aberto a novos conhecimentos. Daí, a disciplina com a leitura, cursos, palestras, etc. Além disso, eles são automotivados, detém excelentes habilidades de comunicação, mantém a mente e corpo sadios, possuem boa base de informática, mídias sociais e estão sempre em busca de novos conhecimentos.

Para eles a construção de uma história de sucesso não é obra do acaso. Sabem muito bem que vale mais a pena construir uma sólida carreira profissional do que obter rápidos ganhos financeiros. Quase sempre estão mais interessado no seu sucesso e desenvolvimento pessoal do que na comissão da venda. Além disso, são estudantes vigorosos, dispostos a aprender e a se adaptar aos mais diversos ambientes corporativos. Os verdadeiros campeões de vendas sabem que, quem tem prazer em servir, não precisa vender um único dia sequer.

Pense nisso e ótima semana,

Evaldo Costa
Diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil
Escritor, consultor, conferencista e professor.
Autor dos livros: “Alavancando resultados através da gestão da qualidade”, “Como Garantir Três Vendas Extras Por Dia” e co-autor do livro “Gigantes das Vendas”
Site: www.evaldocosta.com
Blog: http://evaldocosta.blogspot.com
E-mail: evaldocosta@evaldocosta.com


Publicado por: evaldocosta

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola