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Marketing Virtual: Mídia Interativa

Clique e confira um artigo que aborda sobre o acesso a internet como uma ferramenta de comunicação ágil e interativa.

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RESUMO

Este artigo aborda o acesso a internet como uma ferramenta de comunicação ágil e interativa, proporcionada pelos avanços tecnológicos somado a um ecossistema digital cada vez mais sofisticado e atrativo, resultando neste novo nicho de mercado que recebe o nome de Marketing Virtual.

PALAVRAS CHAVE: Tecnologia, Informação e Internet.

ABSTRACT

This article deals with access to the internet as a communication tool and agile interactive, provided by technological advances plus a digital ecosystem increasingly more sophisticated and attractive, resulting in this new market niche that receives the name of Virtual Marketing.

KEYWORDS: Technology, Information and Internet.

INTRODUÇÃO

Segundo a American Marketing  Association :

“o marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu publico interessado”.

Segundo  KOTLER, marketing pode ser definido ainda como um processo social pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação, da oferta e da livre troca de produtos e serviços de valor com outros. O marketing se tornou indispensável para o sucesso dos negócios, seja ele formal ou informal, necessitando de planejamento e práticas refinadas e reformuladas em sua execução. O planejamento de marketing visa analisar oportunidades, mercados alvo, projetar estratégias, desenvolver programas e gerenciar as forças que moldam a estratégia de marketing da empresa. Pode ser aplicado à bens, serviços, eventos, experiências, pessoas, lugares, propriedades, organizações, informações e idéias. 

As ações desenvolvidas pelo marketing proporcionam a visualização de que clientes a empresa deseja ter, que necessidades devem satisfazer, quais produtos e serviços devem oferecer preços dos produtos, quais informações buscam obter, em quais canais de distribuição devem atuar. O departamento de marketing fará o alinhamento de todos os setores da empresa em busca do alcance das metas e objetivos, pois no passado suas funções eram restritas e limitadas.

Dentre os diversos tipos de marketing focaremos nossos estudos numa de suas abrangências; denominada Mídia Interativa.

DESENVOLVIMENTO

O marketing digital é a divulgação de um produto/serviço pela internet. Existem varias formas de fazer o marketing virtual, e são eles: banners em web, twitter, redes sociais, adwords. Sendo que o google tem umja grande participação neste segmento. Porém,ainda existem outros tipos , como criação de hot sites e blogs para interagir com os seus consumidores. Banners mais sofisticados e e-mail marketing também fazem parte do portfólio que contempla o marketing digital.

Podemos dizer que vivemos na Sociedade da Informação em função dos grandes avanços tecnológicos que deram inicio a era digital. A Internet é um poderoso canal de vendas e informação, pois consegue uma amplitude no alcance geográfico para divulgar e promover seus negócios e produtos. Os estudos realizados na primeira década do Século XXI, apontam que as Mídias Digitais favorecem o relacionamento, tem auto poder de integração através de seus modelos efetivamente interativos de comunicação.

A ERA DIGITAL

Conforme o artigo Mercado de mídias, disponível no site administradores.com.br, a era da informação deu inicio ao marketing global, através da revolução digital que oferecem uma série de novos recursos às empresas, dentre eles uma maior amplitude no seu canal de vendas. O universo on-line tornou-se imprescindível na comunicação e nos negócios, e o mercado de mídias interativas tem cada vez mais despertado a atenção das empresas que querem oferecer maior proximidade e interatividade com o seu publico final, gerando assim uma nova relação entre consumidor e marca.

Para os profissionais das áreas de Marketing Mídia Digital é toda aquela controlada por algum elemento tecnológico, caracterizado por outras formas de se chegar ao cliente por meio eletrônico, tais como games, conteúdo para celular, TV digital, TVs em aeroportos, outdoors eletrônicos, informação on-line, meios que permitam interatividade e tudo o que utilize base de dados. Hoje grande parte dos negócios de uma empresa é efetuada por meios de redes eletrônicas como; intranets,extranets e a própria internet.

Existe nesse tipo de mercado uma variedade de serviços disponíveis, onde com apenas um click pode-se obter uma série de informações sem precisar estar presente, se preocupar com onde estacionar, esperas em filas, ou pelo atendimento de vendedores, gerando dessa forma uma otimização do tempo o que acaba atraindo maior numero de adeptos já que o ritmo de vidas das pessoas atualmente e acelerado.

MÍDIA INTERATIVA E AS EMPRESAS

Segundo Kotler e Pearson a  maioria das organizações está optando por este tipo de marketing por apresentar baixo custo e manter um contato próximo com os clientes e ainda disponibilizar uma variedade de recursos propiciando à customização que é considerada a atração desse mercado Segundo Kotler e Pearson.

De acordo com Kotler:

“Ao estabelecer um ou mais sites, uma empresa pode expor seus produtos e serviços, sua história, sua filosofia de negócios, suas oportunidades de trabalho e outras informações que possam interessar os visitantes diferentemente dos anúncios e folhetos do passado, a Internet permite transmitir uma quantidade quase ilimitada de informações.”

Segundo uma pesquisa realizada pela Strongmail( com alguns executivos ao redor do mundo, apresentou como resultado, a expectativa de um aumento de investimentos em mídias sociais e e-mail marketing nas primeiras colocações. Sendo que 40 % dos executivos pretende integrar de alguma forma email marketing e mídias sociais enquanto 25% já aplicou esta integração em 2009.

emarketer

http://www.plantaoonline.com/wordpress/?p=2238 Acesso dia 12/03/2012

INVESTIMENTOS EM PUBLICIDADE ONLINE DEVE SUPERAR IMPRESSO EM 2012

Segundo a SIMONE ROITMAN, escritora do blog plantão on line, a web vai ter mais publicidade do que qualquer outro meio de propaganda existente, segundo uma pesquisa. Na estatística, Brasil e China estão como os futuros chefes dessa grande expansão. O estudo foi realizado pela consultoria PwC, teve como base 48 países e projetou o mercado até 2015.
A internet, será a mídia que mais aumentara, sendo que apresenta um crescimento anual de 13%.

Uma pesquisa relata realizada pelo site Sapienzae somente a rede social (Facebook), fechou 2011 como a líder do segmento publicitário online do tipo display ad nos Estados Unidos atingindo 2,19 bilhões de dólares no período. Em termos de faturamento a google alcançara cerca de  1,15 bilhão de dólares em display ads no ano; a Yahoo, 1,62 bilhão; e a Microsoft, 604 milhões. Segundo o estudo, todas as principais empresas concorrentes deverão experimentar crescimento de receita em publicidade para 2011: Google (34,4%), Microsoft (18,7%), Yahoo (13,6%) e AOL (10,5%).

CONCLUSÃO

Conclui-se com esse trabalho, segundo os autores citados que a mídia interativa é uma ferramenta fundamental para que qualquer empresa consiga expor e divulgar um produto de forma clara, objetiva e em tempo real.

É de plena consciência que as tecnologias, que estão a disposição no mercado e que apresenta baixo custo, já estão revolucionando o marketing online. Essas ferramentas possibilitam e facilitam as empresas a se ter um feedback das informações de mercado, clientes e consumidores a respeito do seu produto e/ou serviços.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

Amercian Marketing Association, 2004,Aput  KOTLER, Philip. Administração de Marketing. Pearson Prentice Hall. 12° Edição. São Paulo.2006.

http://www.sempretops.com/internet/marketing-digital-o-que-e-conceito/ Acesso no dia 21.03.2012

http://www.culturamidiatica.com.br  ACESSO NO DIA 21.03.2012

http://www..administradores.com.br/informe-se/informativo/mercado-de-midias-interativas-tem-chamado-a-atenção-das-empresas. Acesso em 21/03/2012.

KOTLER, Philip. Administração de Marketing. Pearson Prentice Hall. 12° Edição. São Paulo.2006. Página 15

http://www.plantaoonline.com/wordpress/?p=2238 Acesso no dia 21.03.2012

Global Entertaiment and Media Outlook.

http://www.sapienzae.com.br/?p=1604 Acesso dia 21.03.2012

KOTLER, Philip. Administração de Marketing. Pearson Prentice Hall. 12° Edição. São Paulo.2006.paginas (12,15,260,320,380).


Publicado por: CARLOS EDUARDO ARF

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