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Marketing multinível

Análise sobre as diferenças entre o marketing multinível e o esquema de pirâmides.

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.

Resumo

Essa pesquisa pretende analisar as diferenças entre o marketing multinível e o esquema de pirâmides. O marketing multinível mostra ser um negócio legal e sustentável, onde se tem a comercialização de produtos ou serviços e o recrutamento de pessoas. A pirâmide financeira é um sistema ilegal e não sustentável, pois só há lucro quando entra novos membros, não existe comercialização de produtos e só quem consegue lucrar são os que estão no topo da pirâmide. Para mostrar de uma melhor forma o funcionamento do marketing multinível, foi feito um estudo da empresa hinode, onde mostra sua historia e os formas de ganho do negócio.

Palavras chaves: Marketing multinível. Marketing de rede. Vendas diretas. Networking.

Introdução

As empresas estão numa constante concorrência umas com as outras, sempre querendo permanecer em destaque, devido a isso, precisa-se estar sempre inovando seu negócio e o tornando mais atrativo, para então ter presença no mercado. A fim de alcançar esse objetivo, várias empresas vêm adquirindo o marketing multinível no seu negócio.

O marketing multinível é um modelo de comercialização que se baseia em duas formas de lucro:a venda direta de produtos e serviços, e o recrutamento de pessoas para sua rede. Dessa forma, o vendedor se transforma em um líder ou gerente de vendas e amplia seus ganhos.

Será discutido nesse artigo, o conceito do marketing multinível e o motivo desse modelo de negócio estar crescendo mundialmente. Como objetivo geral, o artigo pretende analisar a diferença que há entre marketing multinível e o “esquema de pirâmide” e como se pode obter um sucesso profissional dentro desse sistema.

Para uma melhor compreensão do marketing multinível incluso em uma organização, foi feito um estudo da empresa Hinode, que atualmente é considerada a maior empresa de marketing multinível do Brasil, mostrando como os distribuidores e a empresa alcançam o sucesso profissional.

A importância desse artigo está em mostrar que o investimento no marketing multinível possibilita um crescimento no negócio e a obtenção do sucesso profissional, assim como também expõe a importância em saber diferenciar o marketing multinível da pirâmide financeira.

Marketing multinível

A partir do século XX a expansão da globalização, trouxe uma das grandes consequências, a democratização dos meios econômicos, políticos e sociais, abrindo espaço para novos tipos de empresas e produtos. Desse modo, houve uma ampliação do mercado, e uma maior concorrência entre empresas, fazendo-se necessário criar novas formas de chegar ao consumidor e obter o lucro desejado, surge assim o marketing multinível, ou marketing de rede que diferencia-se do esquema pirâmide. Ao contrário deste, esse modelo comercial obtém grande parte ou mesmo todo o lucro por meio do recrutamento de novos vendedores (SANTOS, V.B. et al. 2017). Esse sistema oriundo das vendas diretas é uma revolução para as empresas no quesito organizacional, e é hoje considerado um dos mais eficazes no atual mercado, a exemplo da Hinode, que vem demonstrando grande crescimento no cenário econômico brasileiro.

Funcionamento do marketing multinível

O funcionamento do marketing multinível se baseia em vendas diretas e recrutamento de pessoas para o determinado negócio, logo de início, o ganho irá ser apenas das vendas que serão feitas, o dinheiro que ganhará será conforme a taxa de comissão, por exemplo, se a taxa de comissão for 50% sobre o preço de varejo dos produtos e tiver feito uma venda de R$ 600, o lucro seria R$ 300.. Posteriormente, consegue-se recrutar 2 pessoas, e elas recrutam mais 2. Os 50% da comissão de vendas do distribuidor continuará sendo recebido, mas também ganhará uma porcentagem das vendas, que é definida pela empresa, dessas 4 que entraram na rede. Toda empresa tem um plano de marketing onde definem quantas graduações (níveis) um revendedor pode atingir e qual a porcentagem de ganho pode-se obter sobre as vendas de todas as pessoas recrutadas por si (Kishel e Kishel, 1993). Sobre o valor médio da porcentagem, cada organização determina a sua, podendo variar de 5% a 20%, e todos são beneficiados. Nesse artigo será apresentado o plano de marketing da empresa hinode.

Marketing multinível x Pirâmide financeira

O Marketing Multinível é um sistema sustentável e legalizado e se baseia na colaboração da empresa e dos vendedores: A empresa, oferecendo os produtos, serviços, treinamentos e suporte, e os vendedores criando uma rede de clientes, a fim de contribuirem no desenvolvimento da empresa e de todos os distribuidores. Todos os membros que estão no negócio têm as mesmas vantagens, devem ser beneficiados igualmente, garantindo assim, o crescimento e funcionamento do sistema.

Diferente do marketing Multinível, que negocia produtos ou serviços, o esquema de pirâmides, é ilegal e só recruta pessoas e cobra taxas para poder entrar no negócio, na maioria dos casos, não tem produto ou serviço. Essas taxas cobradas, são financiadas como o pagamento de “bônus” a um pequeno grupo que está no topo do esquema, estes prometem aos recém-integrantes alto retorno econômico ou de produtos e raramente cumprem.

O esquema piramidal é ilegal porque somente as primeiras pessoas do negócio têm a chance de lucrar, assim, quando não conseguem novos integrantes, a pirâmide desmorona e os últimos a entrarem no negócio saem apenas com prejuízos. É sustentável por curto tempo por não haver o que ser comercializado, lucra por tempo determinado, pois o que dá dinheiro é a entrada de novos membros, quando não tem novos integrantes, tudo se desmorona. Esse sistema é ilegal, pois contraria a lei. Buscar enriquecer indevidamente, por meio de circunstâncias fraudulentas, tendem a ferir a economia (SANTOS, V.B. et al. 2017).

Estudo de caso: Empresa Hinode

História da empresa

Segundo o site da hinode, a empresa começou na garagem do Sr. Francisco e Dona Adelaide em 1988 e hoje quem está na presidência é o filho mais velho do casal, Sandro Rodrigues. A Hinode tem como missão oferecer as pessoas a oportunidade para mudarem de vida. Em 1999 a empresa foi para uma fábrica própria em Alphaville, logo depois, em 2003, foi lançado a linha de perfumaria, traduções, e finalmente em 2008 foi a entrada para o marketing multinível, a fim de possibilitar todos de serem o dono do próprio negócio. Em 2012 a empresa implementou as franquias e o sistema de treinamentos, posteriormente, em 2014 foi lançado a linha de bem estar, onde contém shakes, energéticos entre outros. Em 2016 ganhou o prêmio de melhor empresa do Brasil e lançaram o grupo hinode, logo depois, em 2017 houve o lançamento de novas marcas e em 2018 a hinode foi lançada no mercado internacional, tendo atuação no Peru, na Colômbia e está expandindo para o Equador, Bolívia e Argentina. A Hinode foi a empresa do segmento de vendas diretas que mais cresceu no Brasil, sendo uma empresa baseada em valores e pilares familiar.

Entre vários dos reconhecimentos recebidos da empresa, Sandro Rodrigues foi eleito o profissional de 2016, em 2017 recebeu novamente o prêmio de empresa do ano, prêmio de melhor criação perfumistica Latino – Americana feminina para a fragrância Grace Midnight, também para a fragrância empire, e outros vários reconhecimentos atestando a qualidade da empresa. Atua em 7 segmentos, que são eles: Cosméticos, maquiagem, fragrâncias, higiene pessoal, infantil, bem-estar e performance. A hinode possui também uma causa social, o instituto far, onde todos os consultores hinode podem ajudar com 1% do bônus. O instituto far apoia crianças carentes de todo o Brasil e promove o crescimento sustentável, ambiental e econômico.

Plano de marketing

A hinode se divide em duas partes, empresa e revendedores. A empresa fabrica os produtos, envia para as franquias, paga os bônus, os impostos e tributos, já os revendedores, compram os produtos, consomem, revendem e compartilham. Existem três perfis de revendedores, o primeiro perfil são as pessoas que entram para consumir, o segundo perfil são os que entram para revender os produtos e o terceiro perfil é o empresarial, os que entram para empreender e construir um business dentro da hinode. O primeiro perfil, o de consumo, quando alguma pessoa decide fazer parte da hinode ela tem acesso a todos os produtos com 50% de desconto, é um meio de economizar, pois a hinode já contém mais de 600 produtos. O segundo perfil, o que revende, vai de pessoa para pessoa, pois o lucro vai de quantos produtos irá ser vendido no mês. O terceiro perfil, o empresário, é aquele que não quer ganhar por si só, formando assim uma equipe e ganhando um bônus por recrutar pessoas e por cada venda desses membros. É esse terceiro perfil de revendedor, que possibilita qualquer pessoa ser dona do próprio negócio, cumprir metas e subir de nível, a cada nível o bônus mensal aumentará e também receberá prêmios como carros e viagens.

Conclusão

O objetivo desse artigo foi deixar claro a diferença entre o marketing multinível e eo esquema de pirâmides, para isso foi feito pesquisas textuais e com dados da internet e um estudo da empresa hinode.

Foi esclarecido que o marketing multinivel é um negocio legal e sustentável onde todos os distribuidores do negocio são beneficiados, os lucros são obtidos a partir das vezes e do recrutamento de pessoas para determinada equipe.

Foi visto também que o esquema de pirâmides é um negocio ilegal e não sustentável, pois não há produtos a serem comercializados e apenas obtem taxas das pessoas que entram no negocio, beneficiando apenas quem está no topo do esquema.

A empresa hinode está dentro do marketing multinível e possibilita qualquer pessoa a ser o dono de seu próprio negócio, sempre está inovando e a cada dia garente o seu crescimento.

Referências

Associação Brasileira de Vendas Diretas, ABEVD. O que é marketing multinível. 1999. Disponível em: < http://abevd.org.br/vendas-diretas/marketing-multinivel/ >.

Acesso em: 28 mai. 2018.

HINODE. Disponível em:  http://grupohinode.com.br/o-grupo-hinode .  Acesso em: 03 jun. 2018.

Kishel, G e Kishel, P. G. (1993) Marketing de rede de vendas – Network sales. A evolução da venda porta-a-porta. São Paulo: Makron Books.

SANTOS, V.B. et al. As diferenças entre marketing multinível e as pirâmides financeiras ou “esquema de pirâmides”. Revista Brasileira de Marketing – ReMark Vol. 16, N. 2. Abril/Junho. 2017. 


Publicado por: jheniffer vieira dos santos

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