MARKETING DE SERVIÇOS AS NECESSIDADES E OS DESEJOS DO CONSUMIDOR
Apresentação da importância dos anseios humanos para o marketing com base nos estudos desenvolvidos por autores importantes do mundo acadêmico do marketing.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
Resumo
Este artigo tem por objetivo principal apresentar a importância dos anseios humanos para o marketing com base nos estudos desenvolvidos por autores importantes do mundo acadêmico do marketing.
Palavras-Chave: Marketing. Necessidades. Desejos. Mercado.
Introdução
O que o mercado precisa para se manter vivo são consumidores, que por sua vez são indivíduos dotados de características de natureza intima e únicas. O que o profissional de marketing trabalha é a compreensão da natureza do comportamento do consumidor afim de que a ligação entre o produto ou serviço seja criado até o indivíduo que carrega consigo seus anseios.
Empresas são criadas dirigindo-se a atender os desejos dos consumidores, desejos podem ser entendidos como vontades específicas do que queremos possuir ou usufruir. Philip Kotler afirma que as necessidades são requisitos humanos básicos, elas preexistem, o desejo não. O profissional de marketing não cria necessidades, o que é trabalhado, são estratégias com finalidade de aproximação do reconhecimento desses anseios para o que o mercado oferta.
Metodologia
Pesquisa descritiva e explanatória, através de estudos fundamentados em bibliografia com o método indutivo.
Marketing de serviço
O marketing de serviços é um processo importante onde existe um conjunto de estratégias que mostra o valor do serviço a ser prestado e consequentemente convence o cliente a escolher uma empresa em específico. Ele é uma peça chave para alcançar clientes. O marketing de serviço foca em aprender a lidar com pessoas domínio do conteúdo, ter um diferencial, estabelecer metas para o futuro, acompanhar o processo de perto, montar um plano para ser implementado. Não importa que tipo de serviço você ofereça, domínio do conteúdo e acompanhar todo o processo de perto, são essenciais para ter destaque no mercado. Conforme Kotler e Armstrong (2003), as empresas estão percebendo que perder um cliente significa mais do que uma única venda, significa perder toda a corrente de compras que o cliente faria ao longo de uma vida inteira de consumo.
O estudo psicológico sobre necessidades
Entende-se por necessidade tudo aquilo que carecemos, um estado íntimo de insatisfação, decorrente da inexistência de um bem-estar. O psicólogo americano pioneiro nos estudos comportamental do indivíduo, Henry Murray (1938) catalogou o estudo, como Viscerogênicas ou primárias as necessidades de natureza biológica, que são essenciais para a sobrevivência de um indivíduo e Pscicogênicas ou secundárias as necessidades derivadas das primárias, de natureza psíquica inerente ao humano.
Philip Kotler menciona que, “Marketing é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação de oferta e troca de produtos de valor com outros.” (COBRA,M.; URDAN,A.T, 5ºed,2017).
Isso significa que indivíduos não mais apenas buscam saciar seus anseios, é possível compreender que, em suma, O Marketing de serviço pode ser percebido muito mais que uma ferramenta que viabiliza o processo no mercado, influenciando uma maior interação entre todos os indivíduos que fazem parte de uma rede, buscando satisfazer seus desejos e realizar seus objetivos mutuamente.
Hierarquia de necessidades por Maslow
Abraham Harold Maslow, psicólogo de destaque no estudo das necessidades humanas, estruturou as necessidades em uma pirâmide hierárquica, segundo a qual essas estão dispostas por uma escala de valores e de influência a ser transpostos, cuja a base são as necessidades de mais importância e no topo as necessidades mais elevadas ou consideradas de menos emergência, significando que o indivíduo continue buscando sempre meios de satisfazê-las. Maslow também descreve sua teoria de forma qualitativa, dividindo a pirâmide em duas partes sistemáticas, necessidades defectivas devem ser mais urgentes para que se alcance um estado de satisfação básica, e as necessidades de crescimento não necessitam ser saciadas para que cause uma falta indesejável, também são conhecidas como necessidades de status e estima.
Marketing como estratégia
O Marketing é a parte decisiva de uma empresa, montar estratégias, conhecer o que o cliente deseja é essencial para sobrevivência de uma marca no mercado. As empresas cada vez mais utilizam táticas de Marketing de Serviços para planejarem ações que possam identificar as necessidades e desejos dos consumidores.
Conseguir atender pessoas usando capacidades e competências acabou criando um mercado restrito e cada vez mais forte, a partir do momento que uma pessoa passa a ter condições de pagar por esses serviços oferecidos. A competitividade levou empresas a promover ações de Marketing voltadas para o consumidor exclusivamente, diferenciando-se assim do Marketing tradicional onde o foco é o produto. Os segredos do Marketing de serviço são profissionais bem treinados e produtivos com maior capacidade de reter e conquistar clientes que sejam fiéis as empresas, passando a não querer apenas atender as necessidades do consumidor, mas atender seus desejos. Quando o cliente tem a necessidade de saciar a sua fome, porém tem o desejo de se satisfazer com um prato específico de uma empresa, é notável que as ações de marketing para fidelizar o indivíduo, passou de apenas estratégico para se tornar íntimo e pessoal da escolha do ser humano.
O grande de desafio das empresas em um mercado cada vez mais competitivo não é criar necessidades nos consumidores, a grande estratégia de Marketing é identificar os seus desejos e agregar serviços a eles. Quando este indivíduo consegue alcançar um nível de satisfação das necessidades de crescimento, maior a fidelização, o grupo social no qual ele está inserido também será comovida ao status de aprovação tornando mais fácil o engajamento de novos públicos, apenas trabalhando seus anseios.
Conclusão
O desenvolvimento da pesquisa possibilitou uma reflexão de forma breve sobre a relação da ciência comportamental em seus principais conceitos, com a ferramenta que constantemente cresce no mundo dos negócios, denominada de Marketing de Serviços. Buscar entender essa relação intrínseca é necessário a partir do momento em que o homem quanto ser social dotado de necessidades e desejos interfere diretamente o mercado no qual ele está inserido.
O humano por muitas vezes deixa ser induzido por ideologias que o mercado propõe, porque ele está inserido em uma rede capitalista que trabalha para fomentar cada vez mais suas vontades, o mercado constantemente muda ao mesmo tempo que a personalidade humana também modifica.
Empresas utilizam-se de técnicas para chegar aos clientes, não mais com o intuito de provocar somente uma compra ou adição de serviço, no Marketing 3.0, mostra que atualmente a preocupação está em fidelizar esse indivíduo para que cative cada vez mais outros indivíduos com intuito de aumentar a promoção da mesma.
O mercado explora bastante a vida do consumidor no aspecto social, ele que vai estudar e pontuar estratégias para convencimento de adição de um produto ou serviço, entretanto para que isso se torne uma ferramenta eficaz e útil, o Marketing trabalha com métodos de análise de mercado, estudos e testes de empenho, somente assim é correto dizer que com um público certo, um produto irá saciar ou até explorar novos desejos do consumidor.
REFERÊNCIAS
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 2ª ed. Compacta. Rio de Janeiro: Campus, 2000.
KOTLER, Philip. Marketing 3.0, 1ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier Editora Ltda, 2006;
LAS, CASAS. Marketing de Serviços. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2012.
MASLOW, A. H. Introdução à Psicologia do Ser. 2ª ed. Rio de Janeiro: Eldorado, s/d.
MASLOW, A. H. Motivation and Personality, 2ªed, Nova York: Harper & ROW, 1970.
Publicado por: Felipe Gouveia Romualdo
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