Topo
pesquisar

Liderando equipes vencedoras

Administração

Como ser um bom lider de equipe.

Você possui uma ótima equipe de vendas? Pensa em montar uma? Está em busca de algumas dicas de como contar com os melhores vendedores? Pois saiba que esse é um dos maiores desafios de quem lidera a área de vendas.

As tarefas de um líder comercial não são poucas. Depois de escolher com sabedoria os membros da equipe, ele deve intensificar os esforços para convencê-los de que o primeiro passo é ser um profissional exemplar, sentindo-se capaz e pronto para exercer, com maestria, a sua função. Ser dedicado, atencioso, colaborador, ético, solidário, humilde, motivado, simples, agregador, entusiasmado, persistente, inteligente e amigo ajudam bastante na caminhada para o topo.

Como líder, você tem o dever de mostrar aos seus liderados, que a verdade não é um assunto do seu ponto de vista. O profissional de sucesso precisa aprender a ver as coisas como elas realmente são, e não como ele gostaria que fosse. Ainda que cem milhões de pessoas digam uma coisa tola, ainda assim, continuará sendo uma coisa tola. O céu azul não vai deixar de ser azul, porque o cego não pode vê-lo.

Deve ainda ensiná-los a refletir sobre as qualidades ou habilidades que precisam desenvolver para fazer, de forma otimizada, o seu trabalho. Precisa indagar-lhes sobre que livros terão leitura prioritária; que tipo de mensagem deseja ouvir a caminho do trabalho e sobre o que estão fazendo para impactar favoravelmente o mundo ao redor deles. A resposta e a dedicação nestes assuntos irão ajudá-lo a "tornar-se" o tipo de líder que sedeja ser. Para ser um vencedor, você não pode permitir que as coisas ocorram acidentalmente em sua vida.

Superado a primeira etapa de mostrar como ser o profissional certo para a função certa, chega a “hora do vamos ver”. Agora é praticar: orientando-os a serem eles mesmos, lutando com as crenças para superarem as suas limitações. Somente assim farão jus a ter tudo o que desejam na vida.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Comportando-se assim, logo descobrirão que, no mundo de hoje, agir com simplicidade renderá bons dividendos. Encarar os fatos com coragem e determinação, contará mais pontos do que se esconder por de trás de desculpas e justificativas esfarrapadas. Superando as fases acima, você deve se perguntar: o que mais vou fazer hoje e todos os dias para ser o tipo de líder que mereça ter tudo que desejo?

Lembre-se ainda que para ser o tipo certo de líder, você precisa colocar os dados corretos em sua mente. Mais tarde, eles se transformarão em informações e depois em decisões. Daí, você estará pronto a agir em busca de ter tudo aquilo que tanto sonha.

Daí, o passo seguinte é tornar-se um líder referência. O início da caminhada é perceber que você não sabe tudo. Terá que buscar aprendizagem contínua para aperfeiçoar-se constantemente, usando a sabedoria para minimizar o orgulho e o ego, maximizando a humildade e a simplicidade.

A última etapa é ouvir com a intenção de aprender e não para mostrar o que sabe, e também, falar com a intenção de informar e não para imprecionar.

Pense nisso e ótima semana,

Evaldo Costa
Escritor, consultor, conferencista e professor.
Autor dos livros: “Alavancando resultados através da gestão da qualidade”, “Como Garantir Três Vendas Extras Por Dia” e co-autor do livro “Gigantes das Vendas”
Site: www.evaldocosta.com
Blog: http://evaldocosta.blogspot.com
E-mail: evaldocosta@evaldocosta.com


Publicado por: evaldocosta

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola