Topo
pesquisar

Líder em Sustentabilidade

Administração

A prática de sustentabilidade está baseada no tripé, faz "aspectos sociais", "ambientais" e "governança no processo de tomada de decisões".

A prática de sustentabilidade está baseada no tripé, faz  "aspectos sociais", "ambientais" e "governança no processo de tomada de decisões".

O líder da organização faz toda a diferença na efetividade de implantação de um modelo de gestão baseado no tripé de sustentabilidade.

Quais as características que o líder deve  ter, para fazer essa diferença?

O líder deve ser entusiasmado pelos seus ideais e crenças. Quando o líder acredita no que faz, prega o que faz com muito mais entusiasmo, consistência e capacidade, contagiando muito mais aqueles que o  cercam. O líder entusiasmado por mudanças estimula  a criatividade dos seus colaboradores, aceitando sugestões, criando mecanismos de inovação e de recompensa que incorporem novos critérios.

Empresas comprometidas com sustentabilidade, investem em pesquisas e desenvolvimento, incentivando o surgimento de novos talentos, como banco de idéias por exemplo. Estas empresas são inovadoras, se  enriquecem com diferentes pontos de vista, vindas de um ambiente de trabalho diverso.

Um líder  deve ter pensamentos estratégicos, a longo prazo, deve mostrar o valor de se pensar os negócios de forma mais ampla, em conexão com os desafios globais. As influências externas do ambiente em que a empresa está inserida "ambiente global ", não devem ser ignoradas. Um líder deve ter habilidade politica para não andar só. Deve fazer alianças, tanto junto aos seus liderados como com os demais interessados.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Hoje um líder não gasta suas energias apenas em assuntos internos da empresa, mas também com a relação externa da empresa, isto amplia a visão da sua atuação para além das unidades operacionais ou administrativas.

O compromisso do líder em sustentabilidade não é apenas com a transparência, prestar contas, seja por meio de aparições "públicas", ou por meio de relatos padrão, de diálogos com o público específico ou utilização da mídia social, também faz parte do compromisso do líder em sustentabilidade,  um líder em sustentabilidade deve ser otimista para possuir o carisma necessário para o trato com o público, com certeza deve haver em nosso país muitos líderes eficazes em sustentabilidade, o que nos traz a esperança de um capitalismo bem mais consciente pro futuro em relação a  questão de sustentabilidade.


Publicado por: Maria Helena Santos

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola