Topo
pesquisar

Insatisfação e felicidade

Administração

A chave da motivação, conquista, ambição, estabecer metas, o primeiro passo, elaboração de um plano de metas.

A forma como alcançamos nossos objetivos vêm muitas vezes da insatisfação pessoal ou profissional. Ter sempre algo a conquistar é a chave para a motivação. Toda a pessoa satisfeita está morta, diz o professor João Carlos Motti em palestra no auditório Parlamundi sobre Insatisfação e Felicidade - O Ciclo motivacional para o alcance da qualidade de vida no trabalho.

A pessoa satisfeita de um modo geral é alguém acomodada, sem motivação, desanimada e cheia de desculpas. Já alguém insatisfeito se apresenta sempre ativo, bem-humorado e ambicioso. A ambição, porém, não deve ser confundida com ganância. Ambicionar é querer mais, é arriscar, é buscar mais sucesso, em cada momento.

O sucesso pessoal e profissional vem de um processo em que, cada um assume o compromisso de felicidade no trabalho e na vida. Uma empresa cujo ambiente é feliz, perpassa essa característica para os clientes, além de manter bons empregados no seu quadro de profissionais.

Normalmente, as pessoas permanecem aonde se sentem satisfeitas. As pesquisas mostram que os empregados não vão embora por conta de salário, mas, sobretudo, porque o ambiente é ruim. O profissional de gestão de pessoas tem que estar atento a isto, para que o clima organizacional permaneça sempre bom.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Estabelecer uma meta, um destino, um horizonte, tomar uma decisão de caminho, definir a direção, em resumo: dar um sentido à própria vida, é a base de tudo para alcançar o sucesso desejado por cada um de nós. Pessoas que não têm direção chegam a lugares que não querem. O “tanto faz” não deve ser a resposta de quem quer vencer.

O caminho certo a ser traçado por você, faz com que seus superiores saibam que você está seguro de seu rumo. Este é o primeiro passo para se saber o quer se quer. Definir quais interesses possui, quais são seus objetivos, é estabelecer prioridades.

A elaboração de um plano de metas será primordial na concretização de seu alvo. A próxima etapa é agir, movimentar e produzir. Não é sentado que você vai conseguir o que quer. Ser feliz exige esforço.

Amazildo de Medeiros - Analista Organizacional
Matéria Técnica - Resumo/Resenha
Fonte: Jornal comunidade - Qualidade de Vida no Trabalho - maio/2008


Publicado por: Amazildo de Medeiros

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola