Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp

Indicadores de Performance na Administração Organizacional: O Guia para o Sucesso do Negócio.

Breve apresentação sobre os indicadores de performance na administração organizacional.

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.

O que são indicadores de Desempenho?

Pense que você está em uma viagem de carro sem um sistema de navegação. Você teria consciência de onde está indo e se está seguindo a direção correta? Os indicadores de performance funcionam como um guia para as organizações. São indicadores que auxiliam na avaliação do rendimento de uma entidade, confrontando os resultados alcançados com as metas definidas.

Por que têm relevância?

Decisão: Os indicadores auxiliam na identificação das forças e fraquezas da organização, possibilitando que os administradores façam escolhas mais precisas e estratégicas. Monitoramento de resultados: Através do monitoramento dos indicadores, podemos acompanhar a progressão da empresa ao longo do tempo e confirmar se as medidas adotadas estão surtindo efeito.

Quais são os tipos de indicadores mais utilizados?

Há uma variedade de indicadores, que podem ser classificados em várias categorias, tais como:

  • Financeiros: Lucro, retorno do investimento (ROI), receita, despesa, entre outros.
  • Clientes: Nível de satisfação do cliente, taxa de retenção, quantidade de queixas, entre outros.
  • Processos: Duração do ciclo, índice de falhas, produtividade, entre outros.
  • Pessoas: Rotatividade de colaboradores, duração do treinamento, contentamento dos colaboradores, entre outros aspectos.

Exemplos:

  • Vendas: Receita, quantidade de encomendas, valor médio do pedido.
  • Marketing: Proporção de conversão, retorno do investimento em marketing, presença nas redes sociais.
  • Produção: Duração da produção, índice de falhas, custo por unidade.
  • Recursos humanos: Faltas, tempo médio de admissão, contentamento dos colaboradores.

Como selecionar corretamente os indicadores?

A seleção dos indicadores é determinada pelos objetivos da organização e pelas áreas que se pretende examinar.

Conclusão

Os indicadores de performance são instrumentos fundamentais para qualquer organização que almeja alcançar o êxito. Ao acompanhar regularmente os indicadores, as organizações têm a capacidade de tomar decisões mais estratégicas, aprimorar processos e atingir suas metas de maneira mais eficaz.

Referências

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças. Gestão estratégica de empresas: conceitos, metodologia, práticas. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2016.


Publicado por: MATHEUS DA SILVA COSTA

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.