Gestão pela Qualidade Total
O principais conceitos e objetivos da Gestão de Qualidade Total.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
Neste artigo, vamos analisar e discutir os principais conceitos e objetivos da Gestão pela Qualidade Total - GQT.
Afinal o que é Gestão pela Qualidade Total?
FALCONI (1999) descreve que, um produto ou serviço de qualidade é aquele que atende perfeitamente, de forma confiável, de forma acessível, de forma segura e no tempo certo às necessidades do cliente. Portanto, em outros termos pode-se dizer: projeto perfeito, sem defeitos, baixo custo, segurança do cliente, entrega no prazo certo, no local certo e na quantidade certa.
RIBEIRO (1994) define qualidade como “satisfação do cliente”. Porém, a obtenção da qualidade total só é possível através de uma visão sistêmica de todos os agentes envolvidos em qualquer processo produtivo (bens e serviços). São eles: o próprio cliente, que é o agente que deflagra todo o processo, e para onde todas as etapas deste processo devem estar focadas; O acionista; Os fornecedores; Os empregados, que são os agentes responsáveis em produzir e fornecer a qualidade que o cliente deseja, merecendo, portanto, que a empresa tenha uma política de recursos humanos bem desenvolvida; E a comunidade.
ARAÚJO (2006) refere-se à qualidade total com sendo uma forma de gestão que começa com o comprometimento da alta direção da organização, atinge e requer a participação de todos os componentes da mesma, utiliza o conhecimento e o aprimoramento contínuo dos processos de trabalho, incentiva e aplica o trabalho em equipe, de forma a atender cada vez melhor e até exceder, aos anseios, exigências e expectativas dos clientes, observando sempre as ações da concorrência e do mercado. Apud (VASQUES, 2004).
Como podemos perceber há entre os autores consenso na conceituação do que é Gestão pela Qualidade Total. A percepção da importância dos clientes é o foco central dessa tecnologia.
A construção de produtos/serviços é baseada na expectativa dos clientes e da sociedade em geral. Os processos são construídos de modo a racionalizar custos e eliminar desperdícios. Priorizando o defeito zero e a melhoria contínua. No que podemos chamar de produção com o olho no mercado.
Contexto e Evolução
No decorrer da década de 50, em meio à expansão industrial, as empresas adotavam uma filosofia que refletia pouquíssima preocupação com os clientes, ou seja, o produto seria adquirido, não importando muito as táticas e estratégias adotadas.
Vivia-se um mercado ainda de baixa concorrência. Alta demanda e oferta controlada. A configuração perfeita para o tipo de postura adotada pelas empresas até então.
Veja também o artigo Relações Duradouras.
Entretanto, com o passar do tempo, o número de empresas multiplicou e surgiram novas empresas que disponibilizavam produtos iguais ou melhores aos já existentes, introduzindo, por vezes, alguns detalhes diferenciadores.
Nascia, portanto, uma forte concorrência, à medida que despontavam no mercado empresas dispostas e capazes de investir em um fator para o qual não se reservara a devida atenção: os clientes.
Todo esse ambiente de competitividade e mudanças sociais, tecnológicas e sobretudo mental que a humanidade vem experimentando fora fundamental para a expansão e valorização da Gestão pela Qualidade Total - GQT.
Alguns autores destacam ainda que a queda das barreiras de competição, por intermédio de eventos como a internacionalização e a desregulamentação dos mercados (globalização), fora crucial para o desenvolvimento da GQT no fim do século XX.
Os japoneses tiveram um papel importante na ascensão da GQT. Foram eles que alavancaram o uso da tecnologia ao emergirem triunfalmente da quase total destruição, após a Segunda Guerra.
No Brasil, a gestão pela qualidade total assumiu posição de honra, começando no final da década de 80, alcançando seu momento glorioso em meio à década de 90 e hoje tem uma posição de importante nas empresas.
Hoje, a GQT, é reconhecida como elemento fundamental de competitividade, nenhuma empresa que preze seu espaço no mercado arriscaria suportar os danos da não-aplicação de seus princípios.
Objetivos da Gestão pela Qualidade Total - GQT
Nesse quesito citamos que o objetivo central de uma política de GQT é conquistar a preferência do consumidor pelo seu produto/serviço em relação ao seu concorrente, hoje e no futuro. Para sobreviver.
Aumentar a produtividade, em resumo é produzir cada vez mais e/ou melhor, com cada vez menos.
Ser competitivo, ou seja, ter a maior produtividade entre todos os seus concorrentes.
O que realmente garante a sobrevivência das empresas é a garantia de sua competitividade. No entanto, estas coisas estão todas interligadas: a garantia de sobrevivência decorre da competitividade, a competitividade decorre da produtividade e esta da qualidade.
Para finalizar este artigo, falaremos do que em minha opinião é o objetivo mais importante da GQT. Que é atender as necessidades e desejos do ser humano de forma mais agradável e esperada por ele, e até mesmo surpreendendo-o sempre que possível. Facilitar as decisões e a vida das pessoas. E fazer isso com o maior zelo e responsabilidade possíveis.
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Referências Bibliográficas
RIBEIRO, Haroldo. 5S A Base para Qualidade Total/ Um Roteiro para Implantação Bem Sucedida. Salvador,BA: Casa da Qualidade, 1994.
ARAUJO, César G de. Organizações Sistemas e métodos. E as Tecnologias de Gestão Organizacional.2.ed.São Paulo: Altas,2006.473p.
CAMPOS, Vicente Falconi. TQC – Controle da Qualidade Total (no estilo japonês). Belo Horizonte: Editora de Desenvolvimento Gerencial, 1999.230p.
Publicado por: Tiago Lira Vieira
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