Gestão Inteirada do Capital de Terceiro
A gestão pautada no equilíbrio e conhecimento são ferramentas de fundamental importância par ao sucesso de qualquer organização.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
Para começarmos iremos fazer um prelúdio do que é o capital de terceiro e gestão. Podemos inferir que o capital de terceiro é representado pelo recurso originário de terceiro utilizados para aquisição de ativos de propriedade da entidade, correspondendo ao passivo circulante e exigível.
Sabemos que uma boa gestão do passivo influencia diretamente nas operações da empresa, a partir dele é possível fazermos uma avaliação da estrutura do capital existente na organização, ou seja, se a empresa se utiliza mais de recursos de terceiros ou de seus proprietários. Ressaltamos que até as grandes corporações se apropriam de recursos externos (terceiros), contudo o grande aspecto a ser discutido é a origem e de que forma ira ser aplicado.
Uma grande parcela dos proprietários das empresas existentes em nosso país, quando fazemos alusão ao termo capital de terceiro remetem a capital de giro e pensam que são sinônimos, principalmente no momento do processo decisório. Toda e qualquer tomada de decisão no tocante a entrada de capital na empresa, para os empresários a primeira alternativa encontrada e que vem a mente é o famoso cagiro, isso se deve muitas vezes por ser de fácil acesso, assim como uma ferramenta apetitosa para as instituições financeiras devido às altas taxas aplicadas, tornando-se assim no grande vilão na falência dos negócios.
É notável que a maioria dos gestores procuram as instituições financeira em busca de linhas de credito, que acabam canalizados para suprir a necessidade emergente de caixa, contudo alguns aspectos devem ser considerados antes da aquisição dos recursos, dentre os quais destacamos os seguintes:
Onde será Aplicado?
Linhas de credito disponíveis?
Schrickel (1998, p. 145) relata que uma boa proposta de crédito é a que
a) quando o limite de crédito é compatível com a estrutura econômico-financeira da empresa ou do tomador, sendo pois um risco (quantificado) aceitável;
c) o limite de crédito está estruturado em linhas de créditos compatíveis com as reais necessidades do cliente e potencialidades de concretização pela instituição.
Sabemos que uma gestão pautada no equilíbrio e conhecimento são ferramentas de fundamental importância para o sucesso de qualquer organização, seja ela da esfera publica ou privada; pequena, media ou grande. Então o conhecimento atrelado a interação com o mercado para consolidar uma visão global, afim de evitar que o Gestor não venha a cair nas armadilhas impostas pelo mercado financeiro e que possa iluminá-lo para que as decisões sejam assertivas culminando no sucesso da organização e a perpetuação dos negócios.
Publicado por: JANISSON NASCIMENTO DE SOUZA
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.