Topo
pesquisar

Geração Y

Administração

Como são denominadas as novas gerações de colaboradores que são os nascidos nas décadas de 80 e 90?

A Geração "Y", como é denominada as novas gerações de colaboradores, que são os nascidos na década de 80 e 90, é bem mais  exigente, inovadora do que suas gerações antecedentes.

As empresas estão enfrentando um  sério problema de alta rotatividade, com os jovens.

Será que o problema está mesmo na Geração "Y"?

Segundo pesquisas feitas pelo Instituto Gallup, o problema está na verdade nos líderes, nos gestores. A pesquisa diz que a Geração "Y", não aceita a gestão auto-crática, ou seja, obedecer ordens do chefe  não faz parte da agenda desta geração. Os líderes, os gestores, tem uma grande responsabilidade que é conseguir resultados através do  comprometimento das pessoas na empresa. Porém cada vez mais diminui o comprometimento dos jovens com o trabalho, com a empresa.

O processo para lidar com as duas variáveis processos e pessoas, tem-se mostrado muito complexo para os gestores; O  líder da Geração"Y", precisa desenvolver habilidades que ultrapassam o paradigma da mentalidade do gerente tradicional, voltado para processos e resultados. A valorização da relação custo x  benefício prevalece sobre  a valorização das pessoas, isto traz sérios danos para a relação interpessoal entre líderes e colaboradores.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As empresas devem investir em treinamento para terem no quadro de colaboradores verdadeiros "líderes", que conquistem o engajamento da Geração"Y", através de atitudes, e da conduta, conquistando a confiança destes jovens. Chefes conseguem com que suas ordens sejam cumpridas através do poder conferido pelo cargo, mas somente os líderes conquistam o empenho das pessoas que é indispensável  para o crescimento da empresa. Empresas e funcionários precisam de líderes, a geração "Y" está invadindo o mercado de trabalho e cabe aos líderes orientá-los para que possam desempenhar o seu melhor  potencial.

A geração ‘Y"  precisa ter oportunidade de mostrar no  dia -a – dia o que possui de melhor, desenvolver suas habilidades, o perfil "Y" busca por significado e contribuição, para isso é necessário líderes eficazes.

Os líderes devem aprender novas habilidades, ter a mente aberta para mudanças. O melhor caminho para as empresas reterem talentos é investir  na qualificação das lideranças, uma boa influência na geração"Y" traz engajamento e os resultados são muito positivos para o negócio.


Publicado por: Maria Helena Santos

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola