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Funções Básicas do Setor de Controladoria nas Empresas

Breve resumo sobre funções básicas do setor de controladoria nas empresas.

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.

Quais São as Principais Atribuições da Controladoria? A Que se Destinam os Processos de Mensuração e de Informação da Controladoria?

Em um modelo sistêmico, o papel da Controladoria é de função integradora das demais áreas, coordenando esforços para conseguir resultado global superior ao resultado individual de cada área. Permanecendo assim, sempre em busca de um processo de gestão composto por etapas de planejamento, execução e controle. Por meio do planejamento, os gestores implementam suas ações, os planos e avaliam o resultado do que foi idealizado e orçado ([1]).

Para OLIVEIRA ([2]), a Controladoria surgiu para ampliar e disseminar o entendimento do processo de gestão, identificando a razão de ser de uma organização e quais fatores estão contribuindo ou não, para a eficiência e eficácia de suas operações, de forma que se assegure a continuidade do negócio pela geração contínua de resultados econômicos favoráveis. De acordo com FREZATTI et al ([3]), as funções e as características da área de Controladoria variam muito de empresa para empresa e, para esses autores, as atribuições da Controladoria podem ser resumidas em:

  • Mensurar: No sentido de que cabe a ela identificar, interpretar e calcular (mensurar), monetariamente, os eventos em termos de receitas, custos, resultados, margens, taxas de retorno etc. relativas aos produtos e às áreas da empresa. Essa é a face mais técnica da Controladoria. A Controladoria não se limita a realizar apenas mensurações monetárias. Também os aspectos físicos e operacionais devem ser valorados (mensurados) quantitativamente
  • Informar: No sentido de proporcionar um fluxo de informações que permita preparar os relatórios e divulga-los para os grupos de usuários internos e externos das informações. Aqui se encontra uma interface da Controladoria com a Teoria da Comunicação e com a Semiótica, pois as informações devem ser comunicadas de forma clara, direta e objetiva, utilizando-se termos e expressões, tabelas, gráficos e figuras compreensíveis pelos receptores.

Vale ressaltar que esses processos de mensuração e de informação se destinam a prover suporte ao processo de decisão e, para FREZATTI et al (2009) de maneira mais específica, as seguintes funções da Controladoria podem ser mencionadas como geralmente existentes dentro das organizações:

  • Coordenação do processo de controle gerencial;
  • Padronização e harmonização de relatórios;
  • Avaliação econômica periódica da empresa;
  • Suporte ao processo de mensuração e gestão de riscos;
  • Análise da viabilidade econômica de projetos de investimentos;
  • Assessoria e consultoria às outras áreas, em assuntos econômico-financeiros;
  • Estabelecimento de normas e procedimentos para as várias áreas da entidade;
  • Atendimento, acompanhamento e implementação de recomendações da auditoria externa;
  • Apoio ao processo de governança corporativa, subsidiando o trabalho do conselho de administração, conselho fiscal e comitês de apoio;
  • Elaboração da contabilidade ambiental e social;
  • Estruturação e acompanhamento de procedimentos.

OLIVEIRA et al (2014) colocam que no contexto da administração financeira, a Controladoria serve como órgão de observação e controle da cúpula administrativa, preocupando-se com a constante avaliação da eficácia e eficiência dos vários departamentos no exercício de suas atividades. Os autores enfatizam que é a Controladoria que fornece os dados e as informações, que planeja e pesquisa, a fim de demonstrar à cúpula os pontos de estrangulamento presentes e futuros que põem em perigo ou reduzem a rentabilidade da empresa. Para o Financial Executive Institute, as principais funções da Controladoria compreendem:

  • Estabelecer, coordenar e manter um plano integrado para o controle das operações;
  • Medir a performance entre os planos operacionais aprovados e os padrões, reportar e interpretar os resultados das operações dos diversos níveis gerenciais;
  • Medir e reportar a eficiência dos objetivos do negócio e a efetividade das políticas, estrutura organizacional e procedimentos para o atingimento desses objetivos;
  • Prover proteção para os ativos da empresa. Isso inclui adequados controles internos e cobertura de seguros;
  • Analisar a eficiência dos sistemas operacionais;
  • Sugerir melhorias para a redução de custos;
  • Verificar sistematicamente o cumprimento dos planos e objetivos traçados pela organização;
  • Analisar a adequação na utilização dos recursos materiais e humanos da organização;
  • Em suma, revisar e analisar os objetivos e métodos de todas as áreas da organização, sem exceção.

OLIVEIRA et al (2014) apud Kanitz (1977) apresentam as funções da Controladoria como:

  • Informação: Compreende os sistemas contábil-financeiro-gerenciais
  • Motivação: Refere-se aos efeitos dos sistemas de controle sobre o comportamento
  • Coordenação: Visa centralizar informações com vista na aceitação de planos. O Controller toma conhecimento de eventuais inconsistências dentro da empresa e assessora a direção, sugerindo soluções
  • Avaliação: Interpreta fatos, informações e relatórios, avaliando os resultados por área de responsabilidade, por processos, por atividades etc.
  • Planejamento: Assessora a direção da empresa na determinação e mensuração dos planos e objetivos
  • Acompanhamento: Verifica e controla a evolução e o desempenho dos planos traçados a fim de corrigir falhas ou de revisar tais planos

Portanto, deve-se concluir que o setor de Controladoria deve realizar a assessoria contínua, a fim de contribuir para o aprimoramento da organização.

Referências

([1]PADOVEZE, Clóvis Luís. Introdução à administração financeira: texto e exercícios. São Paulo: Thomson, Cengage Learning, 2005.

([2]OLIVEIRA, Antônio Benedito Silva. Controladoria: fundamentos do controle empresarial. São Paulo: Saraiva, 2009.

([3]FREZATTI, Fábio. Orçamento empresarial: planejamento e controle gerencial. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

JULIO CESAR S. SANTOS

Professor, Jornalista e Palestrante. Articulista de importantes Jornais no RJ, autor de vários livros sobre Estratégias de Marketing, Promoção, Merchandising, Recursos Humanos, Qualidade no Atendimento ao Cliente e Liderança. Por mais de 30 anos treinou equipes de Atendentes, Supervisores e Gerentes de Vendas, Marketing e Administração em empresas multinacionais de bens de consumo e de serviços. Elaborou o curso de Pós-Graduação em “Gestão Empresarial” e atualmente é Diretor Acadêmico do Polo Educacional do Méier e da Associação Brasileira de Jornalismo e Comunicação (ABRICOM). Mestre em Gestão Empresarial e especialista em Marketing Estratégico


Publicado por: JULIO CESAR DE SOUZA SANTOS

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