Fortalecendo o marketing pessoal
O artigo tem por objetivo analisar o quanto é importante o uso da Oratória para o profissional de Administração, servindo também para outras áreas.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
INTRODUÇÃO
De acordo o artigo, pode-se dizer que a oratória surgiu com a necessidade do ser humano de se expressar, se comunicar, ser compreendido, ter a arte de falar bem em público e, para isso, há inúmeras técnicas que devem ser usadas, como por exemplo, a persuasão que está aliada a Oratória. Tudo isso vem a contribuir na qualificação de profissionais adquirindo múltiplas competências.
O mercado de trabalho exige que o profissional tenha uma comunicação clara e seja objetivo fazendo uso da oratória, com isso, saberá lhe dar com as situações que forem propostas.
O artigo tem por objetivo analisar o quanto é importante o uso da Oratória para o profissional de Administração, servindo também para outras áreas. E relatar o quanto que o mercado de trabalho exige essa habilidade.
A expressão oral é essencial no fortalecimento do marketing pessoal e profissional da área de Administração, Ciências Contábeis, Jornalismo, dentre outras.
A seguir será abordado o medo que há ao se expressar em público e sobre as exigências do mercado de trabalho atual com relação ao perfil do profissional.
O MEDO DE FALAR EM PUBLICO
O medo é um sentimento presente na vida de todo ser humano e, isso reflete na Oratória, onde o emocional do orador é afetado e, consequentemente, tem dificuldades ao se pronunciar e para se expor em público.
De acordo com o artigo, um estudo realizado nos EUA, por Thonssen & Gilkinson citado por Carvalho (2004) aponta que os sintomas do medo são: nervosismo antes de se levantar para falar; dificuldade em procurar com calma as palavras; voz estranha; tremor nas pernas; falta de ar; e o embaralhar das palavras pelo medo do esquecimento.
No entanto, segundo o artigo o medo pode vir a contribuir de forma natural para um bom discurso, por causa das mudanças químicas que ocorre no organismo sendo vantagem para o orador, pois fica entusiasmado e o possibilita a fazer uma bela apresentação.
O PERFIL DO PROFISSIONAL: EXIGÊNCIAS DO MERCADO
Atualmente, o mercado de trabalho exige que o perfil do profissional seja de um Líder, isto é, sendo interlocutor que influencia e motiva as pessoas, promove mudanças garantindo o crescimento da empresa, previne riscos, tem disponibilidade de aprender cada vez mais e, principalmente, tem a habilidade da oratória.
Conforme o artigo, para Luzardo (2006), a Oratória deixou de ser uma arte, tornando-se uma necessidade atual de todo e qualquer novo profissional. A desenvoltura verbal se tornou um requisito de inserção no mercado exigente e competitivo de hoje em dia.
Por isso, os profissionais devem ter a arte de falar bem, saber como falar e o que falar em público e como defender suas ideias, tudo isso é primordial, pois com a globalização de informações acaba sendo processadas de forma muito rápida, e diante disso cabe ao profissional ser claro e objetivo.
Para o profissional ter um bom marketing pessoal, precisa desenvolver estratégias, ter equilíbrio, formar equipe, saber ouvir os colegas de trabalho, para o excelente desenvolvimento do seu trabalho.
Baseado no artigo, tanto na área de Administração, Ciências Contábeis, entre outras; para uma entrevista de emprego, o candidato que prevalece é o que for mais comunicativo, expressivo, persuasivo e que tiver a habilidade da apresentação oral.
MATERIAL E MÉTODO
De acordo ao artigo, foi desenvolvida uma pesquisa, na qual participaram três profissionais de Recursos Humanos e três profissionais de Oratória, sendo entrevistados com perguntas estruturadas voltadas para o tema de Oratória.
RESULTADO E DISCUSSÕES
Segundo o artigo, as perguntas e respostas são relacionadas ao mercado de trabalho atual, tendo como tema Oratória.
- As respostas dos profissionais de Oratória com relação a oratória e o mercado.
De modo geral, os professores relataram que a Oratória e indispensável para todas as áreas de atuação profissional, permitindo-o enriquecer a comunicação entra as pessoas, adquirindo mais competências e fortalecendo o marketing pessoal do profissional.
- As respostas dos profissionais de Recursos Humanos, sobre Oratória e sua importância no mercado.
De modo geral, os profissionais de RH afirmam que o candidato deve dominar sua área de atuação, juntamente com o uso da oratória que é um diferencial em um processo seletivo, pois o mercado de trabalho exige profissionais com diferencial, sendo mais qualificado, com novas competências, ou seja, um profissional com boa comunicação e desenvoltura na Oratória. Enfim, essas são as necessidades do mercado de trabalho para os profissionais de Administração. Ciências Contábeis, dentre outras.
CONCLUSÃO
Portanto, conforme o artigo, o domínio em Oratória é imprescindível para fortalecer o marketing pessoal dos profissionais de diversas áreas.
De acordo com Pinto (2006), uma pesquisa realizada pela Creative Education Foundation e divulgada pelo Jornal do Brasil, aponta as habilidades requeridas pelas 200 maiores empresas do mundo, estando por ordem de importância, dentre as três primeiras o Trabalho em Equipe; Habilidades Interpessoais e Comunicação Oral.
Por isso, é essencial que os profissionais atendam as necessidades do mercado, sendo comunicativos, tendo inúmeras competências, a habilidade de falar bem em publico que é um fator da Oratória e, com isso, o profissional possa ter a habilidade de Liderar, contendo o diferencial de novas competências que o mercado atual exige, afinal a concorrência está cada vez maior.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BARCELLOS, Carolina Arantes Pereira; et al. A Oratória como um Fortalecimento do Marketing Pessoal do Profissional de Administração. 2006.
Colaboração de Iury Bueno
Publicado por: Lucas Martins
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.