Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp

Fortalecendo o marketing pessoal

O artigo tem por objetivo analisar o quanto é importante o uso da Oratória para o profissional de Administração, servindo também para outras áreas.

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.

INTRODUÇÃO

De acordo o artigo, pode-se dizer que a oratória surgiu com a necessidade do ser humano de se expressar, se comunicar, ser compreendido, ter a arte de falar bem em público e, para isso, há inúmeras técnicas que devem ser usadas, como por exemplo, a persuasão que está aliada a Oratória. Tudo isso vem a contribuir na qualificação de profissionais adquirindo múltiplas competências.

O mercado de trabalho exige que o profissional tenha uma comunicação clara e seja objetivo fazendo uso da oratória, com isso, saberá lhe dar com as situações que forem propostas.

O artigo tem por objetivo analisar o quanto é importante o uso da Oratória para o profissional de Administração, servindo também para outras áreas. E relatar o quanto que o mercado de trabalho exige essa habilidade.

A expressão oral é essencial no fortalecimento do marketing pessoal e profissional da área de Administração, Ciências Contábeis, Jornalismo, dentre outras.

A seguir será abordado o medo que há ao se expressar em público e sobre as exigências do mercado de trabalho atual com relação ao perfil do profissional.

O MEDO DE FALAR EM PUBLICO

O medo é um sentimento presente na vida de todo ser humano e, isso reflete na Oratória, onde o emocional do orador é afetado e, consequentemente, tem dificuldades ao se pronunciar e para se expor em público.

De acordo com o artigo, um estudo realizado nos EUA, por Thonssen & Gilkinson citado por Carvalho (2004) aponta que os sintomas do medo são: nervosismo antes de se levantar para falar; dificuldade em procurar com calma as palavras; voz estranha; tremor nas pernas; falta de ar; e o embaralhar das palavras pelo medo do esquecimento.

No entanto, segundo o artigo o medo pode vir a contribuir de forma natural para um bom discurso, por causa das mudanças químicas que ocorre no organismo sendo vantagem para o orador, pois fica entusiasmado e o possibilita a fazer uma bela apresentação.

O PERFIL DO PROFISSIONAL: EXIGÊNCIAS DO MERCADO

Atualmente, o mercado de trabalho exige que o perfil do profissional seja de um Líder, isto é, sendo interlocutor que influencia e motiva as pessoas, promove mudanças garantindo o crescimento da empresa, previne riscos, tem disponibilidade de aprender cada vez mais e, principalmente, tem a habilidade da oratória.

Conforme o artigo, para Luzardo (2006), a Oratória deixou de ser uma arte, tornando-se uma necessidade atual de todo e qualquer novo profissional. A desenvoltura verbal se tornou um requisito de inserção no mercado exigente e competitivo de hoje em dia.

Por isso, os profissionais devem ter a arte de falar bem, saber como falar e o que falar em público e como defender suas ideias, tudo isso é primordial, pois com a globalização de informações acaba sendo processadas de forma muito rápida, e diante disso cabe ao profissional ser claro e objetivo.

Para o profissional ter um bom marketing pessoal, precisa desenvolver estratégias, ter equilíbrio, formar equipe, saber ouvir os colegas de trabalho, para o excelente desenvolvimento do seu trabalho.

Baseado no artigo, tanto na área de Administração, Ciências Contábeis, entre outras; para uma entrevista de emprego, o candidato que prevalece é o que for mais comunicativo, expressivo, persuasivo e que tiver a habilidade da apresentação oral.

MATERIAL E MÉTODO

De acordo ao artigo, foi desenvolvida uma pesquisa, na qual participaram três profissionais de Recursos Humanos e três profissionais de Oratória, sendo entrevistados com perguntas estruturadas voltadas para o tema de Oratória.

RESULTADO E DISCUSSÕES

Segundo o artigo, as perguntas e respostas são relacionadas ao mercado de trabalho atual, tendo como tema Oratória.

  1. As respostas dos profissionais de Oratória com relação a oratória e o mercado.

     De modo geral, os professores relataram que a Oratória e indispensável para todas as áreas de atuação profissional, permitindo-o enriquecer a comunicação entra as pessoas, adquirindo mais competências e fortalecendo o marketing pessoal do profissional.

  1. As respostas dos profissionais de Recursos Humanos, sobre Oratória e sua importância no mercado.

      De modo geral, os profissionais de RH afirmam que o candidato deve dominar sua área de atuação, juntamente com o uso da oratória que é um diferencial em um processo seletivo, pois o mercado de trabalho exige profissionais com diferencial, sendo mais qualificado, com novas competências, ou seja, um profissional com boa comunicação e desenvoltura na Oratória. Enfim, essas são as necessidades do mercado de trabalho para os profissionais de Administração. Ciências Contábeis, dentre outras.

CONCLUSÃO

Portanto, conforme o artigo, o domínio em Oratória é imprescindível para fortalecer o marketing pessoal dos profissionais de diversas áreas.

De acordo com Pinto (2006), uma pesquisa realizada pela Creative Education Foundation e divulgada pelo Jornal do Brasil, aponta as habilidades requeridas pelas 200 maiores empresas do mundo, estando por ordem de importância, dentre as três primeiras o Trabalho em Equipe; Habilidades Interpessoais e Comunicação Oral.

Por isso, é essencial que os profissionais atendam as necessidades do mercado, sendo comunicativos, tendo inúmeras competências, a habilidade de falar bem em publico que é um fator da Oratória e, com isso, o profissional possa ter a habilidade de Liderar, contendo o diferencial de novas competências que o mercado atual exige, afinal a concorrência está cada vez maior.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BARCELLOS, Carolina Arantes Pereira; et al. A Oratória como um Fortalecimento do Marketing Pessoal do Profissional de Administração. 2006.

 

Colaboração de Iury Bueno


Publicado por: Lucas Martins

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.