Topo
pesquisar

Ética Contábil

Administração

Confira uma reflexão sobre os problemas vivenciados por profissionais da contabilidade!

RESUMO

Irei falar sobre um assunto que diz respeito a vários problemas vivenciados por profissionais da contabilidade e vários outros profissionais na atualidade. Trata-se de um tema muito extenso e de ampla abrangência, ética na contabilidade. A ética está presente em nossas vidas a todo momento, ela é um conjunto de valores que cada pessoa tem consigo. Ninguém nasce sem ética, todos temos ética mas uns tem valores diferentes dos outros, uma pessoa antiética é uma pessoa que vai com valores contrários aos valores de ética normais e uma pessoa aética é uma pessoa que não tem consciência ou não tem capacidade de raciocinio, uma criança por exemplo, com a sua inocência ela não tem noção do que passa a seu redor, não sabe distinguir o certo do errado, portanto, esta criança é aética.

Na contabilidade tem uma série de normas que regem a estrutura ética da classe. Como em todos outros ramos de atividade, na contabilidade não é diferente, todos os profissionais tem que seguir as leis do código de conduta do profissional de contabilidade, isto serve para um bom relacionamento de todos os profissionais e de sua classe contábil.

O código de ética serve como um manual  de instruções ou como um guia pratico para o profissional contábil, fazendo bom uso de suas atribuições e de suas normas , o profissional estará dentro do esperado da classe para exercer sua profissão com sabedoria e honradez.

INTRODUÇÃO

A ética tem uma grande importância na profissão do contabilista, bem como para outras profissões. O conceito ética tem como filosofia principal a moral, que tem ligação direta com a contabilidade. Princípios éticos são essenciais para a sociedade contábil, onde não se tem ética não se tem valores morais que condizem para o andamento da sociedade. Todas as pessoas seguem uma ética para regerem a sua vida, e seu comportamento perante a sociedade.

Foram consultados livros de ética profissional, o código de regência e o código de ética do profissional da contabilidade( CEPC) e artigos sobre o tema, para ter fundamentos para se falar bem sobre a ética na contabilidade. Neste estudo, constatou-se que todos profissionais tem direitos e deveres na sua convivência diária com seus colegas de classe, com sua classe contábil e com os seus clientes. A atividade contabilista é uma prestação de serviço em que são fornecidas informações sobre bens, direitos, obrigações e o patrimônio do usuário, assim este profissional deve ter uma postura ética para exercer sua profissão com sigilo e honradez, assim sendo não pode ir em desacordo com as leis pertinentes ao seu exercício.

Palavras-chave: profissional da contabilidade, ética profissional, código de ética e ética.

O código de ética do profissional contábil tem com principal objetivo reger e fixar a forma de se conduzir os contabilistas profissionais quanto ao exercício de sua função, quanto aos seus colegas e quanto a sua classe contábil.

´´A ética geral propõe obrigações e deveres que os indivíduos possuem com seus pares, na sua convivência diária. Há uma corrente que defende que há normas e princípios universais, que não se alteram no tempo e se aplicam indistintamente a todos os indivíduos.´´(BARROS,2010. p. 09)

O contabilista tem deveres e obrigações. Alguns dos deveres são: exercer seu trabalho com honra, ser honesto com seu colega de classe e com seus clientes, ter total capacidade técnica para o exercício da função, guardar sigilo do que sabe, mas, quando exigido por lei ou por autoridade competente não guardar segredo, se ocorrer de ser trocado por outra pessoa não omitir fatos para seu substituto afim de treina-lo para o bom desempenho da função, ter solidariedade com sua classe, cumprir exigências do CRC, comunicar mudanças(endereço, domicilio) para controle.

É proibido ao contabilista profissional: fazer depreciação contra colegas, contra sua classe contábil, assinar documentos de outros sem ter participação, quando for impedido de praticar a função, exerce-la ou facilitar para terceiros ou não habilitados para a pratica contábil, nunca ir em desacordo com a legislação, fazer fraudes, recusar prestação de contas quando lhes forem pedidas, reter documentos, aconselhar clientes ou empregados a fazerem atos ilícitos, exercer atividade ilegal, tentar iludir clientes com falsidade, etc.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em uma época em que a corrupção circula livremente, tanto no Estado como no meio empresarial, o contador precisa estar eticamente preparado para lidar com essas questões.( BARROS,2010. p. 09.)

Se entende  por profissional contabilista bacharéis formados em curso de ciências contábeis e técnicos de contabilidade. Esses profissionais poderão assinar e se responsabilizar por relatórios, etc.

O contabilista profissional deve tratar de valores com seu cliente em contrato assinado por  ambas  partes e em relação aos valores este contrato poderá ter algumas alterações, seguindo alguns elementos como o local onde o serviço será feito, a dificuldade em se fazer o serviço, o impedimento para pegar outros trabalhos, o tempo que será gasto, etc. O profissional pode passar o serviço para outro profissional, desde que seja feito outro contrato com a autorização do cliente, sendo que o primeiro contratado terá responsabilidade sobre o serviço de seu colega. É proibido ao profissional disputar serviços fazendo rebaixa de seus honorários ou qualquer tipo de concorrência desleal.

[...] a moral é uma arte, e como toda arte deve preencher certos requisitos. A primeira é determinar que a moral trate das ações humanas. A segunda é que ela trate de determinadas ações voluntárias, mais especificamente as que partem da escolha. (ARISTÓTELES, 2009.p. 25).

Em relação ao seus colegas o contados deve seguir alguns princípios como solidariedade, respeito e consideração e alguns deveres como nunca fazer referencias que desabone o seu colega, nunca apropriar-se de trabalhos ou iniciativas que não tenha participado, evitar desentendimentos, etc. E em relação a sua classe deve seguir algumas normas de conduta como zelar pelo bom andamento da classe, aceitar cargos em sindicatos e outros órgãos ligados a classe, acatar resoluções, nunca fazer juízos que deprecie a sua classe, nunca usar sua posição para seu próprio beneficio.

E contra o profissional infrator se incorre algumas penalidades que podem ir de multas que variam de uma a vinte vezes o valor da anuidade, essa que é definida pelo órgão competente, suspensão do exercício que pode variar de seis meses a um ano, dentre esse tempo o registro fica preso ate o cumprimento da pena, cassação do registro e outra penalidade como advertência reservada, censura reservada e censura pública.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O objetivo da ética então é muito claro, e ela que guia e analisa a ação por nos tomada, e em conjunto com a moral vem ganhando força e poder dentro das organizações, gestores estão dando mais importância para a ética e usando-a como uma grande ferramenta de trabalho a favor da empresa e do ser humano em geral. A moral não é considerada uma lei, mas é uma base para que sejam preservados princípios e valores pessoais.

Este estudo sobre a ética contábil nos traz informações do como deve ser o comportamento do profissional perante a sociedade, problemas gerados devido a falta de ética de pessoas que atuam em suas áreas e incapacidade pessoal de exercer determinadas funções.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CONTABILIDADE, conselho regional de. Lei de Regência, Código de Ética e Prerrogativas do Profissional Contábil. Goiânia:crc-go,2012.

ARISTÓTELES. Ética a nicômacos. Brasília: UNB,2001. Disponível em:. Acesso em:18 nov.2014.

PORTAL DE CONTABILIDADE. O perfil do profissional contábil. Disponível em:. Acesso em: 18 nov.2014.

BARROS, Rosiane de Figueiredo. A ética no exercício da profissão contábil.

Belo horizonte:2010.


Publicado por: Thiago Soares dos Santos

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola