Enquanto o talento não vem....
Para vencer você terá que trabalhar duro, ser persistente, e usar as suas energias de forma direcionada e inteligente.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
Você é uma pessoa talentosa? Conhece alguém que seja? Gostaria de ser o talento em pessoa? Mas o que significa a palavra talento? Recorrendo a pesquisa nos dicionários vamos encontrar algo do tipo: indivíduo engenhoso, de habilidade ou capacidade incomuns, aptidão, inteligência excepcional...
“Ninguém é bom por acaso; a virtude deve ser bem aprendida”
Chico Xavier
Mas, afinal de contas, o talento pode ser ensinado? Penso que não, mas seguramente poderá ser aprendido e aprimorado. Suponhamos, por exemplo, que você deseja ser cantor de ópera e não possuir talento necessário para seguir carreira nessa área, poderá treinar duro e ser muito bem sucedido, ou não?
Você já deve ter percebido onde pretendo chegar, não é verdade? Acertou na mosca se pensou no magistral exemplo de sucesso de Paul Potts. Não está se lembarndo muito bem dele? Vou refrescar a sua memória: ele foi vendedor de telefones nascido em Bristol, na Inglaterra, em 1970. Casado com uma caixa de supermercado e pai de quatro filhos, Paul Potts vivia às voltas para sustentar a família com as incertas comissões das vendas de celulares. Mas, afinal de contas o que havia de tão especial nesse vendedor de telefones? O sonho de se tornar um cantor de óperas. Ele sabia que somente a atuitude de vencedor o levaria a triunfar e a realizar o seu sonho. No entanto, apesar de bom vendedor, ele tinha consciência de que não reunia as condições essenciais para fazer sucesso como cantor de óperas. Daí, usou toda a sua determinação para treinar, treinar e treinar.
“Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma montanha”
Confúcio
No sábado de sua apresentação ele acordou bem cedo, foi até a janela de sua casa, olhou para o horizonte, encheu os pulmões de ar fresco e disse para si mesmo: “hoje será o grande dia de minha vida. Hoje me tornarei um cantor de óperas de sucesso”. Colocou a sua melhor roupa, reuniu todas as suas energias, deu um beijo na mulher e nos filhos e caminhou para a Britain’s Got Talent concorrer à primeira edição do concurso de novos talentos (programa de TV em que as pessoas buscavam oportunidade para se apresentar e ganhar notoridade).
O júri, sempre muito rigoroso, contava com integrantes poderosos a exemplo do Simon Cowell, cuja fama de durão fazia tremer até os candidatos mais experimentados. Porém, Paul Potts ignorou todos os obstáculos: estava disposto a pagar o preço necessário, ainda que fosse uma humilhante reprovação, para alcançar o seu sonho. Naquela manhã, diante de uma grande platéia e do temido júri com olhares de suspeição - a sua aparência e postura, naquele momento, não combinava muito com a de cantores de ópera.
Ele dispunha de apenas dez segundos para dar o tom inicial e ganhar ou não aprovação para continuar. Ele fixou o olhar no auditório e com coração valente soltou a voz como nunca havia feito antes e logo pôde perceber olhares de encantamento vindo de todas as direções. Não havia como não ouvi-lo cantar a música por inteiro. Ao fazê-lo, ele encheu-se de confiança, deu o melhor de si e emocionou até os mais incrédulos. Paul Potts não só saiu-se muito bem, como também, ganhou o concurso do mais talentoso e, de sobra, um contrato milionário com a rede de TV. Hoje é nome respeitado entre os grandes cantores de ópera.
“Os dias prósperos não vêm por acaso; nascem de muita fadiga e persistência”
Henry Ford
Estou convencido de que se você não tem o talento que gostaria, poderá trabalhar duro por algum tempo e acabará, um dia, sendo reconhecido como uma pessoa talentosa. Portanto, se você não nasceu com as habilidades que tanto sonhou, não se preocupe tanto, pois se persistir por uns cinco anos ininterruptos, se tornará alguém admirável e as chances de chegar aonde deseja serão enormes. No entanto, vale lembrar, que o talento por si só, não garante o sucesso. Conheço muita gente habilidosa que não gosta de trabalhar e que nunca saiu de onde está. Para vencer você terá que trabalhar duro, ser persistente, e usar as suas energias de forma direcionada e inteligente.
Pense nisso e ótima semana,
Evaldo Costa
Escritor, Consultor, Conferencista e Professor.
Autor dos livros: “Alavancando resultados através da gestão da qualidade”, “Como Garantir Três Vendas Extras Por Dia” e co-autor do livro “Gigantes das Vendas”
Site: www.evaldocosta.com.br
E-mail: evaldocosta@evaldocosta.com.br
Publicado por: evaldocosta
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.