Topo
pesquisar

Empreendendo para prosperar

Administração

Dicas de como empreender para prosperar.

Você é empresário? Começou recentemente ou já é maduro? Sabe como prosperar? Deseja saber como sair do zero sem muito investimento e se transformar em uma potência? Naturalmente, todos nós desejamos essas repostas, pois sabemos o quanto difícil, atualmente, é construir um negócio bem sucedido. É sabido que não há “receita de bolo” para prosperar como empresário, mas algumas dicas, se observadas, costumam ajudar.

De uma coisa você pode estar certo: se você conseguir assimilar a “chave” que fará o seu negócio ser bem sucedido, todos os outros aspectos de sua vida se transformarão rapidamente. É fato que a grande maioria das pessoas deseja viver com tranquilidade, sem preocupações e riscos. Porém, muita gente pensa mais nas possibilidades de perdas do que nos ganhos. Há aqueles, que vivendo uma grande alegria se preparam psicologicamente para perdas. Aliás, conheci pessoas que evitavam alegrar-se com abundância crendo afastar-se da tristeza, como se de fato houvesse uma conexão entre os pólos.

Quando você ocupa a sua mente com pensamentos de escassez e dificuldades, dificilmente enxergará abundância. Conheci empresários experientes que perdiam a estribeira por causa de R$ 200 faltando no caixa. Por tão pouco, mudavam por completo o humor, o relacionamento familiar e, também, evitavam os amigos.

Se você casualmente o encontrasse, ele ia logo disparando: a vida está difícil, o país está em crise, não estamos conseguindo vender o suficiente para pagar as nossas contas, a empresa terá que reduzir o quadro de funcionários, não vamos conseguir pagar o próximo aluguel, não teremos dinheiro para honrar os títulos dos fornecedores, não poderemos pagar o colégio dos filhos... Você acha que uma pessoa com a mente tão absorvida pelas possibilidades de perdas, conseguirá encontrar solução que lhe dê liberdade financeira? Dificilmente. A tendência é que os nossos pensamentos se transformem em palavras e elas em ações.

Parece difícil assimilar o comportamento da mudança em momentos críticos, mas poderá ser muito fácil, caso você queira e se esforce para entender o real significado da “chave” para fazer o seu empreendimento prosperar. Estamos falando em manter o foco diário na busca por solução factível e viável. Para conseguir mudar a maneira de pensar, você terá que alterar radicalmente a sua perspectiva empresarial, proporcionando uma real e sistemática rotina de pensamentos voltados para a solução e sucesso de sua empresa, mantendo em mente que o mais significativo dos esforços são aqueles que não só realizam o que estabelecemos como meta, mas que são capazes de produzir resultados superiores a ela.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Busque novos experimentos, vá a encontros com a associação, sindicatos, palestras e todos os lugares aonde você possa ouvir novas mensagens. A caminho do trabalho procure ouvir mensagens de motivação. Você pode fazer isso no carro, no Ipod ou mesmo em alguns celulares que oferecem recurso de reproduzir mensagens em mp3. Só com essa mudança de rotina, você perceberá que a sua atitude mudará. Se você já faz isso, busque algo diferente como dançar, assistir comédias, cantar... Sempre haverá algo novo para se aprender e praticar.

Faça também exercícios físicos regulares. Como está seu corpo hoje? Estar-se-ia ressentindo do seu pensamento do dia anterior? Se ontem o seu dia foi estressante, depressivo, angustiante, como você acha que o seu corpo estará hoje? No mínimo debilitado.

Como você quer que o seu corpo esteja amanhã? Cuide dos seus pensamentos hoje e colherá bons frutos amanhã. Saiba também que você não tem muita escolha, ou você abre seu coração ou algum cardiologista o fará por você.

Não importa o que você faça na vida, sem um constante e renovável abastecimento de novos pensamentos positivos, nenhum negócio poderá prosperar. Saiba que ser empresário é enfrentar desafios e correr riscos diários. Empresário que não deseja correr riscos, não merece ser tratado como empresário e sim como represário.

Pense nisso e ótima semana,

Evaldo Costa

Escritor, consultor, conferencista e professor.
Autor dos livros: “Alavancando resultados através da gestão da qualidade”,
“Como Garantir Três Vendas Extras Por Dia” e co-autor do livro “Gigantes das Vendas”
Site: www.evaldocosta.com.br / Blog: http://evaldocosta.blog.terra.com.br
E-mail: evaldocosta@evaldocosta.com.br


Publicado por: evaldocosta

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola