Whatsapp

EMPREEDEDORISMO E EXPANÇÃO EM PROL DA COMUNICAÇÃO

Administração

A história de um empreendedor, que foi pioneiro em instalação de internet via banda larga na cidade de Ipu região Norte do estado do Ceará, ramo inovador que desde então vem proporcionando vários desafios ao longo de seu percurso.

RESUMO

Este caso para ensino relata a história de um empreendedor, que foi pioneiro em instalação de internet via banda larga na cidade de Ipu região Norte do estado do Ceará, ramo inovador que desde então vem proporcionando vários desafios ao longo de seu percurso. O empresário Evaldo Gomes começou a prestar serviços de internet no início do ano de 2004 com seu sócio Evandro Abreu, que começaram a comercializar os serviços a um pequeno público de comerciantes que já se utilizavam dos serviços de internet discada, logo a empresa foi tomando proporção e começou a expandir-se para bairros e outros públicos que os procuravam. Durante o seu período de instalação o orçamento era resumido, mas com a grande aceitação de seu público alvo e com uma boa prestação de serviços já que era algo inovador no mercado, os sócios conseguiram se sobressair e não apenas só crescer, mas também expandir-se para outras cidades, assim como, sendo a primeira em instalações de serviços de internet fibra óptica em sua cidade, atualmente está a mais de 15 anos no mercado prestando seus serviços, e contribuindo no desenvolvimento de seus colaboradores, telecomunicações e interatividade de sua região, empreendendo e inovando em prol da comunicação.       

Palavras chave: Empreendedorismo. Estratégia. Marketing. Satisfação do Cliente. 

INTRODUÇÃO

Natural da cidade de São Benedito, Evaldo Gomes Oliveira nasceu em 15 de janeiro de 1973, de família de origem humilde, se mudou ainda quando criança para o município de Ipu, localizado na Região Norte do estado do Ceará, quando jovem passou por algumas profissões que despertaram o seu olhar visionário e empreendedor, desde ajudante de lanchonete, a dono de restaurante, durante esse período aprimorou seus conhecimentos com estudos de ensino fundamental e médio e cursos ligados à área de computadores, sempre com objetivo de um dia se tornar um empresário.

Eis que com os passar dos anos, surge uma oportunidade por meio de um convite de um amigo de escola chamado Evandro que futuramente viria a ser seu Sócio, abrir um provedor de Internet na região, no início do ano de 2004, o convite foi aceito, e com isso foi fundada a empresa Ipunet Telecom, pioneira em serviços de internet banda larga, e com grandes desafios, pois era um mercado que exigia muito conhecimento e um alto custo financeiro para ser instalado.

Várias dificuldades foram encontradas durante o processo de desenvolvimento da empresa, sobretudo em seu início, pois os sócios não tinham um grande orçamento e se concentravam em outras atividades além da firma, mas com a aquisição de seu primeiro grupo de clientes e a continuidade dos serviços transcorrendo com qualidade passaram a concentrar-se apenas a empresa, pois, perceberam que era um mercado promissor que geraria desenvolvimento ao novo empreendimento.

 Foi então que começaram a investir mais recursos e apostaram em várias estratégias, sobretudo nas áreas de marketing, investimentos em inovação tecnológica e assistência técnica especializada para manter a qualidade dos serviços, que são primordiais para promover a satisfação dos clientes, com isso, as aquisições de “matérias primas” de qualidade, sobre rede de internet fibra óptica, estrutura física confortável e de fácil acesso logístico, foram preciso para a instalação e consolidação da empresa ao longo dos anos promovendo e expandindo o espaço para mais três cidades vizinhas e desenvolvendo a comunicação para sociedade, sobretudo em regiões rurais com maior complexidade para instalação dos serviços.

A empresa Ipunet Telecom elevou a qualidade nos serviços de internet, sendo a primeira em banda larga e pioneira nos serviços de internet fibra óptica na região, contribuindo para o desenvolvimento na área de telecomunicação e gerando emprego para o município.

Primeiras Profissões e Empreendimentos

Evaldo Gomes Oliveira nasceu em 15 de janeiro de 1973 na cidade de São Benedito, no Ceará, como 13.º filho em um total de 14 irmãos, residente no distrito de Inhuçu, de família de origem pobre que trabalhava para conseguir sustento por meio de seu pai, mãe e irmãos que ajudavam nos afazeres domésticos, logo em sua infância se mudou para a cidade de Ipu, quando criança começou a sonhar e perseverar o queria ser no futuro, seu objetivo maior era vencer e crescer na vida, um de seus sonhos era ser um empresário, assim que como também de ser tornar um político.

Isso o motivou a trabalhar logo cedo em busca de melhores condições, por volta de 10 a 11 anos de idade junto a um de seus irmãos Edmar começou a ajuda-lo em uma lanchonete, isso sempre frequentando a escola, e aos 14 anos já como camelô, começou a descobrir sua visão empreendedora, pois, vendia seus produtos, e conseguia ter lucro nas suas ações, muito por conta de nunca gastar mais do que ganhava e também fazer pesquisa de preço para conseguir vender com o preço melhor, assim como também realizava viagens a outras cidades, procurando vender mais e aumentar o seu público, e logo conseguiu fazer uma reserva em dinheiro, eis que surge uma oportunidade de emprego fixo de carteira assinada, logo após o fim de seus estudos, e viria a ser auxiliar de serviços gerais na cidade do Rio de Janeiro, isso por volta dos 17 a 18 anos de idade, passou alguns anos exercendo essa função.

Conseguiu se destacar no que fazia, e já que tinha uma boa comunicação e se expressava de maneira desenvolta foi promovido a operador de caixa, e continuou exercendo esse cargo por algum tempo, ao passar dos anos foi melhorando suas condições financeiras, muito por conta de ter habilidade de investir e empreender seu capital em bens materiais que dariam retorno ao longo do tempo como: terrenos e imóveis. Sempre muito ligado à tecnologia, Evaldo fazia cursos nos tempos disponíveis e estudava algumas possibilidades de negócios que poderia instalar na Cidade de Ipu na Região Norte do Ceará, município que parte de sua família e seus pais residiam, e logo isso foi possível, pois, o mesmo retornou à cidade.

No início dos anos 2000, montou um Restaurante, em sociedade com seu Irmão Edílson que também havia retornado do Rio de Janeiro, porém, as instabilidades financeiras a cada mês e as altas dispensas fizeram com que os mesmos repensassem sobre o negócio, já que não estavam tendo o lucro desejável, além de ambos terem oportunidade de seguirem carreira em outras áreas, foi aí que decidiram fechar o Restaurante. Então Evaldo teve mais uma visão empreendedora e de forma inovadora decidiu montar um negócio que não era comum na região, locadora de Videogame, o seu diferencial das demais locadoras estava em seus equipamentos que continham uma tecnologia que não havia nas locadoras da cidade.

O negócio foi dando certo, inclusive sendo ampliado, com o passar do tempo o negócio começaria a ficar instável muito por conta do avanço da tecnologia e com a abertura de novos pontos da cidade o negócio não viria a ser tão lucrativo, então decidiu sair do mercado de videogames, foi aí que surgiu mais uma grande visão empreendedora por volta do ano de 2004, visto que tinha um ótimo conhecimento de computadores e alguns cursos concluídos ao logo dos anos, decidiu abrir um curso de informática algo que era incomum na cidade naquela época, assim como, também passou a ministrar aulas em um colégio da cidade, e foi assim que montou o negócio visto que a tecnologia chegaria pra dominar todas as ações de trabalho e ao longo dos próximos anos as pessoas, funcionários, caixas e comerciantes precisariam se adequar às novas técnicas da tecnologia, e o negócio foi muito bem junto a sua esposa Betina, conseguiram formar turmas e teve grande aceitação do mercado, e foram evoluindo e expandindo o negócio.

“O mundo está nas mãos daqueles que

 têm a coragem de sonhar

e de correr o risco de viver seus sonhos”.

(Paulo Coelho)

O início da empresa Ipunet

E no início de 2004 o seu maior desafio começaria, pois, junto a seu sócio Evandro Abreu, decidiriam instalar a empresa Ipunet Telecom, que viria ser a pioneira em internet na cidade, pois, os mesmos tinham ideias e pensamentos conjuntos, Evandro muito ligado à tecnologia da Informação, e Evaldo com uma boa experiência em administração, ambos formaram uma boa parceria a qual precisariam ter ótimas estratégias empreendedoras para que o negócio pudesse dá certo, o que levou ambos a começarem a buscar por pessoas mais próximas para adquirirem os serviços, foi à visão que em pouco tempo à internet se tornaria indispensável no dia a dia das pessoas, e por isso, valeria a pena investir é um nicho inovador, e o começou se deu com muita cautela já que o orçamento era pequeno, e muitas pessoas ainda não tinham total conhecimento sobre só serviços de internet.

O telefone fixo e linhas de telefone móvel ainda eram bastante utilizados para comunicação tanto em residências quanto em empresas, já que tinham outras fontes de renda, então toda receita que entrava era usado nas despesas e o que sobrava eram reinvestidos, de início a empresa teve muitas limitações já que era nova e por ser um mercado que ainda era novo na cidade a divulgação ainda não era tão acessível.

No ano de 2006 a firma enfrentou dificuldades de encontrar uma empresa que os vendesse a principal “matéria-prima” que era o link de internet, mais ou menos uns dois anos de sua criação a empresa já possuía uma parte de clientes sendo a maioria comerciante, no mesmo período foi onde a visão dos sócios começou a ser caracterizada nas ações que os mesmos propuseram a fazer, que era investir cada vez mais em tecnologia que fosse atrair o conhecimento de novos clientes, e foi isso que aconteceu a globalização aumentava constantemente e a cidade começava a procurar informações de órgãos que tivesse esses serviços a ofertar.

As mídias sociais já começavam a entrar em cena, umas das mais populares que já entravam com força no mercado era o Orkut e o Msn, uma comunicação diferente feita de maneira online que começou a tomar conta dos internautas no Brasil e chegar as regiões interioranas despertando o interesse de muitos internautas e consumidores do serviço, a procura foi aumentando bastante e os sócios precisaram sentar e conversar para receber essa nova demanda.

“A verdadeira motivação vem de realização,

 Desenvolvimento pessoal,

Satisfação no trabalho

E reconhecimento.”

(Frederick Herzber).

Alto investimento e Consolidação da empresa.

Foi então que Evaldo e Evandro se reuniram para terem uma tomada de decisão, e observar as perspectivas de mercado, o que investir, e refletir sobre experiências passadas que ao longo da vida os fizeram aprender, sendo que isso foi fundamental no desenvolvimento da empresa. Então os sócios se dedicaram ao máximo na empresa e na medida em iam crescendo eles tinham a cautela que nasceria nas decisões que guiam o rumo da empresa, e o investimento em internet banda larga ia dando cada vez mais certo é começava a se expandir aos demais bairros da cidade, e assim começaram as estratégias empresariais sobre contratação de novos funcionários, aquisição de motos e de início um carro, isso tudo para conservar a prestação do serviço e manter a satisfação de clientes que consumiam o serviço.

Já com a internet sendo uma realidade a demanda não parava de crescer, isso poderia ser bom e, ao mesmo tempo ruim para empresa, pois, as decisões sobre investir e expandir sem perde o padrão de qualidade era uma decisão a ser tomada com muita cautela, pois, envolvia vários fatores como: aquisição de novos equipamentos, contratação de funcionários de assistência técnica, verificar os orçamentos, então com base nessa pesquisa e depois de analisarem todos esses fatores, chegaram à conclusão que dava para investir um pouco mais.

Era uma época em que o País passava por um momento de crescimento por volta de 2007 a 2008, linhas de créditos eram ofertadas, e muitas pessoas passaram a ter computadores em suas resistências, além dos MB aumentarem novas funções de trabalhos a consolidação das mídias sociais como Orkut, MSN, jogos e sites de entretenimento, Internet era algo indispensável para todos os nichos consumidores que ainda frequentavam Lan Houser e Cyber com muita frequência.

A empresa já com um bom mercado aumentava constantemente na região Urbana da cidade com internet via Rádio, sua divulgação e grande aceitação no mercado faziam com que alguns concorrentes que começavam a se instalar não tivessem muito espaço, pois, um dos valores da firma foi ter compromisso com a satisfação dos seus clientes e colaboradores, com instabilidade em suas ações a empresa caminhava muito bem, então novamente Evaldo e Evandro começaram a procurar novas ideias para manter a empresa em crescimento, e por isso, sempre procuram ter uma estabilidade financeira que ajudasse na tomada de decisão sobre investimentos para que não ocorressem erros e assim evitassem riscos.

Regiões interioranas já procuravam os serviços, sendo assim um novo público, porém, havia algumas dificuldades para atender essa demanda, por conta que exigia um alto investimento por parte da firma, então os sócios se perguntaram como expandir internet para os interiores sem comprometer o orçamento, mas uma vez, teria que ser feito todo um estudo para mais esse desafio, que dessa vez não só de custo, mas, sim de montar uma estrutura logística, foi aí que Evaldo começou a estudar as possibilidades e o momento certo de fazer esse investimento, nesse quesito mais do que vender a internet, era um feito inédito, pois, a comunicação não chagava a essas localidades onde até sinal de celular havia uma grande carência.

Foi então, que no final do ano de 2015, a empresa deu mais um grande passo na contribuição da sociedade, sendo a pioneira em internet até os dias atuais de muitas localidades da região Serrana e Sertaneja da cidade, levando o serviço a residências de difícil acesso, sendo necessário realizar travessias por meio de canoas para levar os equipamentos, e a consolidação do mercado estava sendo cada vez mais concretizada, sendo a líder de mercado na região.

Então Evaldo se consolidava como empresário no ramo de internet, todas as ações e visões estavam sendo concretizadas, criando a empresa pioneira em internet banda larga na região, além de ter concorrido ao cargo de vereador no ano de 2008 ficando na 2.º segunda suplência, assumindo algumas vezes durante o período de 2011 e 2012 efetivamente, mesmo ano e que disputou sua segunda eleição, dessa vez conseguindo êxito e sendo reeleito pela segunda vez em 2016, realizando um de seus sonhos de infância.

Início da Era Fibra Óptica nas Regiões Urbanas

Com o avançado da tecnologia, novos desafios viriam a aparecer para a firma, o empresário Evaldo Gomes muito atento ao mercado sempre se preocupou em fazer caixa para investimento, se precavendo para um alto investimento que poderia ter no futuro, visto que no mundo globalizado as novas tecnologias têm um custo elevado, e já desde que à Fibra Óptica foi começada a ser instalado nas grandes metrópoles, foi se estudando a possibilidade de um dia ser instalado, enquanto isso a expansão territorial de sua linha de internet se expandia para novos interiores das regiões de Ipu.

No ano de 2016 depois de uma pesquisa de mercado e já uma ampla equipe de mais de 25 colaboradores, decidiram buscar instalações nos municípios vizinhos, Pires Ferreira Cidade e interior, e Interior de Hidrolândia, com muita aceitação de mercado, colocando a Organização em outro patamar. Foi criado um departamento de Marketing para a divulgação de novos planos dessa vez em Gigas Bites, já que começava a era dos Roteadores e Internet móvel, época em que se teve de fazer um alto investimento para instalar esse novo sistema, onde mais uma teoria pensada por Evaldo e seu Sócio teve o êxito, já que o empreendimento já se precavia para esse tipo de gasto previsto, tecnologia utilizada nas cidades e interior.

No início do ano de 2017, Evaldo e Evandro depois de muitas reuniões e estudos e pesquisas, chegam ao consenso e decidiram começar o maior investimento que a empresa fez até hoje, que foram instalações da rede de internet Fibra Óptica na Cidade, não era fácil essa nova etapa por ser a primeira empresa a trazer essa nova tecnologia a cidade, sendo um começo de uma nova era, mas que ao longo dos anos tende a trazer retornos financeiros, por que baixa muito o custo de manutenção com relação à internet via Rádio transmissor, e também melhoria nos serviços para seus clientes que já procuravam por esse serviço.

Visando de antemão a Satisfação do Cliente e o crescimento rentável da organização, a tomada de decisão foi criar uma boa cota de investimentos para se chegar a 100% da região ainda no ano final do Ano de 2017, e em 2018 na cidade de Pires Ferreira, então o investimento da parte de assistência técnica foi primordial para se concluir essas ações, mais funcionários foram contratados, veículos e mais equipamentos de segurança foram adquiridos para a agilização dos serviços, já líder de mercado na região e com a rede de internet Fibra Óptica instalada e funcionando.

No final do ano de 2017, Evaldo em decisão conjunta com seu Sócio, queria promover ações de inovação para a fidelização de seus clientes com a empresa, foi então que decidiram expandir a parte física da firma para criar um departamento de marketing, onde possibilitou ações que interagiam com os clientes, no mesmo período foi criado um departamento de recursos humanos, pois, a empresa já conta com mais de 20 colaboradores diretos, e alguns indiretos.

Atual Cenário e Posicionamentos futuros

Contemporaneamente a empresa se apresenta líder de mercado na região, e conseguiu se expandir pra mais três cidades vizinhas, sendo que é única rede de internet na região urbana em diversos interiores, sendo assim, a única organização que promove a comunicação de um determinado público, foi feito um calendário e ações de marketing para divulgação de seus planos para os clientes, tem-se uma central de recebimento de mensalidade com localização privilegiada por conta da logística que facilita muito para pessoas dos interiores e regiões vizinhas, contribui para instituições filantrópicas, e promove ações esportivas por meio de patrocínios.

Sobre o empresário Evaldo Gomes, continua como sócio proprietário da empresa e exerce o cargo de vereador na cidade de Ipu, sua atuação é de suma importância na tomada de decisão na parte administrativa, é visionário em questão do mercado tecnológico, que se apresenta cada vez imprevisível e cheio de mudanças hodiernas, por isso junto ao sócio buscam cada vez mais capacitações técnicas e empresariais procurando sempre adquirir conhecimentos, sobretudo na parte de inovação.

Atualmente a empresa conta com dois sócios-proprietários, um gerente de marketing, um chefe de RH funcionários, dois atendentes de caixa e mais de vinte colaboradores que estão divididos na parte de assistência técnica, frota de veículos e uma rede de internet 100% fibra Óptica na cidade de Ipu, e presta seus serviços em mais três cidades, sendo que nos interiores a internet é banda larga.

A organização trabalha exclusivamente com serviços de internet, mas como o mercado de comunicação abrange outros segmentos, a empresa pode se expandir a novos nichos como TV a cabo, no segmento de internet sempre se procura crescer com a relação de adesões de novos clientes e contemporaneamente essa é a visão da empresa de prestar um serviço de qualidade e respeito aos seus clientes, sendo este um compromisso com o crescimento rentável e contínuo da organização, investindo-se cada vez mais em treinamento de seus colaboradores, e a continuação de programas de responsabilidade social, ajudando na cultura local da cidade, e isentando a cobrança de mensalidades em associações comunitárias.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ambos Sócios sempre mantêm o planejamento estratégico em longo prazo, por conta e imprevisibilidade do mundo tecnológico acaba fazendo com que decisões em curto prazo quase não existam na organização, isso decorre por motivos do que pode ser novo hoje, seja velho amanhã, tendo em vista que em curto espaço de tempo surja uma nova rede bem mais eficaz, desabilitando a atual no mundo tecnológico e inovador da prestação do serviço de internet, se sobressai no mercado quem empreende em prol do cliente e o fideliza com a empresa, em busca de melhor relacionamento entre as partes. 

CENÁRIO DO DILEMA

Conforme o cenário atual do mercado e da concorrência, a empresa tem prioridades dentre elas estão: continuar líder de mercado, crescer em expansão territorial e fazer ações de marketing voltadas para os clientes, porém, o mercado tecnológico muda constantemente, é preciso estar atento ao mercado e sobre as novas tendências, além de ter uma cota sempre reservada para investimentos a fim de melhorar seus serviços, e ter maior agilidade na manutenção para continuar com um padrão de qualidade desejável aos clientes e promover a continuidade rentável de seus colaboradores.

Para uma maior visibilidade da marca e a aquisição de novos clientes, buscar novas áreas de atuação e novos nichos relacionados à tecnologia e entretenimento é uma das opções, entretanto, se exige todo um processo em longo prazo para a implantação, além de um alto investimento financeiro e uma pesquisa de mercado nas regiões a qual a empresa pretende atuar.

Diante do cenário atual sobre empreender e se expandir para novas áreas de atuação, surge o dilema:

  • As estratégias de marketing podem promover maior visibilidade na marca IPUNET?  
  • Incluir novos planos de serviços podem fidelizar e atrair novos clientes?
  • Expandir o empreendimento em novos mercados afetaria o padrão de qualidade?

NOTAS PARA ENSINO

Objetivos de Aprendizagem

O caso de ensino foi elaborado com o propósito de favorecer ao aluno conhecimento e prática de estudos, relacionando-os a acontecimentos empresariais reais, com os seguintes objetivos:

1. Possibilitar o conhecimento dos estudantes, estratégias empreendedoras, usadas na prática, pelo personagem principal;

2. Mostrar como é feita a tomada de decisões em conjunto com seu sócio para definir os principais objetivos da empresa;

3. Observar como o Marketing e a inovação são importantes para um maior entendimento do cliente sobre os serviços que estão consumindo;

4. Compreender que todos os investimentos na melhoria dos serviços impactam na satisfação dos clientes;

5. Procurar alternativas inteligentes para desenvolver planos que atraiam novos clientes;

Aplicação Recomendada

O caso e aconselhado prioritariamente á alunos que cursam graduação em administração ou cursos similares que estimulem o empreendedorismo em estudantes que tenham como objetivo montar o seu próprio negócio, mostrando exemplos em ocasiões reais sobre, visões, dificuldades, controle financeiro, estratégias e tomada de decisões, a fim de promover uma expansão na empresa.

Protagonistas

Temos como protagonistas os dois sócios e fundadores da empresa IPUNET TELECOM, sendo eles:

  1. Evaldo Gomes de Oliveira: Um jovem empreendedor que passou por diversas áreas de atuação até o mercado de telecomunicação, fundando uma empresa de serviços de internet na região norte do estado do Ceará, com grandes desafios por ser pioneira em sua região, mas com muito trabalho, empenho, dedicação e muito comprometimento, fez com que se sobressaísse das dificuldades e consolidasse o negócio.
  2. Francisco Evandro Martins de Abreu: Empresário na área de tecnologia que convidou Evaldo para comprar um provedor de internet para comercializar o serviço, e futuramente viria a ser seu sócio na fundação da Empresa Ipunet telecom.    

Fontes de Informação

O caso foi organizado a partir de uma coleta de informações de fatos, nomes e ocasiões reais, adquirida através de uma entrevista outorgada por Evaldo Gomes Oliveira, sócio proprietário e um dos fundadores da empresa estudada, sobre sua história empreendedora, datas, etapas da empresa e comprometimento dos serviços prestados aos seus clientes. O mesmo fez a aprovação dos fatos e descrições do caso, autorizando a permissão para sua utilização. Também foi feito uma breve entrevista com o outro sócio da firma, Evandro Abreu, a fim de ter um melhor detalhamento sobre o contexto histórico da empresa, e ocasiões estratégicas que foram vivenciadas.

Afinidades com os objetivos de um curso ou disciplina

O caso tem como utilitário permitir aos estudantes uma observação, na prática a instalação de uma empresa de internet pioneira em sua região, sobretudo mostrar etapas, dificuldades e obstáculos enfrentadas pela firma em sua fase inicial, e, sobretudo fazer a compreensão que os segmentos teóricos da administração como: estratégias, inovação, gestão e tomada de decisões, foram primordiais para o equilíbrio e desenvolvimento da empresa estudada, e mostrar como ações de marketing e expansão com padrão de qualidades dos serviços, são importantes na aquisição de novos clientes, gerando um maior valor, visibilidade e confiabilidade a organização.  

Agenda e dinâmica para discussão

Como sugestão para a abrangência e estudo do caso, recomendar-se que o professor (a) oriente os estudantes a ler o caso antecipadamente e, podendo ser alterado de acordo com o tamanho, em um tempo de uma hora e quarenta minutos. Em benefício disso, a tabela 1 aconselha uma programação resumida para a discussão do caso.

Quadro - Programação resumida para a discussão do caso.

Tempo de duração

Atividades

15 min

Apresentação geral do caso com direcionamento para discussão das teorias.

15 min

Exibição das questões e seus respectivos suportes teóricos.

30 min

Apresentação e debates dos resultados indicados por cada grupo.

30 min

Apresentação do desfecho do dilema do caso conforme as teorias apresentadas.

10 min

Conclusões.

Fonte: Pesquisa Direta (2019)

Questões para discussão e análise teórica do caso

Recomendar-se que o docente, seguindo o plano indicado, apresente as perguntas a seguir:

Questão 1:  Qual visão empreendedora foi importante para a instalação da empresa?  Em que ocasião pode se identificar?

CONSTRUTO

CONCEITOS

AUTOR (ES)

 

 

 

Visão empreendedora

 

 

O empreendedor é o indivíduo que consegue fazer as coisas acertarem, pois é dotado de sensibilidade para os mercados, tino financeiro e capacidade de identificar oportunidades.

 

Chiavenato (2007)

Para ser um empreendedor é necessário, primeiramente, que se tenha um sonho, e que se tenha a intensão de transformá-lo em realidade. Depois é preciso delinear os atos e aplicá-los, e em seguida comercializar o sonho, ou a ideia, aos outros.

 

Duro e Bonavita

(2010)

Fonte: autoria própria (2019)

Questão 2: É possível identificar os empecilhos que a empresa precisou passar para entrar no mercado? Quais planos de negócios foram necessários para a manutenção dos serviços?

CONSTRUTO

CONCEITOS

AUTOR (ES)

 

 

 

Obstáculos

E

Plano de Negócios

 

 

É notória a falta de cultura de planejamento do brasileiro, que por outro lado é sempre admirado por sua criatividade e persistência.

 

Dornelas (2005)

A estrutura do Plano de Negócio é diferente para cada organização, pois “cada empresa é única e, por ser assim, tem de expressar essa unicidade no plano que será desenvolvido”.

 

Zavaldi (2013)

Fonte: autoria própria (2019)

Questão 3: Que estratégias para atrair clientes pode ser perceber no caso? Quais técnicas adotadas a continuidade da prestação dos serviços aos mesmos?

CONSTRUTO

CONCEITOS

AUTOR (ES)

 

 

 

Estratégia  

E

Satisfação do cliente

 

 

 

Para uma empresa trazer e manter clientes ela precisa proporcionar valor continuamente ao mesmo através do seu produto/serviço e de forma mais eficiente que a concorrência

 

Schiffman (2012)

É importante ouvir o cliente para abranger e atender o comércio.

Larentis (2008)

À medida que aumenta a comunicação entre consumidor e empresa, o nível de confiança sobe, o cliente recebe ofertas e participa de interações mais individualizadas.

Zeithamil (2011)

Fonte: autoria própria (2019)

Questão 4: Os planejamentos e investimentos em marketing foram peça chave para aquisição de novos clientes e maior visibilidade e maior poder de propaganda da empresa?

CONSTRUTO

CONCEITOS

AUTOR (ES)

 

 

 

 

Importância do marketing na empresa

 

 

O plano de marketing organiza propósitos, metas e táticas do composto de marketing em sincronismo com o plano estratégico geral da empresa.

 

Las Casas (2001)

O Marketing pode ser visto como “a arte de descobrir oportunidades, desenvolvê-las e lucrar com elas”

 

 

 

Kotler (2000)

Fonte: autoria própria (2019)

Questão 5: Experiências como empreendedor em negócios antepassados ajudaram o personagem nas estratégias e gestão da sua empresa?  

CONSTRUTO

CONCEITOS

AUTOR (ES)

 

 

 

 

Experiências  

E

Gestão de negócios

 

O empreendedor é o indivíduo de iniciativa que promove o empreendimento a partir de um comportamento criativo e inovador, que sabe transformar contextos, estimular a colaboração, criar relacionamentos pessoais, gerar resultados, fazendo o que gosta de fazer, com entusiasmo, dedicação, autoconfiança, otimismo e necessidade de realização.

 

Menezes (2003)

Define-se plano empresarial como um método abrangente de como um negócio vai competir no mercado.

 

Porter (1980)

Fonte: autoria própria (2019)

Questão 6: Quais as motivações levaram o protagonista em instalar uma empresa pioneira em sua região? Necessidade ou Oportunidade?

CONSTRUTO

CONCEITOS

AUTOR (ES)

 

 

 

Necessidades

E

Oportunidades

 

 

Necessidades do empreendedor é a de assumir riscos calculados, que é a disposição de enfrentar desafios, de abandonar a vida relativamente segura de assalariado para experimentar os limites de sua capacidade em seu próprio negócio.

 

Dornelas (2001)

Perceber uma oportunidade de negócios é uma das principais qualidades do empreendedor.

 

Dolabela (2000)

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: autoria própria (2019)

Questão 7:  Que tipo de métodos ajudaram os sócios no processo de tomada de decisão em conjunto?

CONSTRUTO

CONCEITOS

AUTOR (ES)

 

 

 

Processo de tomada de decisão

 

 

 

A informação é um recurso concreto e rígido para as organizações, especialmente quando planeada e disseminada de forma caracterizada, com qualidade incontestável e preferentemente adiantada para simplificar as decisões.

 

Resende (2005)

 

A tomada de decisão é o processo de reconhecer os impasses e as oportunidades e em seguida esclarece-los. A tomada de decisão envolve trabalhos antes e depois da escolha tangível.

 

Daft

(2005)

Fonte: autoria própria (2019)

Questão 8:  Inovação na área de tecnológica foi o principal fator para a melhoria dos serviços e gestão dos processos na organização?  

CONSTRUTO

CONCEITOS

AUTOR (ES)

 

 

 

Inovação

E

Melhoria de processos

A adoção de estratégias e práticas inovadoras nas empresas está estreitamente associada à busca de diferenciações capazes de produzir produtos e serviços para o mercado que gerem vantagens competitivas sustentáveis em relação a seus competidores

Vilha (2009)

Gestão de Processos é um conjunto de metodologias e ferramentas que objetivam avaliar, aperfeiçoar e monitorar os processos empresariais, visando a sua integração, melhoria contínua e, consequentemente, a eficiência e eficácia de custos e a satisfação dos seus clientes.

Balzani (2008)

Fonte: autoria própria (2019)

Questão 9: Quais atuações podem ser feitas para se sobressair da concorrência e continuar consolidada no mercado?

CONSTRUTO

CONCEITOS

AUTOR (ES)

 

 

 

Ações sobre concorrência

 

 

 

Monitorar os passos da concorrência é importante no sentido de planejar estratégias capazes de anular as vantagens competitivas impostas pela concorrência.

 

Souki (2006)

Na sociedade atual a globalização exige que as organizações sejam mais competitivas, buscando soluções eficientes para os novos desafios.

 

Dutra (2001)

Fonte: autoria própria (2019)

Questão 10: Empreender os serviços para mais cidades seria uma oportunidade para promover maior flexibilização da Organização?   

CONSTRUTO

CONCEITOS

AUTOR (ES)

 

Empreendedorismo

  

 

 

 

Empreendedor significa ter capacidade de decisão, concepção fértil para idealizar as concepções, agilidade para adaptá-las, criatividade para transformá-las em uma adequação de estabelecimento, motivação para pensar conceitualmente e a eficácia para ver, compreender a mudança como uma oportunidade.

 

Leite (2002)

Fonte: autoria própria (2019)

Revisão da Literatura

Empreendedorismo e sua Importância.

Para o autor Dornelas (2014, p. 28), empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam à transformação de ideias em oportunidades, ainda nas palavras do autor, e a perfeita implementação destas oportunidades levam à criação de negócios de sucesso. Como bem clarifica o autor acima, empreendedorismo é a capacidade de conceber ideias, as quais por intermédio de uma ocasião favorável se inicia um negócio de êxito.

Estratégia e Satisfação do Cliente

Oliveira (2007) diz que, numa organização, a estratégia está associada à arte de desfrutar corretamente os recursos físicos, financeiros e humanos, tendo em vista a minimização das dificuldades e a maximização das oportunidades. Com isso a tomada de decisão se torna um fator muito importante para definir ocasiões que são determinantes para onde a empresa irá seguir.

A satisfação do cliente é um medidor do sucesso de um bom negócio. Dessa forma, Chiavenato (2007, p. 216), contribui dizendo: para que o negócio possa ser bem-sucedido, é imprescindível que o cliente fique satisfeito com o produto/serviço oferecido. Assim, ainda como bem afirma o autor (2007), pode-se dizer que concerne ao empreendedor conhecer e satisfazer as necessidades de seu público alvo, sempre buscando ultrapassar as expectativas de seu cliente, para que isso aconteça, é necessário que o empreendedor conheça seu cliente. Nesse sentido, o autor caracteriza essa ação como foco no foco do cliente, ou seja, o empreendedor tem que conhecer as necessidades do cliente, suas perspectivas, seus anseios, suas expectações mais singulares.

Marketing e suas Ações.

Como bem assegura Dolabela (2006), pode-se dizer que marketing é o meio pelo qual se dá o planeamento de um empreendimento, ao qual procura efetuar transações com o consumidor. Sendo que cada parte envolvida tem interesses particulares, por um lado, estar o consumidor, que quer comprazer suas premências, pelo outro lado, estar à empresa que quer aumentar receita, ou seja, gerar ganho, para que isso ocorra, é necessário aumentar o número de clientes, estimular esses clientes a comprar mais e com assiduidade, e consequentemente, isso suscitará aumento na receita da empresa.

REFERÊNCIAS

BALZANI, Haylla Souza. Gestão de processos. v. 4. Paraná, (PR): SEBRAE, 2008.

CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor: empreendedorismo e viabilidade de novas empresas: um guia eficiente para iniciar e tocar seu próprio negócio. - 2ª ed.- rev. e atualizada. - São Paulo: Saraiva, 2007.

DAFT, Richard L. Administração. 6.ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.

DOLABELA, Fernando e FILION, Louis Jacques. Boa Idéia! E Agora? Plano de Negócio o Caminho Seguro Para Criar e Gerenciar Sua Empresa. 1 Ed. São Paulo: Cultura Editores Associados, 2000.

__________, Fernando. O Segredo de Luísa. -30. Ed. ver. e atual.- São Paulo: Editora de Cultura, 2006.

DORNELAS, José de Assis. Empreendedorismo: Transformando Ideias em Negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

__________, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

__________, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. - 5ª ed.- Rio de Janeiro: Empreende/ LTC, 2014.

DURO, J; BONAVITA, J. R. Desperte o empreendedor em você. 4 ed rev. e atualizada. Rio de Janeiro: SENAC Rio, 2010.

DUTRA, Joel Souza. Gestão por competência. São Paulo: Ed. Gente, 2001.

KOTLER, P. Administração de marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Prentice Hall, p. 10, 2000.

LARENTIS, Fabiano. Comportamento do consumidor e marketing de relacionamento. - Curitiba: IESDE Brasil, 2008.

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Plano de marketing para micro e pequena empresa. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2001.

LEITE, E. O Fenômeno do Empreendedorismo. Recife: Bagaço, 2000.

MENEZES, L.C.M. Gestão de Projetos. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2003.

OLIVEIRA, D. de P. R. de – Planejamento estratégico: conceitos, metodologias e práticas 23 ed. São Paulo. Atlas, 2007. Disponível em: Acesso em: 20 de setembro de 2009.

PORTER, M. E. Competitive Strategy: Techniques for Analyzing Industries and Competitors. Free Press, 1980.

REZENDE, Denis A. Sistemas de Informações Organizacionais: guia prático para projetos em cursos de administração, contabilidade e informática. São Paulo: Atlas, 2005.

SCHIFFMAN, Leon G; KANUK, Leslie Lazar. Comportamento do consumidor. Tradução Dalton Conde de Alencar; revisão técnica Carlos Alberto Vargas Rossi. – 9 ed. – [Reimpr.]. - Rio de Janeiro: LTC, 2012.

SOUKI, Omar. As 7 chaves da fidelização do cliente. São Paulo: Harbra, 2006.

VILHA, Ana Patrícia Morales. Gestão da Inovação na Indústria Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos: Uma Análise sob a Perspectiva do Desenvolvimento Sustentável. Tese de Doutorado apresentada ao Departamento de Política Científica e Tecnológica, Instituto de Geociências – UNICAMP, Campinas, 2009.

ZAVADIL, Paulo Ricardo. Plano de Negócios: uma ferramenta de gestão. Curitiba: Inter Saberes, 2013.

ZEITHAML, Valarie A; BITNER, Mary Jo. Marketing de Serviços: a empresa como foco no cliente. 5 ed. – Porto Alegre: Bookman, 2011.

[1] Graduando do curso de Administração da Faculdade Luciano Feijão-FLF-Sobral/CE. E-mail: vavagomesipu@hotmail.com

[2] Professora Mestra do Curso de Administração da Faculdade Luciano Feijão-FLF-Sobral/CE. E-mail:discentes@yahoo.com.br


Publicado por: Francisco Victor Gomes de Oliveira

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. O Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola