Topo
pesquisar

“É hora de promover o desapego”

Administração

O que significa o 5s

Penso que a maioria de nós (trabalhadores) já ouviu ou proferiu a expressão escrita no título deste artigo? “Vamos promover o desapego”. É claro, estou falando do 5S.

O 5S como base para qualidade total e ferramenta de administração, tem sua origem no Japão, onde os pais ensinam a seus filhos princípios educacionais que os acompanham até a fase adulta.

A denominação 5S é devida às cinco atividades seqüenciais e cíclicas iniciadas pela letra “S”, quando nomeadas em japonês. São elas: SEIRI, SEITON, SEISO, SEIKETSU e SHITSUKE.

Apesar do 5S ser reconhecido mundialmente como originário do Japão, sua essência está presente em qualquer população, nação, sociedade, família ou pessoa que pratique bons hábitos, que zele pela higiene, segurança, bem-estar, sensatez e respeito ao próximo. De acordo com RIBEIRO (1994.p.15).

O significado de cada “S”, RIBEIRO (1994.p.17):

SEIRI – ORGANIZAÇÃO

Organizar é separar as coisas necessárias das que são desnecessárias, dando um destino para aquelas que deixaram de ser úteis para aquele ambiente.

SEITON – ORDENAÇÃO

Ordenar é agrupar as coisas necessárias, de acordo com a facilidade de acessá-las, levando em conta a freqüência lógica já praticada, ou de fácil assimilação.

SEISO – LIMPEZA

Limpar é eliminar a sujeira, inspecionando para descobrir e atacar as fontes de problemas. A limpeza deve ser encarada como uma oportunidade de inspeção e de reconhecimento do ambiente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

SEIKETSU – ASSEIO

Fazer o asseio é conservar a higiene, tendo o cuidado para que os estágios de organização, ordem e limpeza, já alcançados, não retrocedam.

SHITSUKE – DISCIPLINA

Ser disciplinado é cumprir rigorosamente as normas e tudo o que for estabelecido pelo grupo. A disciplina é sinal de respeito ao próximo.

Os benefícios desta ferramenta administrativa são inúmeros. O próprio autor, RIBEIRO (1994), cita diversos em seu livro. Mas, não é o propósito deste artigo citá-los.

A ênfase que faço é no caráter pedagógico dessa atividade. E como ela tem reflexos na vida das pessoas.

Os bons hábitos aprendidos na empresa são levados para família e repassados para os filhos. Que por sua vez os utilizam na escola. Influenciam os amigos.

Penso que toda a questão de qualidade, produtividade, empregabilidade é descendente dessa questão educacional.

E dentro das empresas é uma educação de “satisfação dos clientes”, o 5S nos ensina que estar bem é uma questão de amor e respeito ao próximo.

Então, agora, vamos promover o desapego?

Comentem esse artigo.

Visitem o blog: admtiagolira.blogspot.com

Contatos e-mail: admtiagolira@gmail.com

Contatos Twitter: http://twitter.com/admtiagolira

Referências Bibliográficas

RIBEIRO, Haroldo. 5S A Base para Qualidade Total/ Um Roteiro para Implantação Bem Sucedida. Salvador,BA: Casa da Qualidade, 1994.


Publicado por: Tiago Lira Vieira

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola