Direto ao ponto
Teoria das finanças, gestão baseada no valor, Beta Group em Menlo Park, Califórnia, a manuntenção de um estoque de oportunidades saudáveis,...O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
A teoria das finanças orienta os executivos a investir apenas em projetos que apresentem valor líquido imediato e retorno compensador. A gestão baseada no valor dá especial importância às previsões de fluxo de caixa consistentes e a credibilidade está associada a investimentos em projetos de baixo risco e em campos conhecidos.
A recente ênfase na diversificação dos negócios e ações, trouxe mais força para o foco corporativo. Mas um processo de investimento que coloca a credibilidade e o baixo risco acima de tudo penaliza os projetos de resultados incertos ou considerados não prioritários, ainda que ofereçam vantagens consideráveis. Os executivos classificam os investimentos de acordo com o retorno e o valor presente líquido, e só os projetos mais promissores são aprovados, isto é considerado prática antiga, pois, a em paisagem pode mudar e as oportunidades no mercado globalizado deixam de ser observadas.
Quando os executivos se deparam com um cenário sem oportunidades atraentes imediatas, com freqüência, partem para o extremo oposto e tentam o caminho de renovação por meio de iniciativas, como investimentos, aquisições ou a aposta novos produtos, medidas que raramente dão certo. Uma abordagem bem melhor consiste em garantir que a empresa tenha um conjunto de novas oportunidades em gestação, à espera de circunstâncias favoráveis para sair do nascedouro. O Marketing do negócio é estar preparado para agir no momento adequado.
A Beta Group, incubadora de negócios situada em Menlo Park, na Califórnia, que atua com novas tecnologias, classifica as oportunidades de acordo com três categorias: Idéias sem promessas reais imediatas; Iniciativas prontas para crescer assim que possível; e Idéias promissoras à espera da hora certa.
A manutenção de um estoque de oportunidades saudáveis exige uma liderança ativa e atenta. Mesmo nos períodos de reesruturação e de redução feroz de custos, os executivos mais graduados precisam alimentar os negócios promissores oferecendo proteção política, dando às oportunidades um tratamento de experiência ou preservando-as dos anticorpos corporativos.
Em outras palavras, cabe a esses profissionais fazer o que for necessário para resguardar as sementes durante o inverno, além de saber o tempo de plantar e de colher. Algumas empresas aumentam seus resultados implementando medidas rígidas a fim de garantir condições econômicas e financeiras favoráveis.
Mas essa janela de oportunidades não dura para sempre e os líderes precisam estar dispostos a investir parte dos recursos e da credibilidade, para fazer crescer, por meio de pessoas ou equipe, as oportunidades promissoras, incertas ou não prioritárias.
Amazildo de Medeiros – Analista Organizacional
Análise – Resumo/Resenha
Fonte: HSM Management 61 março-abril 2007
Publicado por: Amazildo de Medeiros
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.