Dicas para o atendimento show
Como fazer um bom atendimento.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
Que nota você se dá no quesito atendimento? Qual é o seu referencial de excelência no atendimento? Qual é o exemplo de show de atendimento que você tem para dar? Todos nós sabemos que atender bem já não é mais um diferencial competitivo e sim obrigação. Se a pessoa atende com maestria, o cliente gosta, mas isto é exatamente o que ele espera.
O problema é quando o atendimento é falho. Daí o cliente acha um absurdo e sai alardeando com amigos, na internet, redes sociais etc. Errado? Penso que não, pois tivemos tempo o suficiente para aprender o dever de casa, afinal de contas, foram algumas décadas de avisos. Mas, aprendemos o dever de casa como deveríamos? Ninguém melhor do que você para responder.
A verdade é que, empresas de todas as áreas e locais do planeta, lutam para aprimorar o atendimento ao cliente e evitar prejuízos com consumidores insatisfeitos e ávidos por vingança. Em nenhuma outra época, o cliente teve tantas armas para vingar-se de um mau atendimento quanto atualmente.
Afinal de contas, em segundos, uma notícia pode chegar a milhares de pessoas em todas as partes. Reparar os danos causados por elas, nem sempre e fácil e costuma custar muito dinheiro. Mas, se é assim, o que fazer para evitar ou minimizar os danos por atendimento falho. A seguir, vão algumas dicas que poderão proporcionar importantes ganhos a quem observá-los com interesse.
1 - Monitoramento – A primeira ação para quem busca excelência no atendimento é monitorar o desempenho da organização neste quesito. Faça pesquisa de “cliente oculto ou fantasma”. Além de contratar consultoria especializada, um método que funciona bem é você mesmo contatar a sua empresa para ver como seus clientes estão sendo tratados;
2 - Treinamento – Treine sempre as equipes que atende ao público. Não basta treinar vez por outra: é preciso treinar sempre. Se alguém duvidar disso, sugiro perguntar ao Bernardinho, da Seleção Brasileira de Vôlei, o que ele pensa sobre o assunto. Mas, não vá pensando que basta treinar muito e pronto. É preciso treinar certo. Daí a importância da escolha correta do treinador e de garanir presença das lideranças nas aulas. Afinal de contas, o atendimento otimizado é importante para todos, não é verdade?
3 - Recompensa – As pessoas precisam ser recompensadas pelo seu esforço extra. Se alguém pensa que atender bem é obrigação, portanto não precisa recompensar os colaboradores é melhor reavaliar os seus conceitos, caso contrário, acabará no fundo do poço, como a maioria dos que pensam assim. Lembre-se de que a empresa que atende muito bem lucra mais e, portando, é justo compartilhar parte do sucesso com quem contribuiu para conquistá-lo;
4 - Desenvolva cultura de excelência – Não basta querer atender bem, é preciso desenvolver a cultura do atendimento otimizado. Na Disney, por exemplo, onde 70% dos visitantes retornam aos parques, os clientes são chamados de convidados e os funcionários de membros do elenco. Leva-se muitos anos de dedicação e bom atendimento para receber reconhecimento do cliente. É preciso semear com cuidado se quiser colher bons frutos.
5 - Engaje-se e incentive seu time a realizar visitas de benchmarking – Nada mais poderoso do que os exemplos. Quando você visita um local e fica encantado com o atendimento, poderá dar seu próprio depoimento e engajar-se com mais vigor na luta pelo encantamento do cliente. O mesmo ocorre quando há bons exemplos de atendimento da liderança. O falecido comandante Rolim, no início de sua trajetória na TAM, acordava as 5 da manhã para cumprimentar os clientes na porta do avião e pessoalmente distribuir balas aos passageiros.
Atendimento é, sobretudo, qualidade de vida para quem dá e recebe. Se você quer viver melhor, preocupe-se em atender o próximo com maestria, assim terá mais saúde, admiradores e deixará saudades. Afinal de contas, nos ensinou Benjamin Franklin: “Se você não quer ser esquecido quando morrer, escreva coisas que vale a pena ler ou faça coisas que vale a pena escrever”.
Pense nisso e ótima semana,
Evaldo Costa
Diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil Escritor, consultor, conferencista e professor
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E-mail: evaldocosta@evaldocosta.com
Publicado por: evaldocosta
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