Topo
pesquisar

Desafios do paradigma

Administração

Aprendendo a vencer os paradigmas.

Você tem paradigma? Deseja superá-lo? Quer saber como? Mas, afinal de contas qual é o significado da palavra paradigma? Consultando os dicionários vamos encontrar a sua definição como sendo modelo, padrão, norma, exemplo... Também, descobriremos que a palavra vem do grego paradeigma, termo de origem científica, atualmente utilizado em vários sentidos, mas que pode ser resumido segundo Stephen Covey como sendo “a lente através da qual vemos o mundo”. Tanto as pessoas quanto as organizações doentes sofrem com os paradigmas. Ambos não conseguem enxergar os seus defeitos e daí a incapacidade de superá-los.

Ao longo de mais de três décadas trabalhando com organizações de vários tipos, tamanhos e nacionalidade, pude perceber que muitas delas não duram muito por não conseguirem mudar as crenças que as impede de enxergar novas oportunidades. Quando se defrontam com dificuldades, elas só enxergam problemas quando poderiam encará-los apenas como desafios. Se olharmos com atenção, perceberemos que situação análoga também ocorre com equipes esportivas. Muitas vezes, trocando-se apenas o líder, os resultados podem mudar da água para o vinho. Neste contexto, tivemos um exemplo clássico, ocasião em que o time do Flamengo estava prestes a ser rebaixado para a segunda divisão do campeonato brasileiro de 2007.

O que de fato acorreu? Quando o rebaixamento despontava-se como inevitável, substituiu-se o técnico e, como num passe de mágica, os mesmos jogadores fizeram o que parecia impossível: reagiram, e não só não foram rebaixados como chegaram entre os primeiros colocados, classificando-se para a Taça Libertadores da América. Mas, o que fez o novo treinador para conseguir tamanha proeza? Provavelmente, mudou a forma de pensar dos atletas. Como sabemos, quando isso ocorre, mudamos as nossas vidas, como de fato aconteceu nesse caso. Aliás, Einstein já sabia disso ao nos ensinar que: “Os principais problemas com que nos deparamos não podem ser resolvidos no mesmo nível de pensamento que tínhamos quando os criamos”. 

Como revelado anteriormente, o paradigma “é a lente pela qual vemos o mundo”. Por exemplo, há muita gente que acredita que após desfrutarmos de momentos mágicos algo triste ocorrerá. Daí, se essas pessoas vivem momentos de descontração, brincando e divertindo-se à vontade, não raro elas pensam: é melhor eu me prevenir que algo ruim vai surgir a qualquer instante. O que você acha que acontecerá com quem pensa assim? Pode apostar que os seus paradigmas vão acabar levando-os a sofrimentos profundos. Neste contexto, Dwight Eisenhower nos revela que “a história do homem livre nunca é escrita pela sorte, mas pela escolha – a escolha dele”. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Vencer os paradigmas não é tarefa fácil. Para livrar-se de conceitos arraigados por anos a fio em nossas mentes, vamos precisar de muito esforço e disciplina. Uma boa dica pode ser a busca constante pela oscilação. Mas como pratico isso? Basta se doutrinar com atitudes diferentes, como simplesmente alternar o caminho de casa para o trabalho, almoçar em diferentes restaurantes, conhecer novas pessoas, mudar o seu hábito alimentar, viajar para novos lugares, aprender um novo idioma, ler livros de vários gêneros e por aí vai. Não devemos ignorar o que nos disse Ella Wheeler Wilcox: “Um barco navega para leste e outro para oeste, levados pelo mesmo vento. É a posição das velas e não a ventania que nós dá o rumo. Como os ventos no mar, assim é o destino; e quando viajamos pela vida, é a posição da alma que decide seu rumo, não a calmaria nem a rivalidade”. 

Como podemos depreender, se a vela não mudar, o rumo será sempre o mesmo. Assim são os paradigmas: se você não os mudar, o resultado será sempre conhecido.

E quanto a você: tem alternado a posição da vela enquanto navega pelos oceanos da vida?

Pense nisso e ótima semana.

Evaldo Costa

Escritor, Consultor, Conferencista e Professor.

Autor dos livros: “Alavancando resultados através da gestão da qualidade”, “Como Garantir Três Vendas Extras Por Dia” e co-autor do livro “Gigantes das Vendas”

Site: www.evaldocosta.com.br

E-mail: evaldocosta@evaldocosta.com.br


Publicado por: evaldocosta

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola