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Desafios de gigantes

Um grande desafio para conseguir ser o melhor vendedor.

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.

O mercado brasileiro, cada dia mais, chama a atenção do mundo empreendedor. Depois de assumir a quarta posição no ranking dos maiores mercados globais de veículos, é normal que o apetite dos investidores em todas as partes, tenha aumentado ainda mais. Porém, pelo menos uma pergunta fica no ar: quem vai levar a melhor na corrida pela liderança do mercado automobilístico brasileiro?

Essa é, naturalmente, a resposta que todos gostariam de saber, mas como ninguém tem bola de cristal, o melhor jeito de descobrir, é trabalhando duro para transformar sonhos em realidade. Mas, como a história revela, trabalhar muito é fundamental, porém, por si só, não garante o sucesso de ninguém.

Para vencer em mercado maduro, é preciso ater-se aos tradicionais e indispensáveis conceitos de marketing: possuir pontos de vendas adequados, produtos de qualidade superior, promoção agressiva, capaz de conquistar a preferência do consumidor, preços competitivos (no caso de quem está chegando, o preço tem que ser baixo mesmo), e talentos humanos, capaz de transformar a experiência do consumidor em vendas e lucros crescentes.

Naturalmente, ter uma boa estratégia e saber escolher correto o nicho de mercado fará uma grande diferença para quem busca o sucesso na dose e no tempo certo. Afinal de contas, não há futuro garantido para quem não estiver alinhado com uma boa proposta no presente.

É neste contexto que se encontra os novos payers do mercado. Há aposta para todos os gostos. Os coreanos da Hyundai, por exemplo, pretendem abocanhar uma parte ainda maior do mercado de carros, focando os modelos de entrada (maior parcela do mercado brasileiro). Resta saber como serão as questões: preços, garantia do produto (se será mesmo de cinco anos) e, principalmente, a assistência técnica que parece ser o seu "Calcanhar de Aquiles".

Já as marcas chinesas, que tanto crescem no mundo, percebem mais oportunidades no nicho de carros com preços intermediários (logo acima do veículo de entrada). É um mercado interessante por oferecer possibilidade de ganhos maiores do que os chamados "populares", porém exige mais talentos humanos e comerciais para ser bem sucedido: "Calcanhar de Aquiles" do mercado brasileiro.

Naturalmente, todas as novas marcas poderão vencer se souberem superar o desafio maior de desenvolver capital humano para agregar valor aos produtos. Do contrário, os enormes investimentos em pesquisa para desenvolver veículos de qualidade superior, perder-se-ão como se fossem água ou areia por entre os dedos das mãos. Mas isso é uma outra história, o importante mesmo é saber que o grande vencedor desta disputa será o consumidor.

Pense nisso e ótima semana,

Evaldo Costa

Diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil Escritor, consultor, conferencista e professor

Site: www.carroeletriconews.blogspot..com

Site: www.icbr.com.br

E-mail: evaldocosta@evaldocosta.com


Publicado por: evaldocosta

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