Crise? Que Crise
Quem com problemas dorme, com problemas acordará.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
Resolvi perquisar no dicionário Aurélio para conhecer melhor a definição do termo “crise”. Dentre tantas explicações, encontrei: “crise é o ponto de transição entre uma época de prosperidade e outra de depressão...”
Continuando a pesquisa descobri mais explicações na Wikipedia: “A evolução favorável de uma crise, conduz ao crescimento, à criação de novos equilíbrios e desenvolve a nossa capacidade de reação diante de situações menos agradáveis” e, conclui: ”a crise evolui no sentido da regressão, quando a pessoa não consegue ultrapassá-la, ou no sentido do desenvolvimento, quando a crise é favoravelmente vivida”. Ou seja, enquanto o pessimista chora o otimista vende lenços. De que lado você está?
Parece até que virou moda ficar o tempo todo acessando o índice da bolsa e a cotação do dólar pelo celular. Não aguento mais ouvir a mesma pergunta o tempo todo: “você viu a bolsa hoje?” Não seria mais produtivo recorrer a um bom livro para mostrar que está atualizado? Que tal ir ao teatro ou cinema assistir a uma comédia? Me perdoe, mas de que crise estamos falando?
O aumtomével é o segundo bem de consumo mais desejado do brasileiro (só perde para a casa própria). Daí, eu recorrer a esse setor para ilustrar com exemplos. Em setembro p.p já se falava em crise e vendemos quase 270 mil autoveículos representando crescimento próximo a 10% sobre o mês anterior e 31,7% sobre o mesmo mês de 2007. De janeiro a setembro, deste ano, vendemos mais de 2,2 milhões de autoveículos, o que representa quase 30% de crescimento sobre 2007. As previsões dão conta de que outubro agora (quando esse artigo for publicado já saberemos o número) venderemos algo em torno de 250 mil unidades o que significará crescimento de 18% sobre outubro de 2007.
O setor automotivo crescia em torno de 30% e agora deve baixar para o patamar de 20% e ainda estamos falando em crise. Acabo de chegar da China onde estive por vinte dias. Tudo que vi por lá foi pedreiro e soldadores construindo prédios, pontes e estradas 24 horas por dia. Uma noite, voltávamos da Canton Fair, em Guangzhou e, pasmem, vimos às 23h, soldadores trabalhando na construção de um viaduto. Daí fiquei me perguntando: será que eles não estão em crise? Acho que estavam mais preocupados em terminar o trabalho a ganhar o seu dinheiro.
Ah, mas os descontos e os juros aumentaram e os prazos de vendas diminuíram. Sim é verdade, mas isso faz parte do mercado e é mais um ótimo motivo para o consumidor comprar agora com os descontos no pico. O que mudou mesmo é que agora temos que trabalhar mais. Se há receita para o problema? Sim, claro que há. Ouvi, de um ilustre empresário que inaugurava uma empresa na última semana, o seguinte: “é só acordar uma hora mais cedo e dormir outra mais tarde que a crise logo passa”.
Aprendi que “toda dificuldade é uma porta que se abre para a oportunidade, e isso não é uma filosofia, é pura realidade”. Mais vale nos concentrar na solução, ainda que ela pareça distante, do que ficar lamentando fracassos. Afinal de contas, quem com problemas dorme, com problemas acordará.
Pense nisso e ótima semana.
Evaldo Costa
Escritor, consultor, conferencista e professor.
Autor dos livros: “Alavancando resultados através da gestão da qualidade”, “Como Garantir Três Vendas Extras Por Dia” e co-autor do livro “Gigantes das Vendas”
Site: www.evaldocosta.com.br
E-mail: evaldocosta@evaldocosta.com.br
Publicado por: evaldocosta
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