Topo
pesquisar

Conceito de Responsabilidade Social

Administração

Engloba uma diversidade de ações e posturas em relação aos diversos públicos que mantém contato com a empresa ou instituição.

O termo “responsabilidade social” é bastante amplo e engloba uma diversidade de ações e posturas em relação aos diversos públicos que mantém contato com a empresa ou instituição. Fazer filantropia é mais fácil do que refletir e agir com responsabilidade social pois, responsabilidade social inclui refletir sobre gestão, práticas, processos, projetos etc. Após essa reflexão é hora de implementar ações para proteger o meio ambiente, respeitar a legislação trabalhista, promover igualdade social, disseminar cultura e não apenas fazer caridade ou ser assistencialista. Ideias e projetos devem estar coerentes com a prática. Não basta incluir o assunto numa pauta de reunião ou nas páginas de um projeto mas transformar a intenção em atitudes concretas e bem estruturadas.

Desse modo é necessário incorporar práticas de responsabilidade social empresarial ao planejamento estratégico e ao monitoramento e desempenho geral da empresa de forma sistemática. O lucro não deve ser a razão de ser de uma empresa mas consequência de sua gestão e nesse contexto está inserida a responsabilidade social como fator determinante no sucesso empresarial.

Em relação aos funcionários as empresas podem (e devem) focar suas práticas em relação à segurança no local de trabalho (evitando acidentes e doenças ocupacionais), adequar as instalações (condições de higiene, ventilação, temperatura), observar a qualidade dos equipamentos (mobiliário, computadores), promover ações de integração e cultura tais como aniversários, datas comemorativas (dia das mães, dos pais, das mulheres, da árvore...).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como exemplo, uma programação infantil no dia das crianças é um bom começo para que os filhos dos funcionários e/ou crianças da vizinhança possam conhecer e interagir com a empresa. Tal evento pode servir de fundo para incentivar o hábito da leitura entre as crianças com espaço para contação de histórias infantis, por exemplo. Doar mudas de árvores para o público interno ou a comunidade pode ser uma boa forma de lembrar o dia da árvore, focando a preservação ambiental.

Um aspecto que não pode ser esquecido é a necessidade de uma política clara e equânime de remuneração e benefícios aos funcionários, bem como de promoção funcional.

Arrematando, uma instituição que atenda à legislação trabalhista, tributária e ambiental, que promova ações de combate às desigualdades sociais, e que busca a excelência no atendimento aos seus consumidores e ou clientes, pode ser considerada socialmente responsável.


Publicado por: ana rogeria do couto

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola