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Competência para prosperar

Administração

A diferença conceitual entre liderança, poder e autoridade.

Qual é o tipo de líder que comanda a sua empresa? Ele é disseminador de conhecimento ou do tipo que se acha o todo poderoso? Há nas organizações muitos tipos de líderes, mas dois grupos são mais conhecidos: os que repassam o conhecimento e os que concentram em si todas as informações.

Os que segregam informações o fazem por crer que quanto mais conteúdo reter mais poderoso se tornará. Agir assim pode até funcionar por algum tempo, mas logo sua mascará cairá, ficará vulnerável, perderá credibilidade é o poder tão desejado. No jargão popular é o equivalente a dizer que quem age assim está cavando a sua própria sepultura.

O segundo tipo de líder, o que dissemina a informação, é o que naturalmente conquista mais a admiração e o respeito dos seguidores. Ele sabe que precisa desenvolver o seu próprio know-how e, também, o de seus liderados. Afinal de contas, ele reconhece que a competência é o somatório do conhecimento técnico e da habilidade interpessoal. O verdadeiro líder deve conhecer bem a si próprio e os seus limites.

O dirigente vencedor sabe que o conhecimento precisa ser exercitado para ser renovado. Ele sabe que quanto mais o conhecimento é exercitado mais ele será multiplicado, afinal de contas, ele é perecível. Se alguém o detiver por algum tempo ele perderá o seu valor e logo surgirá uma informação mais valiosa que o suplantará. Além do mais, é bom lembrar que a informação só é poder se usada de forma direcionada e inteligente. Também, nunca é demais salientar, que na gestão do conhecimento e na geração da internet, há grande variedade de conteúdo disponível para quem estiver disposto a pesquisar esteja onde estiver.

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O fato é que o verdadeiro líder é reconhecido não pelo número de pessoas que comanda e sim pelo número de gente que ajuda a formar. Portanto, se alguém aí é candidato a líder é bom saber que precisa estar preparado a doar-se para formar seguidores bem preparados e dispostos a doar-se por uma boa causa. Do contrário não terá boas recordações para contar aos netos.

Para o magnífico escritor James C. Hunter em seu memorável livro “O Monge e o Executivo”, o líder deve procurar servir aos seus liderados, compartilhando seus problemas, indicando o caminho e fazendo-os sentir-se bem. James Hunter evidencia, também, que o paradigma empresarial está mudando e, com ele, a atuação dos comandantes também. Segundo afirma, o líder deve estar atento ao comportamento humano e, para isso, recomenda atenção especial às diferenças conceituais entre liderança, poder e autoridade, que diz ter os seguintes significados:

“Liderança: É a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem estusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum”.

“Poder: É a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer”.

“Autoridade: A habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal”.

E aí, estamos verdadeiramente alinhados com o modelo de liderança dos dias atuais?

Pense nisso e ótima semana.

Evaldo Costa
Escritor, consultor, conferencista e professor.
Autor dos livros: “Alavancando resultados através da gestão da qualidade”, “Como Garantir Três Vendas Extras Por Dia” e co-autor do livro “Gigantes das Vendas”
Site: www.evaldocosta.com.br
E-mail: evaldocosta@evaldocosta.com.br


Publicado por: evaldocosta

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.
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