Topo
pesquisar

Como alcançar o sucesso em 5 minutos

Administração

Dicas para otimizar a performance e ajudar a alcançar o topo rapidamente.

Se você acompanha os meus textos pode estar se perguntando: como pode o autor fazer uma afirmação desta se li em um de seus livros que “levam-se muitos anos para fazer sucesso do dia para a noite”. Não estaria ele diante de uma implacável contradição? Não necessariamente. Na verdade, a leitura deste artigo irá revelar que as duas questões acima são, a rigor, complementares e não antagônicas.

“Aquele que conhece os outros é sábio, aquele que conhece a si mesmo é iluminado”.

Tão Te King (Lao Tse).

Mas a questão é: seria mesmo possível alcançar o sucesso em tão pouco tempo? Sim, de fato é possível e eu espero que você possa recorrer às dicas que darei a seguir para otimizar sua performance e, também, ajudá-lo a alcançar o topo mais rapidamente. Perceba que o fato de ser apenas cinco minutos não quer dizer que basta fazer um pequeno esforço uma única vez que o sucesso estará garantido. Eu também não disse que não haverá necessidade de dedicação rigorosa e contínua. Precisamos lembrar que o sucesso é fruto de disciplina, foco, perseverança, atitude, trabalho, ações perenes e por aí vai.

Quero dizer é que você chegará mais rapidamente ao topo se for capaz de dedicar cinco minutos em cada etapa do seu dia. Vamos admitir que uma jornada possa ser dividida em quatro etapas: a primeira ao amanhecer, logo após você levanta-se da cama; a segunda no intervalo do almoço; a terceira ao findar do dia de trabalho; e a quarta e última etapa antes de você ir para a cama. Agindo assim, você terá o total de vinte minutos diários para se dedicar ao sucesso. E, o que fazer com esse tempo? Invista em você lendo bons livros, revistas e jornais.

“Se eu escuto eu esqueço, se eu vejo eu me lembro, mas se eu faço eu entendo”.

Confucius

Mesmo para uma pessoa que não tem o hábito da leitura, será possível conquistar grandes avanços com essa técnica. Primeiro, a pessoa deve escolher um assunto de seu interesse, depois optar por um livro com menos de cem páginas, então se assegure de que tenha escolhido um livro em que a fonte e o espaçamento não sejam muito pequenos. Por último, mantenha-se fiel ao foco: certifique-se de que os vinte minutos diários serão, verdadeiramente, dedicados à leitura. Não permita que nada o distraia!

Caso você não seja um leitor ativo, não se preocupe, pois é provável que nos primeiros dias você terá um progresso lento, o que significa ler umas poucas páginas. Mas, ao final de uma quinzena, você provavelmente estará lendo umas cinco páginas. Lembre-se: a prática faz a perfeição! Daí para frente é só uma questão de disciplina, pois cinco páginas ao dia significam trinta e cinco por semana e, conseqüentemente, mais de cem páginas lidas a cada trinta dias. Ou seja: um livro ao mês ou doze livros em um ano ou cento e vinte livros em dez anos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

“Os dias prósperos não vêm por acaso; nascem de muita fadiga e persistência”

Henry Ford

Caso você não aja assim, daqui a dez anos você terá, provavelmente, lido muito pouco ou nada. Mas, caso venha a adotar essa técnica, você poderá colher muitos frutos. Terá mais cultura, um emprego melhor, ganhará mais dinheiro, conquistará novos amigos, dará importantes incentivos aos filhos, terá uma qualidade de vida melhor e, provavelmente, será mais feliz.

Agora que você se deu conta do quanto cinco minutos podem mudar a sua vida para melhor, recorra ao mesmo raciocínio para capitalizar ainda mais o seu sucesso. Passe a dedicar cinco minutos diários para ajudar as pessoas a conseguirem o que elas mais desejam. Se você é empregado de uma empresa, o que o seu patrão mais deseja? Suponho que lucrar deve ser um de seus objetivos. Daí, além de fazer o seu trabalho com maestria você pode ajudá-lo a conseguir o que deseja dando a ele mais cinco minutos de seu tempo. Procure chegar todos os dias cinco minutos antes do início do seu trabalho, volte do almoço cinco minutos antes do tempo previsto e, finalmente, não tenha tanta pressa de encerrar a sua jornada de trabalho: saia sempre cinco minutos depois de seu horário.

“Nas grandes batalhas da vida, o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer”.

Ganhdi

Que diferença isso faz? Muitas! Vamos imaginar que você fosse o dono da empresa e desejasse promover um entre três funcionários que exercem a mesma função. Vamos admitir que todos tenham desempenho e comportamento semelhante. Porém, um deles, vez por outra, falta ao trabalho, o outro chega atrasado regularmente e sempre que dá hora de encerrar o trabalho ninguém o encontra mais na empresa. Porém, há um que nunca falta e se apresenta todos os dias – faça chuva ou faça sol – religiosamente cinco minutos mais cedo. Além disso, ele sempre retorna antes de encerrar o seu horário de descanso do almoço e também, é sempre o último a sair. É o único a se preocupar em desliga os equipamentos e apaga as luzes.

“Ajude as pessoas a conseguirem o que elas mais desejam e conquistará tudo que quiser na vida”.

Qual deles você escolheria para ser promovido? Acho que você optaria pelo que mais se dedica ao trabalho, não é mesmo? Isso é apenas mais um pequeno exemplo do que cinco minutos bem aproveitados podem fazer de diferente em sua vida. “Ajude as pessoas a conseguirem o que elas mais desejam e conquistará tudo que quiser na vida”.

Pense nisso e boa semana,

Evaldo Costa

Escritor, Consultor, Conferencista e Professor.

Autor dos livros: “Alavancando resultados através da gestão da qualidade”, “Como Garantir Três Vendas Extras Por Dia” e co-autor do livro “Gigantes das Vendas”- www.evaldocosta.com.br. E-mail: evaldocosta@evaldocosta.com.br.


Publicado por: evaldocosta

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola