Case: Uma ferramenta de gestão
Case: Uma ferramenta de gestão, o espírito empreendedor, o estudo de caso, a gestão de uma empresa, o bom gestor, conhecimento da ciência da administração, decisão diante de situações novas.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
O espírito empreendedor tende a ser mais importante que os gerenciais na era do conhecimento, como comprovam especialistas e cases apresentados na ExpoManagement, realizado em São Paulo, nos dez anos de existência da Revista HSM Management. O estudo de caso é a melhor ferramenta para que futuros executivos aprendam a tomar decisões, como relata Ivan Pinto, coordenador da Central de Cases ESPM, na exposição.
A gestão de uma empresa, tanto em seu plano mais geral, ligado à implementação de sua missão, como no das estratégias que visam alcançar os objetivos decorrentes da missão, requer conhecimentos que se adquirem pelo estudo, pela análise e pela reflexão. As soluções para que as questões que os empreendedores e gestores são compelidos a enfrentar no curso de suas atividades, não decorrem de fórmulas precisas, como na matemática.
Os gestores empresariais têm de conviver com seus pares – imenso problema em si mesmo – num mundo de árdua competição profissional e de tantas especializações vitais para o êxito empresarial. Na ausência de fórmulas, sucedem-se as divergências quanto à decisão a ser tomada e vence nem sempre a mais correta – o que quer que isso seja – mas a mais convincente ou conveniente.
O bom gestor precisa ter, sim, um bom conhecimento da ciência da administração e de qualquer que seja sua especialidade. Além disso, deve possuir outras habilidades: a de liderança; a de saber enriquecer suas convicções em debates com grupos de colegas; a de saber convencer o grupo – ou seus superiores hierárquicos – da validade de suas propostas.
O Método do Caso consiste na discussão em reuniões de casos realmente vividos por empresas e instituições, mesmo que se alterem, por segurança e privacidade, dados numéricos e nomes, mantendo sempre a essência da questão a ser decidida. O Case pode ser tão abrangente quanto à própria estratégia empresarial ou restrita a algum aspecto de suas estratégias, como de marketing, finanças, gestão de pessoas, tecnologia de informação, cadeia de fornecimento e comunicação corporativa. É considerado muito eficaz para exercitar os estudos na prática de liderança, trabalho em grupo, decisão diante de situações novas.
Este método não é novo, grandes companhias já o utilizam, mas nem sempre de forma apropriada. O método é originário da Faculdade de Direito de Harvard University, por volta de 1870. È uma mistura de técnica e arte. A técnica está no equacionamento da questão a ser discutida. A arte está na seleção e exposição das circunstâncias que afetaram a decisão sobre a questão retratada.
As decisões empresariais não são tomadas por um computador. Envolvem a interação de pessoas, cada uma com seus objetivos e limitações. Devem levar em conta um ambiente externo por vezes complexo e um cenário competitivo. Freqüentemente, as informações disponíveis são incompletas, mas, apesar disso, é preciso decidir com rapidez. É essa antecipação da realidade da vida empresarial que torna útil o Método do Caso para os gestores.
Amazildo de Medeiros – Analista Organizacional
Matéria Técnica Resumo/Resenha
Fonte: Revista HSM Management – 60 – Janeiro-Fevereiro 2007
Publicado por: Amazildo de Medeiros
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