Business Intelligence em seu aspecto empresarial
Breve estudo sobre o conceito de Business IntelligenceO texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
Resumo
BI é um conceito empresarial não tangível que tem como principal função a coleta e análise de dados, que possam ser usados pelos gerentes da organização nas tomadas de decisões da própria empresa. As informações podem vir de dentro da empresa, como por exemplo, a o aumento do salário mínimo dos funcionários ou alguma maquina ter que ser reparada ou substituída, ou questões foras dos parâmetros da empresa, como por exemplo, a queda da Bolsa de Valores ou algum evento que irá acontecer que podem aumentar ou diminuir a venda de algum produto feito pela empresa.
Introdução
O termo BI foi concedido na década de 80 pelo Gartner Group, uma empresa de consultoria fundada em 1979. Ele tem várias definições por parte dos especialistas, mas é um assunto que vem se tornando parte do cotidiano das grandes corporações do mundo globalizado cada vez mais competitivo, onde as empresas disputam cliente a cliente.
O intuito geral de uma empresa ou organização que adquiri a tecnologia Business Intelligence seria melhorar o desempenho de processamento de análise de informações, e também o acesso à dados da empresa. As informações geradas pelo sistema de BI são extraídas de múltiplas fontes de dados, transformando tais dados em informações úteis para a organização.
A ideia básica de um sistema de BI consiste em utilizar informações vindas de sistemas ERP, CRM, de departamentos internos da empresa e de fontes externas como notícias ou Internet, tratar e processar estes dados e armazena-los em um único banco de dados. Após serem armazenadas estas informações ficam disponíveis em DataWarehouses (Armazém de dados) ou DataMarts para consultas que visam embasar a tomada de decisão dos executivos da empresa. Em geral, o sistema de informação tem como foco, o armazenamento de dados e processamento, que auxiliam o setor operacional das empresas a executar seus processos diários como calcular folhas de pagamentos, registrar vendas, e registrar dados pessoais de funcionários e cliente.
Desenvolvimento
São apresentadas as seguintes seções para o desenvolvimento do artigo.
Conceito
B.I., vai além da gestão empresarial pois esse sistema não só usa os dados da empresa, mas como também de concorrência de clientes, fornecedores e fatores sociais, político e econômico. Ele visa integrar fluxos de gestão de processos, geralmente estão ligados ao S. I. G. E. (Sistema Integrado de Gestão Empresarial) da empresa para que possa ser usado o SAD e o SAE, que o são os sistemas de apoio de à decisão. B.I. tem como principal função, transformação de dados em informações depois de serem analisadas ou inseridas na empresa. Após a informação ser analisada ela pode ser usada como vantagem competitiva para organização.
Segundo Tyson (1997), “Business Intelligence é um processo que envolve a coleta, análise e validação de informações sobre concorrentes, clientes, fornecedores, candidatos potenciais à aquisição, candidatos à joint-venture e alianças estratégicas. Inclui também eventos econômicos, reguladores e políticos que tenham impacto sobre os negócios da empresa. O processo de BI analisa e valida todas essas informações e as transforma em conhecimento estratégico”
Aplicação
O problema
De acordo com a leitura feita no estudo de um caso; Toyota motor Sales USA (uma distribuidora subsidiaria, de veículos, da Toyota) compra os veículos na fábrica do Japão e os vende para revendedores dos EUA. Um veículo de médio porte custa US80 (oitenta dólares) para cada 10 dias em transito. Isso acabava por custar de 144 a 160 milhões de dólares da empresa por ano, um valor bem alto. No final dos anos 90, a empresa enfrentou problemas cada vez maiores na sua cadeia de fornecimento, e os seus custos para armazenar carros se elevaram. E com a dificuldade de fornecer carros para os revendedores a tempo resultou em clientes infelizes, que compravam carros dos concorrentes, como a Honda.
A gerência usava computadores que geravam centenas relatórios e dados sem direção. E não tinha a capacidade de usar esses dados e relatórios, estrategicamente. Além disso, os departamentos internos geralmente não tinham sucesso em compartilhar informações ou o faziam muito devagar. Relatórios acionáveis eram comumente produzidos tarde demais. Por isso a gerência não era capaz de tomar decisões em tempo hábil.
Solução
Barbara Copper, a nova Chief Information Officer (CIO), ela procurou saber qual era os problemas exatos. Descobriu-se que seria necessário um novo Data Warehouse(armazém de dados) e uma ferramenta de software para que poderia ser feito o processamento, a exploração e a manipulação de dados precisos em tempo real. Porém alguns erros humanos ainda continuavam a acontecer, exemplo dados duplicados e analises errôneas. Era um conceito correto, mas com tecnologia errada dos fornecedores errados. Em 2000, a Toyota mudou tecnologia para a Business Intelligence da Hyperion, foi criado um novo sistema. Nele também incluía o recurso de Dashboard, que permite que os executivos vejam as áreas que merecem atenção em suas unidades de negócio e investiguem mais para identificar os problemas com exatidão e em tempo real.
Resultado
A presença de uma tecnologia como essa, em uma empresa, é de longe uma enorme vantagem, além de proporcionar rapidez em informações, possibilita vantagens no sentido de resolver problemas, pois vai auxiliar nas tomadas de decisões, dentre outras vantagens e a cada dia que passa mais benefícios são implementadas ao B. I..
No caso da empresa Toyota motor Sales houve uma grande diferença ao ter implantado a tecnologia, dentro de poucos dias o sistema começou a apresentar resultados bem satisfatórios, como por exemplo, um erro que lhes custavam quase U$ 800.00, onde a empresa era cobrada duas vezes por um envio especial de trem. No geral, a Toyota USA conseguiu aumentar o volume de carros que negociava em 40% enquanto quem houve apenas 3% de aumento de funcionários.
De acordo com Carlos Alberto Lorenzi Lima (2011) “ Um estudo independente realizado pela IDC Inc. acerca da justificação do gerenciamento de desempenho de negócios e sistemas de BI indica que a Toyota alcançou um retorno de 506% sobre o investimento em BI. (O retorno de investimento médio para as 43 outras empresas citadas pela Fortune 500, que participaram do estudo, foi de 112%)”
Conclusão
Nesse artigo foi apresentado a ideologia do sistema de Business Intellegence e uma clara aplicação do mesmo . Foi esclarecido a importância dessa tecnologia e a vantagem em obter o mesmo. É um assunto de muita importância, pois a cada dia, novos atributos são desenvolvidos para melhoria do BI, principalmente com o constante avanço tecnológico, melhorando assim o desempenho do mesmo dentro das empresas.
Referências
Millyc89, Aplicação de B I. Disponível em:
Marco Garcia, BI – Uso e Benefícios. Disponível em:
Vanessa Noronha, B I-Conjunto de softwares que ajudam em decisões estratégicas. Disponível em:
FMP, B I. Disponível em:
Carlos Alberto Lorenzi Lima, Estudo do Caso 0 Toyota USA. Disponível em:
Publicado por: Kleber de Andrade Silva moura
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