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Business Intelligence em seu aspecto empresarial

Breve estudo sobre o conceito de Business Intelligence

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.

Resumo

BI é um conceito empresarial não tangível que tem como principal função a coleta e análise de dados, que possam ser usados pelos gerentes da organização nas tomadas de decisões da própria empresa. As informações podem vir de dentro da empresa, como por exemplo, a o aumento do salário mínimo dos funcionários ou alguma maquina ter que ser reparada ou substituída, ou questões foras dos parâmetros da empresa, como por exemplo, a queda da Bolsa de Valores ou algum evento que irá acontecer que podem aumentar ou diminuir a venda de algum produto feito pela empresa.

Introdução

O termo BI foi concedido na década de 80 pelo Gartner Group, uma empresa de consultoria fundada em 1979. Ele tem várias definições por parte dos especialistas, mas é um assunto que vem se tornando parte do cotidiano das grandes corporações do mundo globalizado cada vez mais competitivo, onde as empresas disputam cliente a cliente.

O intuito geral de uma empresa ou organização que adquiri a tecnologia Business Intelligence seria melhorar o desempenho de processamento de análise de informações, e também o acesso à dados da empresa. As informações geradas pelo sistema de BI são extraídas de múltiplas fontes de dados, transformando tais dados em informações úteis para a organização.

A ideia básica de um sistema de BI consiste em utilizar informações vindas de sistemas ERP, CRM, de departamentos internos da empresa e de fontes externas como notícias ou Internet, tratar e processar estes dados e armazena-los em um único banco de dados. Após serem armazenadas estas informações ficam disponíveis em DataWarehouses (Armazém de dados) ou DataMarts para consultas que visam embasar a tomada de decisão dos executivos da empresa. Em geral, o sistema de informação tem como foco, o armazenamento de dados e processamento, que auxiliam o setor operacional das empresas a executar seus processos diários como calcular folhas de pagamentos, registrar vendas, e registrar dados pessoais de funcionários e cliente.

Desenvolvimento

São apresentadas as seguintes seções para o desenvolvimento do artigo.

Conceito

B.I., vai além da gestão empresarial pois esse sistema não só usa os dados da empresa, mas como também de concorrência de clientes, fornecedores e fatores sociais, político e econômico. Ele visa integrar fluxos de gestão de processos, geralmente estão ligados ao S. I. G. E. (Sistema Integrado de Gestão Empresarial) da empresa para que possa ser usado o SAD e o SAE, que o são os sistemas de apoio de à decisão. B.I. tem como principal função, transformação de dados em informações depois de serem analisadas ou inseridas na empresa. Após a informação ser analisada ela pode ser usada como vantagem competitiva para organização.

Segundo Tyson (1997), “Business Intelligence é um processo que envolve a coleta, análise e validação de informações sobre concorrentes, clientes, fornecedores, candidatos potenciais à aquisição, candidatos à joint-venture e alianças estratégicas. Inclui também eventos econômicos, reguladores e políticos que tenham impacto sobre os negócios da empresa. O processo de BI analisa e valida todas essas informações e as transforma em conhecimento estratégico”

Aplicação

O problema

De acordo com a leitura feita no estudo de um caso; Toyota motor Sales USA (uma distribuidora subsidiaria, de veículos, da Toyota) compra os veículos na fábrica do Japão e os vende para revendedores dos EUA. Um veículo de médio porte custa US80 (oitenta dólares) para cada 10 dias em transito. Isso acabava por custar de 144 a 160 milhões de dólares da empresa por ano, um valor bem alto. No final dos anos 90, a empresa enfrentou problemas cada vez maiores na sua cadeia de fornecimento, e os seus custos para armazenar carros se elevaram. E com a dificuldade de fornecer carros para os revendedores a tempo resultou em clientes infelizes, que compravam carros dos concorrentes, como a Honda.

A gerência usava computadores que geravam centenas relatórios e dados sem direção. E não tinha a capacidade de usar esses dados e relatórios, estrategicamente. Além disso, os departamentos internos geralmente não tinham sucesso em compartilhar informações ou o faziam muito devagar. Relatórios acionáveis eram comumente produzidos tarde demais. Por isso a gerência não era capaz de tomar decisões em tempo hábil.

Solução

Barbara Copper, a nova Chief Information Officer (CIO), ela procurou saber qual era os problemas exatos. Descobriu-se que seria necessário um novo Data Warehouse(armazém de dados) e uma ferramenta de software para que poderia ser feito o processamento, a exploração e a manipulação de dados precisos em tempo real. Porém alguns erros humanos ainda continuavam a acontecer, exemplo dados duplicados e analises errôneas. Era um conceito correto, mas com tecnologia errada dos fornecedores errados. Em 2000, a Toyota mudou tecnologia para a Business Intelligence da Hyperion, foi criado um novo sistema. Nele também incluía o recurso de Dashboard, que permite que os executivos vejam as áreas que merecem atenção em suas unidades de negócio e investiguem mais para identificar os problemas com exatidão e em tempo real.

Resultado

A presença de uma tecnologia como essa, em uma empresa, é de longe uma enorme vantagem, além de proporcionar rapidez em informações, possibilita vantagens no sentido de resolver problemas, pois vai auxiliar nas tomadas de decisões, dentre outras vantagens e a cada dia que passa mais benefícios são implementadas ao B. I..

No caso da empresa Toyota motor Sales houve uma grande diferença ao ter implantado a tecnologia, dentro de poucos dias o sistema começou a apresentar resultados bem satisfatórios, como por exemplo, um erro que lhes custavam quase U$ 800.00, onde a empresa era cobrada duas vezes por um envio especial de trem. No geral, a Toyota USA conseguiu aumentar o volume de carros que negociava em 40% enquanto quem houve apenas 3% de aumento de funcionários.

De acordo com Carlos Alberto Lorenzi Lima (2011) “ Um estudo independente realizado pela IDC Inc. acerca da justificação do gerenciamento de desempenho de negócios e sistemas de BI indica que a Toyota alcançou um retorno de 506% sobre o investimento em BI. (O retorno de investimento médio para as 43 outras empresas citadas pela Fortune 500, que participaram do estudo, foi de 112%)”

Conclusão

Nesse artigo foi apresentado a ideologia do sistema de Business Intellegence e uma clara aplicação do mesmo . Foi esclarecido a importância dessa tecnologia e a vantagem em obter o mesmo. É um assunto de muita importância, pois a cada dia, novos atributos são desenvolvidos para melhoria do BI, principalmente com o constante avanço tecnológico, melhorando assim o desempenho do mesmo dentro das empresas.

Referências

Millyc89, Aplicação de B I. Disponível em:

Marco Garcia, BI – Uso e Benefícios. Disponível em:

Vanessa Noronha, B I-Conjunto de softwares que ajudam em decisões estratégicas. Disponível em:

FMP, B I. Disponível em:

Carlos Alberto Lorenzi Lima, Estudo do Caso 0 Toyota USA. Disponível em:


Publicado por: Kleber de Andrade Silva moura

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