Análise de Swot
Análise de Swot, Cenário Interno, Forças, Fraquezas, Cenário Externo, Oportunidades, Ameaças, Ocorrências que estão no controle da organização, Ocorrências que estão fora de controle da organização.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
A análise de Swot é uma ferramenta largamente utilizada para avaliar empresas, projetos, produtos, equipes, concorrentes e outros. Em organizações privadas utiliza-se bastante esse tipo de análise, pois permite avaliar com precisão as forças e fraquezas e ainda as oportunidades e ameaças. Deve ser aplicada por uma equipe de pessoas capacitadas, que sejam analíticas e específicas em suas previsões, que avaliem de maneira sistêmica e abrangente os fatores externos à organização e que revelem de modo verdadeiro todos os pontos fracos da empresa, de maneira que possam ser conhecidos e trabalhados por toda a equipe.
Considera-se cenário interno, as forças e as fraquezas de uma empresa, pois podem ser direcionadas e modificadas de acordo com a necessidade prevista pela própria empresa, ou melhor, é diretamente controlado internamente, pois são determinados de acordo com os planos de ação e execução da empresa. Em contrapartida, consideram-se cenário externo as oportunidades e ameaças, pois estes não são controlados e nem previstos com exatidão pelas organizações. As oportunidades e ameaças surgem como um feedback do próprio mercado. Apesar de não serem controlados pela empresa, os cenários externos devem ser fortemente conhecidos para que sejam esperados pelas empresas, para que não sejam pegas “de surpresa”. É importante conhecer detalhadamente cada parte do cenário interno e externo. Para isso:
Cenário interno:
Forças: São atividades, produtos ou serviços que são destaques na empresa. É o “carro-chefe” da organização, o que a faz conhecida e reconhecida. São considerados forças: controle de qualidade, padronização de recursos, equipamentos de última geração, funcionários qualificados, demanda de produtos ou serviços, flexibilidade em negociações, líderes compromissados, etc.
Fraquezas: Oposto das forças, tudo o que a empresa “deixa a desejar” e que deve ser melhorado. Podem ser: Custo final elevado, fragilidade no atendimento, alto grau de insatisfação em determinado produto ou serviço, alto índice de devolução de mercadorias, alto índice de mercadorias danificadas, etc.
Cenário externo:
Oportunidades: São todos os fatores que estão fora de controle da empresa que podem trazer modificações satisfatórias à mesma. São oportunidades: Valorização de um produto ou serviço, economia em alta, abertura de novos setores próximos à empresa, incentivos fiscais, alterações na legislação favoráveis à atividade exercida pela empresa, etc.
Ameaças: São todos os fatores que podem afetar a organização de maneira negativa. São ameaças: Abertura de novos concorrentes, produtos similares com o valor final mais barato, diminuição da demanda por um produto ou serviço, grande quantidade de produtos estocados, desvalorização de um produto ou serviço, instabilidades no mercado financeiro, etc.
A partir da análise, a organização consegue: reorganizar suas metas para que seus pontos fortes sejam valorizados e seus pontos fracos sejam trabalhados, aproveitar as oportunidades de maneira a melhorar o desempenho da empresa e sua atuação no mercado, trabalhar de maneira que as ameaças sejam previstas e que não prejudique fortemente sua atuação e ainda planejar novos métodos de trabalho visando sempre o crescimento organizacional.
A Análise de Swot além de identificar os pontos positivos e negativos que modificam o cenário empresarial, pode ainda estimular o trabalho em equipe fazendo com que a instituição trabalhe ainda mais em coletividade. É importante lembrar que os fatores externos podem influenciar de maneira positiva ou não todas as empresas que atuam em um mesmo segmento de produto ou serviço, sendo que assim, podem de igual maneira beneficiar-se ou não.
Considera-se cenário interno, as forças e as fraquezas de uma empresa, pois podem ser direcionadas e modificadas de acordo com a necessidade prevista pela própria empresa, ou melhor, é diretamente controlado internamente, pois são determinados de acordo com os planos de ação e execução da empresa. Em contrapartida, consideram-se cenário externo as oportunidades e ameaças, pois estes não são controlados e nem previstos com exatidão pelas organizações. As oportunidades e ameaças surgem como um feedback do próprio mercado. Apesar de não serem controlados pela empresa, os cenários externos devem ser fortemente conhecidos para que sejam esperados pelas empresas, para que não sejam pegas “de surpresa”. É importante conhecer detalhadamente cada parte do cenário interno e externo. Para isso:
Cenário interno:
Forças: São atividades, produtos ou serviços que são destaques na empresa. É o “carro-chefe” da organização, o que a faz conhecida e reconhecida. São considerados forças: controle de qualidade, padronização de recursos, equipamentos de última geração, funcionários qualificados, demanda de produtos ou serviços, flexibilidade em negociações, líderes compromissados, etc.
Fraquezas: Oposto das forças, tudo o que a empresa “deixa a desejar” e que deve ser melhorado. Podem ser: Custo final elevado, fragilidade no atendimento, alto grau de insatisfação em determinado produto ou serviço, alto índice de devolução de mercadorias, alto índice de mercadorias danificadas, etc.
Cenário externo:
Oportunidades: São todos os fatores que estão fora de controle da empresa que podem trazer modificações satisfatórias à mesma. São oportunidades: Valorização de um produto ou serviço, economia em alta, abertura de novos setores próximos à empresa, incentivos fiscais, alterações na legislação favoráveis à atividade exercida pela empresa, etc.
Ameaças: São todos os fatores que podem afetar a organização de maneira negativa. São ameaças: Abertura de novos concorrentes, produtos similares com o valor final mais barato, diminuição da demanda por um produto ou serviço, grande quantidade de produtos estocados, desvalorização de um produto ou serviço, instabilidades no mercado financeiro, etc.
A partir da análise, a organização consegue: reorganizar suas metas para que seus pontos fortes sejam valorizados e seus pontos fracos sejam trabalhados, aproveitar as oportunidades de maneira a melhorar o desempenho da empresa e sua atuação no mercado, trabalhar de maneira que as ameaças sejam previstas e que não prejudique fortemente sua atuação e ainda planejar novos métodos de trabalho visando sempre o crescimento organizacional.
A Análise de Swot além de identificar os pontos positivos e negativos que modificam o cenário empresarial, pode ainda estimular o trabalho em equipe fazendo com que a instituição trabalhe ainda mais em coletividade. É importante lembrar que os fatores externos podem influenciar de maneira positiva ou não todas as empresas que atuam em um mesmo segmento de produto ou serviço, sendo que assim, podem de igual maneira beneficiar-se ou não.
Publicado por: Gabriela Cabral da Silva Dantas
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.