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Análise e Objetivos de Um Balanço Patrimonial

Breve resumo e análise de um balanço patrimonial.

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Qual o Principal Objetivo do Balanço Patrimonial Para Uma Empresa? Como Calcular o Índice Market-to-Book? O Que Indica a Capitalização de Mercado de Uma Empresa? Qual a Diferença Entre o Valor de Mercado e o Valor Contábil?

O Balanço Patrimonial é um documento que demonstra de maneira clara e precisa a situação financeira de uma empresa, em um determinado momento. Para essa demonstração, devem ser considerados todos os Ativos e os Passivos de um negócio; ou seja, seus Bens, suas Dívidas e os Lucros. Tem por objetivo evidenciar a posição patrimonial e financeira numa determinada data, por meio dos ativos, passivos e patrimônio líquido. Nesse contexto, é válido enfatizar alguns conceitos essenciais a nossas futuras discussões:

  • Valor Contábil de Um Ativo: Nos é fornecido pela subtração do custo de aquisição pela depreciação acumulada
  • Fundo de Comércio: Na aquisição de outra empresa, valor pago pela outra empresa menos o valor contábil dos seus ativos.
  • Capital de Giro Líquido: Diferença entre ativo circulante e passivo cir
  • Valor Contábil do Patrimônio Líquido: Diferença entre os ativos e passivos de uma empresa.
  • Capitalização de Mercado da Empresa: O valor de mercado total das ações de uma empresa é determinado pela multiplicação do preço de mercado por ação e o número de ações.

Alguns valores apresentados no Balanço Patrimonial não são considerados como boas estimativas para determinar o seu real valor. O patrimônio líquido, por exemplo, é considerado como um valor aproximado do valor de liquidação da empresa (valor residual dos ativos vendidos e dos passivos pagos). Por meio dos valores contábeis é possível obter outros dados para avaliar o seu valor, sua alavancagem e as necessidades monetárias no curto prazo, tais como calcular o Índice Market-to-Book ou Price/Book. Ele nos é fornecido pela divisão da capitalização de mercado pelo valor contábil do patrimônio dos sócios:

Valor de Mercado do Patrimônio Líquido / Valor Contábil do Patrimônio Líquido

Trata-se de um índice muito utilizado pelos analistas financeiros de uma organização e, conforme SANT’ANNA et al (2015), ele indica como o mercado está valorizando a empresa em relação aos seus dados contábeis”. Quando o valor dessa razão for maior do que 1 (um) significa que o mercado valoriza determinada empresa mais do que está registrado/calculado nos seus livros e/ou relatórios contábeis, ou seja, o valor dos ativos da empresa, quando colocados em uso, supera o custo histórico. Assim, o mercado está reconhecendo algo que não está sendo registrado/captado pela contabilidade (ou que está sendo feito apenas parcialmente) ([1]).

Quando o resultado da razão for menor que 1 (um) significa que o mercado valoriza determinada empresa por menos do que está registrado em seus livros contábeis, ou seja, o mercado não está reconhecendo, total ou parcialmente, valores que a contabilidade está registrando em seus livros.

Índice Capital de Terceiros / Capital Próprio

Esse quociente determina a alavancagem da empresa ou até que ponto a ela precisa de fontes de terceiros como financiamento. Esse índice é calculado pelo resultado da razão entre o valor da dívida total de curto e longo prazo pelo patrimônio líquido total e pode ser calculado utilizando valores contábeis ou valores de mercado:

Dívida Total / Patrimônio Líquido Total

O índice de capital de terceiros/ capital próprio não é especificamente útil devido à dificuldade de interpretação do valor contábil, porém serve de comparativo do valor da dívida da empresa com o valor de mercado de seu patrimônio líquido ([2]).

Valor da Empresa

A capitalização de mercado de uma empresa indica o valor de mercado de seu patrimônio líquido ou valor que sobra após a empresa ter honrado suas dívidas. Podemos calcular o valor da empresa da seguinte forma:

Valor da empresa = Valor de mercado do patrimônio líquido + dívidas – Caixa

Complementa-se que os credores sempre realizam a comparação do ativo e passivo circulante de uma empresa para realizar a avaliação se a empresa possui capital de giro para honrar suas dívidas no curto prazo. Outros indicadores são utilizados para tomada de decisão, conforme elencados abaixo:

  • Retorno Sobre as Vendas (ROS): Lucro antes dos juros e do Imposto de Renda (LAJIR/EBIT) / Vendas
  • Retorno Sobre os Ativos (ROA): Lucro antes dos juros e do Imposto de Renda (LAJIR/EBIT) / Média total de ativos
  • Retorno sobre Patrimônio: Lucro líquido/ Patrimônio Líquido (ROE)
  • Capitalização: O valor de mercado total das ações de uma empresa é determinado pela multiplicação do preço de mercado por ação e o número de ações.

Giro de Ativos

  • Giro de Contas a Receber: Vendas/Média de contas a receber
  • Giro de Estoques: Custo de produtos vendidos/ média de estoques
  • Giro de Ativos: Vendas/ média total de ativos

Endividamento (Alavancagem Financeira)

  • Endividamento: Endividamento total/ ativos totais
  • Cobertura de Juros: Lucro antes dos juros e do Imposto de Renda (LAJIR/EB

Liquidez

  • Corrente: Ativo circulante / Passivo circulante
  • Seca: Caixa + Contas a receber/ Passivo circulante

Valor de Mercado

  • Preço / Lucro: Preço por ação/ Lucro por ação
  • Preço da Ação / Valor: Preço por ação/ Valor contábil por ação contábil

Valor de Mercado e Valor Contábil

Chama-se “Valores Contábeis” aqueles valores do Ativo e do Patrimônio Líquido. O valor contábil por ação de uma empresa é determinado pela razão entre valor do patrimônio líquido pelo número de ações ordinárias em circulação. Entretanto, os motivos que determinam que o preço de mercado das ações de uma empresa nem sempre sejam iguais ao valor contábil é devido a este último não incluir todos os ativos e passivos da empresa; e os ativos e passivos do balanço patrimonial são, em sua maioria, avaliados pelo custo de custo de aquisição original (custo histórico) menos a depreciação, e não os valores presentes de mercado ([3]).

Para esses autores, o Balanço Patrimonial muitas vezes omite alguns ativos econômicos, tais como reputação empresarial, know-how em pesquisas e desenvolvimento e treinamento de força de trabalho; e quando registram alguns ativos intangíveis realiza por meio do custo de aquisição. Entretanto, existem formas de mensuração baseado no valor de mercado, por meio da reavaliação a ajuste de mercado.

Referências

([1]SANT’ANNA, D. P. de, LOUZADA, L. Claudio, QUEIROZ, E. e FERREIRA, B. P. (2015) “Valor de Mercado e Valor Contábil e Sua Relação Com os Resultados Anormais no Mercado de Capitais no Brasil”, Revista de Contabilidade e Organizações, 9(23), p. 3-13

([2]BERK, Jonathan e DeMarzo Peter. Finanças Empresariais: Essencial. Bookman Editora – 2009

([3]BODIE, Zvi e MERTON, Robert C. “Finanças” (2ª Ed.) Editora Bookman, São Paulo, 2002

 

JULIO CESAR S. SANTOS

Professor, Jornalista e Palestrante. Articulista de importantes Jornais no RJ, autor de vários livros sobre Estratégias de Marketing, Promoção, Merchandising, Recursos Humanos, Qualidade no Atendimento ao Cliente e Liderança. Por mais de 30 anos treinou equipes de Atendentes, Supervisores e Gerentes de Vendas, Marketing e Administração em empresas multinacionais de bens de consumo e de serviços. Elaborou o curso de Pós-Graduação em “Gestão Empresarial” e atualmente é Diretor Acadêmico do Polo Educacional do Méier e da Associação Brasileira de Jornalismo e Comunicação (ABRICOM). Mestre em Gestão Empresarial e especialista em Marketing Estratégico


Publicado por: JULIO CESAR DE SOUZA SANTOS

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