Análise e Objetivos de Um Balanço Patrimonial
Breve resumo e análise de um balanço patrimonial.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
Qual o Principal Objetivo do Balanço Patrimonial Para Uma Empresa? Como Calcular o Índice Market-to-Book? O Que Indica a Capitalização de Mercado de Uma Empresa? Qual a Diferença Entre o Valor de Mercado e o Valor Contábil?
O Balanço Patrimonial é um documento que demonstra de maneira clara e precisa a situação financeira de uma empresa, em um determinado momento. Para essa demonstração, devem ser considerados todos os Ativos e os Passivos de um negócio; ou seja, seus Bens, suas Dívidas e os Lucros. Tem por objetivo evidenciar a posição patrimonial e financeira numa determinada data, por meio dos ativos, passivos e patrimônio líquido. Nesse contexto, é válido enfatizar alguns conceitos essenciais a nossas futuras discussões:
- Valor Contábil de Um Ativo: Nos é fornecido pela subtração do custo de aquisição pela depreciação acumulada
- Fundo de Comércio: Na aquisição de outra empresa, valor pago pela outra empresa menos o valor contábil dos seus ativos.
- Capital de Giro Líquido: Diferença entre ativo circulante e passivo cir
- Valor Contábil do Patrimônio Líquido: Diferença entre os ativos e passivos de uma empresa.
- Capitalização de Mercado da Empresa: O valor de mercado total das ações de uma empresa é determinado pela multiplicação do preço de mercado por ação e o número de ações.
Alguns valores apresentados no Balanço Patrimonial não são considerados como boas estimativas para determinar o seu real valor. O patrimônio líquido, por exemplo, é considerado como um valor aproximado do valor de liquidação da empresa (valor residual dos ativos vendidos e dos passivos pagos). Por meio dos valores contábeis é possível obter outros dados para avaliar o seu valor, sua alavancagem e as necessidades monetárias no curto prazo, tais como calcular o Índice Market-to-Book ou Price/Book. Ele nos é fornecido pela divisão da capitalização de mercado pelo valor contábil do patrimônio dos sócios:
Valor de Mercado do Patrimônio Líquido / Valor Contábil do Patrimônio Líquido
Trata-se de um índice muito utilizado pelos analistas financeiros de uma organização e, conforme SANT’ANNA et al (2015), ele indica como o mercado está valorizando a empresa em relação aos seus dados contábeis”. Quando o valor dessa razão for maior do que 1 (um) significa que o mercado valoriza determinada empresa mais do que está registrado/calculado nos seus livros e/ou relatórios contábeis, ou seja, o valor dos ativos da empresa, quando colocados em uso, supera o custo histórico. Assim, o mercado está reconhecendo algo que não está sendo registrado/captado pela contabilidade (ou que está sendo feito apenas parcialmente) ([1]).
Quando o resultado da razão for menor que 1 (um) significa que o mercado valoriza determinada empresa por menos do que está registrado em seus livros contábeis, ou seja, o mercado não está reconhecendo, total ou parcialmente, valores que a contabilidade está registrando em seus livros.
Índice Capital de Terceiros / Capital Próprio
Esse quociente determina a alavancagem da empresa ou até que ponto a ela precisa de fontes de terceiros como financiamento. Esse índice é calculado pelo resultado da razão entre o valor da dívida total de curto e longo prazo pelo patrimônio líquido total e pode ser calculado utilizando valores contábeis ou valores de mercado:
Dívida Total / Patrimônio Líquido Total
O índice de capital de terceiros/ capital próprio não é especificamente útil devido à dificuldade de interpretação do valor contábil, porém serve de comparativo do valor da dívida da empresa com o valor de mercado de seu patrimônio líquido ([2]).
Valor da Empresa
A capitalização de mercado de uma empresa indica o valor de mercado de seu patrimônio líquido ou valor que sobra após a empresa ter honrado suas dívidas. Podemos calcular o valor da empresa da seguinte forma:
Valor da empresa = Valor de mercado do patrimônio líquido + dívidas – Caixa
Complementa-se que os credores sempre realizam a comparação do ativo e passivo circulante de uma empresa para realizar a avaliação se a empresa possui capital de giro para honrar suas dívidas no curto prazo. Outros indicadores são utilizados para tomada de decisão, conforme elencados abaixo:
- Retorno Sobre as Vendas (ROS): Lucro antes dos juros e do Imposto de Renda (LAJIR/EBIT) / Vendas
- Retorno Sobre os Ativos (ROA): Lucro antes dos juros e do Imposto de Renda (LAJIR/EBIT) / Média total de ativos
- Retorno sobre Patrimônio: Lucro líquido/ Patrimônio Líquido (ROE)
- Capitalização: O valor de mercado total das ações de uma empresa é determinado pela multiplicação do preço de mercado por ação e o número de ações.
Giro de Ativos
- Giro de Contas a Receber: Vendas/Média de contas a receber
- Giro de Estoques: Custo de produtos vendidos/ média de estoques
- Giro de Ativos: Vendas/ média total de ativos
Endividamento (Alavancagem Financeira)
- Endividamento: Endividamento total/ ativos totais
- Cobertura de Juros: Lucro antes dos juros e do Imposto de Renda (LAJIR/EB
Liquidez
- Corrente: Ativo circulante / Passivo circulante
- Seca: Caixa + Contas a receber/ Passivo circulante
Valor de Mercado
- Preço / Lucro: Preço por ação/ Lucro por ação
- Preço da Ação / Valor: Preço por ação/ Valor contábil por ação contábil
Valor de Mercado e Valor Contábil
Chama-se “Valores Contábeis” aqueles valores do Ativo e do Patrimônio Líquido. O valor contábil por ação de uma empresa é determinado pela razão entre valor do patrimônio líquido pelo número de ações ordinárias em circulação. Entretanto, os motivos que determinam que o preço de mercado das ações de uma empresa nem sempre sejam iguais ao valor contábil é devido a este último não incluir todos os ativos e passivos da empresa; e os ativos e passivos do balanço patrimonial são, em sua maioria, avaliados pelo custo de custo de aquisição original (custo histórico) menos a depreciação, e não os valores presentes de mercado ([3]).
Para esses autores, o Balanço Patrimonial muitas vezes omite alguns ativos econômicos, tais como reputação empresarial, know-how em pesquisas e desenvolvimento e treinamento de força de trabalho; e quando registram alguns ativos intangíveis realiza por meio do custo de aquisição. Entretanto, existem formas de mensuração baseado no valor de mercado, por meio da reavaliação a ajuste de mercado.
Referências
([1]) SANT’ANNA, D. P. de, LOUZADA, L. Claudio, QUEIROZ, E. e FERREIRA, B. P. (2015) “Valor de Mercado e Valor Contábil e Sua Relação Com os Resultados Anormais no Mercado de Capitais no Brasil”, Revista de Contabilidade e Organizações, 9(23), p. 3-13
([2]) BERK, Jonathan e DeMarzo Peter. Finanças Empresariais: Essencial. Bookman Editora – 2009
([3]) BODIE, Zvi e MERTON, Robert C. “Finanças” (2ª Ed.) Editora Bookman, São Paulo, 2002
JULIO CESAR S. SANTOS
Professor, Jornalista e Palestrante. Articulista de importantes Jornais no RJ, autor de vários livros sobre Estratégias de Marketing, Promoção, Merchandising, Recursos Humanos, Qualidade no Atendimento ao Cliente e Liderança. Por mais de 30 anos treinou equipes de Atendentes, Supervisores e Gerentes de Vendas, Marketing e Administração em empresas multinacionais de bens de consumo e de serviços. Elaborou o curso de Pós-Graduação em “Gestão Empresarial” e atualmente é Diretor Acadêmico do Polo Educacional do Méier e da Associação Brasileira de Jornalismo e Comunicação (ABRICOM). Mestre em Gestão Empresarial e especialista em Marketing Estratégico
Publicado por: JULIO CESAR DE SOUZA SANTOS
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