A inovação é azul
A inovação é azul, marketing dos negócios, O que é um oceano azul?, novo negócio na fronteira com outros setores que tenha custos imbatíveis pela concorrência e represente um salto de faturamento, O que é um oceano vermelho?, mercado extremamente competitO texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
Para entrar definitivamente na era do conhecimento, as empresas terão de estabelecer outro tipo de relação com a inovação. No marketing dos negócios a inovação pode ser um oceano azul ou oceano vermelho, depende como o empresário se posiciona no mercado atualmente.
O que é um oceano azul? É um novo mercado criado por uma empresa. Trata-se de criar um novo negócio na fronteira com outros setores que tenha custos imbatíveis pela concorrência e represente um salto de faturamento. Segundo o coreano Chan Kim, seu criador, este conceito se apóia em três pilares: 1. A idéia deve ser poderosa; 2. Não deve ser orientada pelo cliente, mas inspirada por quem ainda não é cliente; 3. Nunca deve se prender aos limites dos concorrentes, e sim ir além deles.
O que é um oceano vermelho? É um mercado extremamente competitivo, repleto de concorrentes. Trata-se de uma política de mercado em que a empresa permanece inerte diante do cenário competitivo, sem criar algo que o setor ainda não ofereça, nem ampliar algo acima da média do setor, não desafiar dogmas e não apresentar nada inovador que possa ganhar mercado.
O professor de Estratégia e desenvolvimento organizacional da Fundação Dom Cabral, Luiz Augusto Lobão Mendes, definiu o oceano azul, como chave de uma estratégia que deve levar em conta, na análise de valor, atributos que normalmente não são padrão no setor de atividade desenvolvida pela empresa e acrescenta: que a primeira providência a tomar é definir exatamente o mercado que se quer atender.
A inovação transformadora ocorre muito mais rapidamente do que se supõe. Assim, não se dê mais a desculpa de que o empresário precisa de muito tempo e de muito mais recursos à sua disposição para inovar. A inovação transformadora não tem nada a ver com ouvir clientes. Estes devem ser liderados, não seguidos, diz Malcolm Gladwel jornalista britânico e consultor de empresas sobre o tema.
Segundo Kim, o empresário pode criar um oceano azul dentro de um oceano vermelho e citou um exemplo brasileiro: Casas Bahia que, com sua política de crédito aos consumidores mais pobres, criou um oceano azul dentro do oceano vermelho do varejo de móveis e eletrônicos.
Estes dois conceitos são expressões que entraram no vocabulário da gestão no último ano e estão dando o tom da inovação na era do conhecimento.
Amazildo de Medeiros – Analista Organizacional
(Fonte: HSM Management janeiro/fevereiro-2007)
Publicado por: Amazildo de Medeiros
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