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A GESTÃO COMERCIAL DIGITAL: O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NOS NEGÓCIOS

Análise sobre a utilização da inteligência artificial no gerenciamento de negócios, levando-se em consideração as vantagens e os ônus que tal advento tecnológico pode trazer ao negócio.

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RESUMO

Os avanços tecnológicos e o advento da inteligência artificial (IA) tem influenciado significativamente diversos campos teóricos e práticos. A utilização da inteligência artificial pela gestão comercial possibilita a instrumentalização de diversas estratégias voltadas a vendas e ao negócio, o que pode ser visto como um diferencial no mercado para a organização. Em razão disso, este trabalho tem o objetivo de analisar a utilização da IA no gerenciamento de negócios, levando-se em consideração as vantagens e os ônus de sua aplicação. Para tanto, utiliza-se do método dedutivo, com abordagem qualitativa e técnica de pesquisa bibliográfica realizada a partir de publicações, livros e artigos. Como resultado, tem-se que o uso da IA pela gestão comercial é necessário a partir do momento em que busca-se um gerenciamento célere e com maiores chances de sucesso. No caso, a IA fornece vantagens que vão  desde a otimização de tarefas básicas até ao auxílio na tomada de decisões importantes para o negócio, observando o comportamento do consumidor, mas, por sua vez, requer cautela no que diz respeito ao tratamento e segurança de dados.

PALAVRAS-CHAVE: Inteligência Artificial. Gestão Comercial. Gerenciamento.

INTRODUÇÃO

A utilização da Inteligência Artificial tem progredido globalmente e causado várias transformações na interação entre indivíduos, serviços, máquinas e setores industriais. Nesse sentido, a IA influencia diretamente os mais variados campos de conhecimento teórico e prático. No que cerne à gestão comercial, tem-se que a sua aplicação fornece estratégias como o comércio digital e a análise de dados, as quais podem ser favorecidas pelo uso de inteligência artificial. O fato é que a utilização de meios tecnológicos no gerenciamento comercial tem se apresentado como um diferencial competitivo num mercado cada vez mais exigente.

Ante o exposto, este trabalho pretende responder o seguinte problema de pesquisa: A inteligência artificial pode ser utilizada como um diferencial no gerenciamento de um negócio? Esta pergunta merece ser estudada e respondida porque hodiernamente os estudos acerca da utilização de IA (inteligência artificial) nos mais diversos campos de ciência e atividades aplicadas, como no caso da gestão comercial, tem se sobressaltado e qualificado como essenciais à adaptação digital e das novas modalidades de negócios.

Por isso, como objetivo geral se tem: analisar a utilização da inteligência artificial no gerenciamento de negócios, levando-se em consideração as vantagens e os ônus que tal advento tecnológico pode trazer ao negócio.

Ocorre que a fim de concretizar plenamente e de forma segura os objetivos traçados ao neste trabalho, a metodologia é a parte que mais requer atenção. Primordialmente, pode-se ressaltar que quanto à abordagem utilizada neste trabalho, trata-se de pesquisa qualitativa, Ademais, quanto aos seus objetivos, trata-se de pesquisa descritiva; e quanto às fontes, de pesquisa bibliográfica, realizada mediante a técnica de pesquisa da documentação indireta. Ressalta-se que utiliza-se de fontes como livros, artigos, entre outros. Outrossim, quanto ao método, a presente pesquisa desenvolve-se por meio do dedutivo, pois deve-se, partindo da ideia de premissas generalizadas, observar o problema de pesquisa e enfocá-lo mais restritamente mediante o decorrer dos resultados afim de comprovar a veracidade das premissas levantadas e garantir conclusões sólidas que se aproximem cada vez mais da realidade.

1 SOBRE A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E O CIBERESPAÇO

Compreende-se por ciberespaço o ambiente em que ocorre intercomunicação entre máquinas. Caracteriza-se por uma rede mundial de computadores, conhecida popularmente como internet, que proporciona a influência intensa nas relações sociais, políticas e econômicas. O ciberespaço envolve-se diretamente com diversos campos de estudo e aplicação, dentre eles, a gestão comercial tem se destacado como uma esfera de intensa observância dos adventos trazidos pelo espaço digital, podendo-se ressaltar o melhoramento gerencial dos negócios, rapidez de informações, estratégia de vendas e manutenção de redes de apoio digitais.

O Brasil é uma parte importante ao que diz respeito a infraestrutura digital que por sua vez faz a internet funcionar. O país desde o início da conexão em rede online multinacional propôs um paradigma para governança do meio digital. As primeiras conexões brasileiras foram realizadas no ano de 1988, em universidades, as quais tinha acesso restrito, ou seja, o serviço de internet era privativo a essas. Em meados de 1994, a internet ultrapassou os limites acadêmicos e começou a se tornar pública para alguns brasileiros. Também foi criado um Comitê Gestor de Internet, com o intuito de tecer caminhos para implantação, gerência e utilização da meio digital no país.

É válido destacar que a internet tornou-se um instrumento comum de convivência entre os indivíduos, além de nortear as pessoas a cerca de conteúdos distintos, proporciona trocas de opiniões, diálogo, negócios, discussões construtivas, lamentavelmente é um meio utilizado para prática de atos ilícitos, bem como o ataque a uma parcela da sociedade vulnerável. Um dos temas amparado pela Lei do Marco Civil da Internet é a liberdade de expressão, garantindo aos usuários das redes a possiblidade de expressarem livremente o seu pensamento, porém deixando claro a responsabilidade que cada indivíduo terá por suas ações no ambiente digital, inclusive por crimes cometido na esfera digital.

Por sua vez, a inteligência artificial é conceituada como um sistema vivo desenvolvido especificadamente para a solução de determinados problemas e processamento massivo de dados, possibilitando que, através de técnicas e métodos pré-definidos, uma máquina simule a forma que um humano resolveria o problema (CAPELO, 2019). O termo foi utilizado pela primeira vez em 1956 nos Estados Unidos a fim de determinar máquinas inteligentes que aprendiam, se adaptavam e reproduziam comportamentos humanos de forma célere. Há também quem diga que o conceito de inteligência artificial surge com o matemático Alan Turing, considerado o pai da computação e responsável por decodificar enigmas nazistas na Segunda Guerra Mundial através do uso de computadores (LUSTOSA, 2004).

Um sistema inteligente em gestão de informações é composto por três bases fundamentais. 1) A base de conhecimento, composta por regras, fatos e heurísticas, que refletem o conhecimento do especialista e têm a capacidade de aprender e produzir resultados mais eficazes à medida que novos dados são introduzidos no sistema; 2) O motor de inferência, que constitui o cerne do sistema, permitindo a aplicação das regras, fatos e heurísticas no processo de resolução de problemas de cada usuário; e 3) A interface com o usuário, que deve ser flexível e de fácil acesso, com o objetivo de obter uma melhor resposta do sistema às necessidades do usuário. Essa interface possibilita ao usuário entender o "porquê" e "como" da solução apresentada, aspecto considerado crucial para a adoção da solução pelo usuário (MENDES, 1997).

Acontece que a inteligência artificial evolui a cada hora. A inteligência artificial está em evolução contínua e permanente, avançando diversos níveis em um curto período de tempo. Acerca disso, sabe-se que novos algoritmos, técnicas e abordagens estão sendo desenvolvidos e aprimorados ininterruptamente, o que resulta na aplicação e utilização da IA em diversos setores da sociedade. É possível observar a inteligência artificial em diversos campos, por exemplo, quando nota-se sistemas de gestão de redes, comércio digital (e-commerce), marketplace, educação à distância (e-learning). Nesse sentido, os sistemas inteligentes tornam-se auxiliares no desenvolvimento de tarefas diárias e caminham no sentido de fornecer maior tecnologia (LUSTOSA, 2004).

A IA está em nosso entorno, em carros que pilotam sozinhos, drones, assistentes virtuais e softwares de tradução. Isso está transformando nossas vidas. A IA fez progressos impressionantes, impulsionada pelo aumento exponencial da capacidade de processamento e pela disponibilidade de grandes quantidades de dados, desde softwares usados para descobrir novos medicamentos até algoritmos que preveem nossos interesses culturais. Muitos desses algoritmos aprendem a partir das “migalhas” de dados que deixamos no mundo digital. Isso resulta em novos tipos de “aprendizagem automática” e detecção automatizada que possibilitam robôs “inteligentes” e computadores a se autoprogramar e encontrar as melhores soluções a partir de princípios iniciais (MELO, 2020 p. 164).

Logo, é valido destacar que os progressos da inteligência artificial estão delineando um novo panorama para a indústria, alterando as dinâmicas laborais e os caminhos econômicos, tornando-se um elemento essencial da economia para qualquer país que busque avançar. O Brasil possui um vasto campo comercial que pode sofrer os impactos positivos da utilização de inteligência artificial, sendo preciso que haja uma adaptação a essas novas tendências. Portanto, é imperativo que as empresas e os profissionais estejam prontos para incorporar a inteligência artificial em suas práticas a fim de obter resultados mais práticos, céleres e com uma maior possibilidade de sucesso.

2 A GESTÃO COMERCIAL DIGITAL: O USO DA IA NO GERENCIAMENTO COMERCIAL

De antemão, pode-se aqui citar uma pesquisa realizada pela Universidade de Stanford, que ressalta a visibilidade que a inteligência artificial (IA) tem ganhado conforme os anos passam. Isso fica mais notório ainda quando se fala, segundo o relatório “Artificial Intelligence and Life in 2030”, fruto da pesquisa, que até o ano de 2030 todo o nosso dia a dia estará modificado com a Inteligência Artificial, indo desde o modo como se vai para o trabalho até a forma de se cuidar da saúde, segurança e educação (STANFORD, 2016). A internet e a tecnologia tem desempenhado um papel crucial na superação de distâncias, o que contribui para a manutenção de uma rede de comunicação ainda que de forma virtual. Mas é preciso ressaltar que ainda que ausente a presencialidade, as relações devem ser cultivadas de modo sério:

A Internet, por exemplo, encurta distâncias e facilita enormemente os processos de comunicação em todas as direções, favorece o intercâmbio de informações e o compartilhamento de experiências, além de criar espaços virtuais propícios ao debate de idéias, à construção de conhecimento conjunto e à atuação coletiva. Porém, mesmo com o auxílio da Internet e das demais tecnologias, os desafios para o bom funcionamento de uma rede dependem dos seus integrantes, pois cabe às pessoas e organizações definirem objetivos claros, missão, compromissos e as atividades que desejam desenvolver no âmbito da rede que integram para a articulação de grupos e a realização de trabalhos cooperativamente (BALDAN, 2008 p. 17).

O ser humano é um ser social  e o gerenciamento de negócios necessita se socializar também no campo digital. A Inteligência artificial é uma necessária ferramenta para concretizar de forma mais rápida e metodológica às ideias, tratativas, princípios e missão da organização. Em um mundo cada vez mais digital, é importante permanecer ativo nas tendências comerciais neste campo. Além disso, com o apoio da inteligência artificial no gerenciamento comercial, a percepção da organização e do negócio passa a circular de forma benéfica, o que direta ou indiretamente reflete nos resultados comerciais. Portanto, um gestor qualificado, apresentando-se como líder de um negócio, deve buscar sempre se valer de meios tecnológicos disponíveis a fim de obter resultados positivos com sua atuação perante o mercado.

Do ponto de vista estratégico, a inteligência artificial mostra-se como um ponto revolucionário na forma como as empresas conduzem seus negócios, uma vez que apresenta uma série de modos e ferramentas que funcionam na automação de tarefas em um curto período de tempo, análise de dados em tempo real, tomada de decisões mais precisas e fundamentadas em diferentes áreas e perspectivas. O marketing,  gestão de pessoas, os recursos humanos, as operações comerciais das organizações sofrem forte influencia pela sistematização da tecnologia, o que, a partir do seu uso, pode favorecer a eficiência e eficácia destes campos inseridos em ambientes de negócios competitivos. Todavia, por outro lado, a utilização da IA na gestão comercial também necessita de uma adaptação a fim de resguardar a privacidade e segurança dos dados ali tratados (SOUZA et al., 2023).

Nesse contexto, fica evidente que com o constante avanço da tecnologia da informação, a IA gera impactos indescritíveis na gestão comercial. Estes impactos inclusive já podem ser sentidos por exemplo, com a utilização de mecanismos digitais de seleção, análise massiva de dados em plataformas digitais, abertura de comércios digitais programados ou até mesmo quando depara-se com atendentes virtuais, drones entregando produtos ou serviços e robôs servindo como vendedores automatizados.

Destarte, fica nítida a importância da utilização dessas novas práticas em empresas de diversos setores. Aliás, importa ressaltar que o uso de IA pelos negócios influencia diretamente na obtenção de lucros. Segundo estudo realizado pela Tata Consultancy Services, empresa especializada em consultoria e serviços de Tecnologia da informação, ficou demonstrado que as corporações empresariais que tiveram maior ganho de receita (aumento médio de 16%) foram que mais investiram cinco vezes mais em IA. Já as empresas que investiram menos observaram um crescimento de apenas 5% nos rendimentos (INSTITUTO INFORMATION MANAGEMENT, 2017).

Dessa forma, sabe-se também que no tocante ao manuseio de dados, a Inteligência Artificial é de indiscutível utilidade, visto que nestas encontra-se totalmente necessária grande quantidade de dados, bem como a capacidade de processá-los e analisa-los de forma célere. Assim, os gestores empresarias podem controlar seus dados mediante uma forma mais simplificada frente a Inteligência Artificial visualizados em softwares de gestão e assim ter a possibilidade de mediante trejeitos, nuances e análise dos dados prever futuras atitudes comportamentais dos clientes de forma a contribuir como aperfeiçoamento da gestão e dos serviços oferecidos.

A maioria das empresas atuais utilizam-se de relatórios, planilhas e outros documentos coletores de forma rotineira, geralmente com o objetivo de análise e controle de dados buscando garantir a evolução dos procedimentos organizacionais. Nesse sentido: "aprender a inserir modernidade, flexibilidade, segurança e inteligência no uso desse material de apoio no dia a dia faz com que o gerenciamento de informações fique mais fácil, rápido e assegura uma melhor performance operacional" (MULLER, 2019)

É sabido que a IA deve ser aplicada juntamente de cursos de capacitação e aperfeiçoamento com todos os colaboradores da Empresa, visando, em suma, que seja a eles ensinado todos os preceitos que são utilizados frente a IA, seus limites legais  e sua necessidade neste momento tecnológico mundial, e as alterações das configurações internas com a implementação da IA nos setores pertinentes. Nesse curso, o comportamento do consumidor deve ser ressaltado, onde será explicado como o a lógica do tratamento do cliente se altera com a inserção da IA nesta relação, bem como a forma de se trabalho perante a internet deve ocorrer para que em meio a todo esse complexo haja não só um crescimento da empresa como também uma efetiva e bem sucedida experiencia com a IA e controle de dados.

Destarte, mediante o controle de dados aos clientes serão oferecidas experiências pautadas nos seus comportamentos e expectativas que tangem a uma rápida, segura, e efetiva realização de um negócio. Com o implemento da IA, as empresas apresentarão cada vez mais inovações e projetos integradores com o fito de proporcionar resultados céleres e relevante para a corporação pois com estes novos desempenhos além de se viabilizar o melhor entendimento dos desafios negociais é também possível elaborar antecipadamente um meio mais fácil de sair de possíveis crises, bem como prever necessidades do mercado ainda não mapeadas.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A Inteligência Artificial deixou de ser apenas um intento futurista e tornou-se uma realidade integrada ao dia a dia de todos os indivíduos. Nesse sentido, progressos significativos na área têm viabilizado a aplicação dessa tecnologia em diferentes campos, impactando diretamente a forma como a sociedade funciona. Portanto, é importante ressaltar que os avanços da inteligência artificial estão moldando um novo cenário para a indústria, modificando as dinâmicas do trabalho e os rumos econômicos, estabelecendo-se como um componente fundamental da economia para qualquer nação que aspire ao progresso.

Com a gestão comercial não seria diferente. A utilização de inteligência artificial no gerenciamento de negócio possibilita uma vasta gama de benefícios, indo desde a otimização de tarefas básicas até ao auxílio na tomada de decisões importantes para o negócio. De fato, a evolução tecnológica abriu um setor especifico que cuida de sua influência nos negócios, sobretudo no comportamento do consumidor. O consumidor, cada vez mais atento às tendências de mercado, tem observado como os negócios tem gerido as novas tecnologias. É sabido que a utilização de IA e controle de dados estão diretamente ligados com o que o mercado e os clientes buscam.

A Inteligência Artificial é sem dúvidas um significativo meio de aprimoramento e melhora do relacionamento com o cliente, pois nestes últimos anos, vem acontecendo uma modificação no tocante a visão da oferta, procurando-se cada vez mais não oferecer um produto ou serviço ao cliente, mas sim uma experiência.

REFERÊNCIAS

BALDAN, F, A, Z. . Networking, um instrumento de marketing pessoal. 2008. IN: XVI CONSEG - Congresso Nacional de Secretariado e V SIMISEG - Simpósio Internacional de Secretariado. 2008. Disponível em: https://fenassec.com.br/site/c_artigos_trabalhos_cientificos_xvi_consec.html. Acesso em: 12 dez. 2023.

CAPELO, André Manuel Bailão Martins Cunha. O Impacto da Inteligência Artificial na Gestão Comercial. 2019. 71 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Gestão, Instituto Universitário de Lisboa, Lisboa, 2019.

INSTITUTO INFORMATION MANAGEMENT. Inteligência artificial terá grande impacto nos negócios até 2020, aponta Estudo da TCS. Disponível em: https://docmanagement.com.br/04/27/2017/inteligencia-artificial-tera-grande-impacto-nos-negocios-ate-2020-aponta-estudo-da-tcs/. Acesso em: 11 fev. 2024.

LUSTOSA, V. 2004. O Estado da Arte em Inteligência Artificial. Revista Digital da CVA - Ricesu, 2.

MELO, G. Inteligência artificial, gestão empresarial e o futuro do trabalho no Brasil. Mundo Livre: Revista Multidisciplinar, v. 6, n. 2, p. 160-183, 19 dez. 2023.

MENDES, R. 1997.Inteligência artificial: sistemas especialistas no gerenciamento da informação. Brasilia, 26.

SOUZA, M, et al,. As Contribuições da Inteligência Artificial nos Diferentes Campos Acadêmicos e Profissionais. Anais do Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre, [S. l.], v. 2, n. 16, 2023. Disponível em: https://ueadsl.anais.nasnuv.com.br/index.php/UEADSL/article/view/1349. Acesso em: 20 fev. 2024.

STANFORD. ARTIFICIAL INTELLIGENCE AND LIFE IN 2030. Disponível em: https://ai10020201023.sites.stanford.edu/sites/g/files/sbiybj18871/files/media/file/ai100report10032016fnl_singles.pdf. Acesso em: 12 fev. 2024.

 

Autores:

Tamara Rodrigues Claro

Jéssica Martiniano de Lima

Cícero Pereira Dantas


Publicado por: TAMARA RODRIGUES CLARO

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