A Função do Controller e os Princípios Norteadores da Sua Ação Nas Organizações
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Qual a Principal Tarefa de um Controller em Uma Organização? Por Que o Título de Controller Pode Ser Aplicado a Diversos Cargos Nas Áreas Administrativas das Empresas? Quais São os Conhecimentos Exigidos Para Quem Ocupa as Funções de Controller?
Os modernos conceitos de Controladoria indicam que o Controller desempenha sua função de controle de forma especial. Isto é, ao organizar e reportar dados relevantes, ele exerce uma força – ou influência – que induz os gerentes a tomarem decisões lógicas e consistentes com a missão e os objetivos da organização ([1]).
Para NAKAGAWA (2013), o Controller geralmente acaba se tornando o responsável pelo projeto, implementação e manutenção de um sistema integrado de informações, o qual operacionaliza o conceito de que a Contabilidade – como principal instrumento para demonstrar a quitação de responsabilidades que decorrem da accountability da empresa e seus gestores – é suportada pelas teorias da decisão, mensuração e informação.
Já para FREZATTI ([2]),o Controller é o profissional que geralmente, possui informações monetárias, físicas e operacionais de todas as áreas da organização e que, por isso, geralmente tem condições de possuir uma visão ampla da empresa como um todo. Mas, para OLIVEIRA ([3]) o Controller é um profissional da área contábil ou financeira, que tem o conhecimento de todas as operações realizadas pela empresa, capaz de formar pensamentos e idealizar ideias e sugestões.
Esse profissional tem o papel de zelar pela organização, gerando informações rápidas e precisas para a tomada de decisões, e para que este papel seja desempenhado corretamente, o Controller deve estar apto a fornecer projeções e informações, entender operações, comunicar claramente, analisar a informação, fornecer informação tempestiva, acompanhar problemas, ganhar a confiança, ser justo, ser imparcial e fornecer informação de custo eficaz.
Porém, dependendo do organograma da empresa, o título de Controller pode ser aplicado a diversos cargos nas áreas administrativas, contábeis e financeiras, com níveis de responsabilidades e remuneração que dependem do setor e do porte das organizações, como por exemplo, Finance Controller, Corporative Controller, Planting Controller, Sênior Controller, Controller para unidades de negócios, diretor ou gerente de Controladoria, mas, sempre como o gestor do Sistema de Informações Gerenciais.
Para a devida eficácia e para o desempenho do Controller, pode-se ainda observar os seguintes princípios norteados sobre ele, como iniciativa, visão econômica, comunicação racional, visão para o futuro, oportunidade, persistência, imparcialidade, persuasão, consciência das limitações, cultura geral, liderança, ética. A informação gerada e avaliada pelo Controller deve proporcionar o suporte necessário na tomada de decisões nas organizações, proporcionando também maior confiabilidade aos gestores nas informações prestadas (DIAS, 2002; BEUREN; CARDOSO; LUCIANI, 2007).
Conforme Oliveira, Perez Jr. e Santos Silva (2014), dependendo do organograma da empresa, o título de Controller pode ser aplicado a diversos cargos nas áreas administrativas, contábeis e financeiras, com níveis de responsabilidades e remuneração que dependem do setor e do porte das organizações, como por exemplo, Finance Controller, Corporartive Controller, Planting Controller, Sênior Controller, Controller para unidades de negócios, diretor ou gerente de Controladoria mas, sempre como o gestor do Sistema de Informações Gerenciais.
Para eles, o Controller exerce influência na organização à medida que norteia os gestores para que mantenham sua eficácia e da organização. Os autores supracitados colocam que, no planejamento estratégico, o Controller vai assessorar o principal executivo e os demais gestores na definição estratégica, fornecendo informações rápidas e confiáveis sobre a empresa.
No planejamento operacional, cabe a ele desenvolver um modelo de planejamento com base no sistema de informação atual, integrando-o para a otimização das análises. E, no controle, cabe ao responsável pela Controladoria exercer a função de perito ou juiz, assessorando de forma independente na conclusão dos números e das medições quantitativas e qualitativas (índices de qualidade).
Em essência o moderno Controller deve ser um profissional multifuncional (experiente nas áreas contábil, financeira e administrativa) e, as exigências tornaram-se complexas e desafiadoras. De acordo com Oliveira, Perez Jr. e Santos Silva (2014) os conhecimentos exigidos para o desempenho das funções de Controller são:
- Contabilidade e finanças;
- Sistemas de informações gerenciais;
- Tecnologia da informação;
- Aspectos legais de negócios e visão empresarial;
- Métodos quantitativos;
- Processos informatizados da produção de bens e serviços.
De acordo com Oliveira et al (2014) o papel da Controladoria é o de assessorar as diversas gestões da empresa, fornecendo mensurações das alternativas econômicas e, por meio da visão sistêmica, integrar informações e reportá-las para facilitar o processo decisório. Então, para esses autores, o papel da Controladoria no processo de gestão pode ser definido como:
- Planejamento Estratégico: Cabe ao Controller assessorar o principal executivo e os demais gestores na definição estratégica, fornecendo informações rápidas e confiáveis sobre a empresa.
- Planejamento Operacional: Cabe ao Controller desenvolver um modelo de planejamento com base no sistema de informação atual, integrando-o para a otimização das análises.
- Controle: Cabe ao responsável pela Controladoria exercer a função de perito ou juiz, conforme o caso, assessorando de forma independente na conclusão dos números e das medições quantitativas e qualitativas.
Dessa forma, pode-se concluir que as informações de planejamento e controle auxiliam o Controller a otimizar os resultados econômicos da empresa.
Referências
([1]) NAKAGAWA, Marcelo. Empreendedorismo Elabore Seu Plano de Negócio e Faça a Diferença. Ed. Senac, 2013. P. 13
([2]) FREZATTI, Fábio. Orçamento Empresarial: Planejamento e Controle Gerencial. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
([3]) OLIVEIRA, Antônio Benedito Silva. Controladoria: fundamentos do controle empresarial. São Paulo: Saraiva, 2009. 346 p.
JULIO CESAR S. SANTOS
Professor, Jornalista e Palestrante. Articulista de importantes Jornais no RJ, autor de vários livros sobre Estratégias de Marketing, Promoção, Merchandising, Recursos Humanos, Qualidade no Atendimento ao Cliente e Liderança. Por mais de 30 anos treinou equipes de Atendentes, Supervisores e Gerentes de Vendas, Marketing e Administração em empresas multinacionais de bens de consumo e de serviços. Elaborou o curso de Pós-Graduação em “Gestão Empresarial” e atualmente é Diretor Acadêmico do Polo Educacional do Méier e da Associação Brasileira de Jornalismo e Comunicação (ABRICOM). Mestre em Gestão Empresarial e especialista em Marketing Estratégico
Publicado por: JULIO CESAR DE SOUZA SANTOS
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