A Evolução do Pensamento Estratégico
Breve discussão sobre a evolução do pensamento estratégico.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
Quais São as Quatro Escolas do Pensamento Estratégico? Quando Surgiram os Primeiros Modelos de Análise Estratégica?
Desde o início do século, os princípios científicos vêm sendo aplicados à gestão, que vem evoluindo paralelamente ao desenvolvimento tecnológico, social e humano. Com o crescimento das organizações e um cenário competitivo, estabelecer e implementar estratégias é uma ação fundamental para que se possa vencer os desafios do mercado e atingir os objetivos.
E, analisando as quatro (4) escolas de pensamento estratégico, pode-se agrupar os direcionamentos estratégicos pela ênfase que cada uma dessas escolas deu às suas teorias:
- Escola Clássica: ênfase na ciência.
- Relações Humanas: ênfase na organização informal.
- Pensamento Sistêmico: visão do todo e das totalidades.
- Enfoque Contingencial: gestão e modelo dependem de ajuste com o ambiente. ([1]).
Na Revolução Industrial, houve a questão da divisão do trabalho, com foco na produção em massa e em uma economia de escala. Com o tempo, passou a haver uma visão organizacional da empresa, assim como princípios de boa gestão, particularmente com Henri Fayol. Elton Mayo trouxe a preocupação com a humanização do local de trabalho e a motivação do trabalhador como elemento determinante da produtividade.
Mas, após a Segunda Guerra, surgiram os conceitos de Marketing, que colocaram o homem como consumidor. Além dos problemas operacionais e internos, passaram a se preocupar também com as abordagens externas, surgindo os primeiros modelos de análise estratégica.
A partir de 1970, com os incrementos tecnológicos e a aceleração na substituição dos seus produtos por produtos concorrentes, as empresas precisavam dar repostas – em nível operacional e estratégico – mais rápidas, passando a usar os modelos de auxílio à decisão.
- A Visão Estratégica faz com que as lideranças projetem para todas as partes interessadas a intenção estratégica da empresa, em troca de alguma vantagem competitiva. Colaboradores comprometidos sentem-se capazes de superar a concorrência.
- O Pensamento Estratégico geralmente é de longo prazo, mas precisa considerar o presente, ou o passado, explorando todas as fontes de vantagem competitiva que possam criar valor no futuro.
- A Orientação Estratégica define a imagem e o caráter da empresa ao longo do tempo, refletindo-se em missão, visão, finalidade, metas e valores; por isso é importante que ela seja comunicada para todas as partes interessadas.
Empresas que se mantêm com elevados níveis de desempenho têm como característica a capacidade de inovação e de promover mudanças em suas estruturas, nos sistemas tecnológicos e nos produtos e serviços. A cultura da inovação contribui para o melhor desempenho.
A capacidade das empresas para inovar e fazer mudanças é um grande diferencial estratégico nesses novos tempos e garantirá a sua sobrevivência. Quanto mais preparada para conduzir seus negócios de forma estratégica e flexível, maior será o seu diferencial competitivo.
Administração Estratégica Moderna
A administração estratégica é um processo organizado que dá suporte às empresas para a tomada de decisões. Com o mercado de grande competitividade em que vivemos atualmente, a administração estratégica torna-se indispensável para termos uma gestão eficiente, gerando negócios mais lucrativos.
O processo de administração estratégica é um conjunto integral de compromissos, decisões e ações exigidos para uma empresa criar valor e obter retornos superiores aos de seus concorrentes.
Dessa forma, todos os esforços e as ações estratégicas são elaborados para que ela se torne mais competitiva do que eles ([2]). É interessante destacar que, nesse processo, nem sempre a vantagem competitiva será estabelecida pelas caraterísticas tangíveis dos produtos e serviços, passando a agregar valor por aspectos intangíveis – como por exemplo a associação da empresa com questões ligadas à responsabilidade ambiental – agregando valor ao negócio.
Por outro lado, ao contrário de tempos passados, não é nada fácil manter uma vantagem competitiva que se sustente por muito tempo, pois, a todo momento, vemos surgir novos entrantes no mercado, copiando os produtos, trazendo inovações e desafiando as empresas a fazerem mais. A administração estratégica moderna deve contribuir para que a empresa avalie sistematicamente seus recursos, restabelecendo suas forças.
O maior desafio está em desenvolver novas competências e evoluir em seus processos internos. Mas as quatro (4) funções essenciais da Administração permanecem – conforme Maximiano (2018) – Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar.
REFERÊNCIAS
BOTELHO, J. C.; MANOLESCU, F. M. K. O marketing verde como diferencial competitivo nas organizações. In: ENCONTRO LATINO AMERICANO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 14.; ENCONTRO LATINO AMERICANO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 10., 2010. Anais [...]. São José dos
Campos, SP: Universidade do Vale do Paraíba, 2010. Disponível em: http://
www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2010/anais/arquivos/0003_0495_01.pdf. Acesso em: 20 jan. 2020.
COCA Cola Mkt Verde. [S. l.: s. n.], 2014. 1 vídeo (1 min). Publicado pelo canal TAOmkt. Disponível em: youtube.com/watch?v=lrRiT5G3V9o. Acesso em: 8 abr. 2020.
CONTADOR, J. C.; MEIRELES, M. Análise da Competitividade por campos e armas da competição. In: ENANPAD. 2001. Anais [...]. Campinas, SP: 2001. Disponível em: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/enanpad2001-eso-112.pdf. Acesso em: 12 jan. 2020.
FERRELL, O. C; HARTLINE, M. D. Estratégia de marketing: teoria e casos. São Paulo: Cengage Learning, 2016. QUAL O IMPACTO ambiental dos produtos que você consome? [S.l.: s.n.], 2016. 1 vídeo (2 min). Publicado pelo canal naturabroficial. Disponível em: youtube. com/watch?v=0WQcDgmmq_0. Acesso em: 8 abr. 2020.
SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (SEBRAE). Aprender a usar o marketing sustentável na prática. 2020. Disponível em: https://m.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/aprenda-a-usar--o-marketing-sustentavel-na-pratica,48b87bdfbaed3410VgnVCM1000003b7
4010aRCRD. Acesso em: 11 mar. 2020.
([1]) MAXIMIANO, Antônio César Amauri. Teoria Geral da Administração: da Revolução Urbana à Revolução Digital. São Paulo: Atlas, 2018
([2]) HOSKISSON, Robert E.; MICHAEL A. Hitt; DUANE, R. “Estratégia Competitiva”. Editora Cengage, São Paulo, 2009
JULIO CESAR S. SANTOS
Professor, Jornalista e Escritor. Articulista de importantes Jornais no RJ, autor de vários livros sobre Estratégias de Marketing, Promoção, Merchandising, Recursos Humanos, Qualidade no Atendimento ao Cliente e Liderança. Por mais de 30 anos treinou equipes de Atendentes, Supervisores e Gerentes de Vendas, Marketing e Administração em empresas multinacionais de bens de consumo e de serviços. Elaborou o curso de Pós-Graduação em “Gestão Empresarial” e atualmente é Diretor Acadêmico do Polo Educacional do Méier e da Associação Brasileira de Jornalismo e Comunicação (ABRICOM). Mestre em Gestão Empresarial e especialista em Marketing Estratégico.
Publicado por: JULIO CESAR DE SOUZA SANTOS
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