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A Evolução do Pensamento Estratégico

Breve discussão sobre a evolução do pensamento estratégico.

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.

Quais São as Quatro Escolas do Pensamento Estratégico? Quando Surgiram os Primeiros Modelos de Análise Estratégica?

Desde o início do século, os princípios científicos vêm sendo aplicados à gestão, que vem evoluindo paralelamente ao desenvolvimento tecnológico, social e humano. Com o crescimento das organizações e um cenário competitivo, estabelecer e implementar estratégias é uma ação fundamental para que se possa vencer os desafios do mercado e atingir os objetivos.

E, analisando as quatro (4) escolas de pensamento estratégico, pode-se agrupar os direcionamentos estratégicos pela ênfase que cada uma dessas escolas deu às suas teorias:

  • Escola Clássica: ênfase na ciência.
  • Relações Humanas: ênfase na organização informal.
  • Pensamento Sistêmico: visão do todo e das totalidades.
  • Enfoque Contingencial: gestão e modelo dependem de ajuste com o ambiente. ([1]).

Na Revolução Industrial, houve a questão da divisão do trabalho, com foco na produção em massa e em uma economia de escala. Com o tempo, passou a haver uma visão organizacional da empresa, assim como princípios de boa gestão, particularmente com Henri Fayol. Elton Mayo trouxe a preocupação com a humanização do local de trabalho e a motivação do trabalhador como elemento determinante da produtividade.

Mas, após a Segunda Guerra, surgiram os conceitos de Marketing, que colocaram o homem como consumidor. Além dos problemas operacionais e internos, passaram a se preocupar também com as abordagens externas, surgindo os primeiros modelos de análise estratégica.

A partir de 1970, com os incrementos tecnológicos e a aceleração na substituição dos seus produtos por produtos concorrentes, as empresas precisavam dar repostas – em nível operacional e estratégico – mais rápidas, passando a usar os modelos de auxílio à decisão.

  • A Visão Estratégica faz com que as lideranças projetem para todas as partes interessadas a intenção estratégica da empresa, em troca de alguma vantagem competitiva. Colaboradores comprometidos sentem-se capazes de superar a concorrência.
  • O Pensamento Estratégico geralmente é de longo prazo, mas precisa considerar o presente, ou o passado, explorando todas as fontes de vantagem competitiva que possam criar valor no futuro.
  • A Orientação Estratégica define a imagem e o caráter da empresa ao longo do tempo, refletindo-se em missão, visão, finalidade, metas e valores; por isso é importante que ela seja comunicada para todas as partes interessadas.

Empresas que se mantêm com elevados níveis de desempenho têm como característica a capacidade de inovação e de promover mudanças em suas estruturas, nos sistemas tecnológicos e nos produtos e serviços. A cultura da inovação contribui para o melhor desempenho.

A capacidade das empresas para inovar e fazer mudanças é um grande diferencial estratégico nesses novos tempos e garantirá a sua sobrevivência. Quanto mais preparada para conduzir seus negócios de forma estratégica e flexível, maior será o seu diferencial competitivo.

Administração Estratégica Moderna

A administração estratégica é um processo organizado que dá suporte às empresas para a tomada de decisões. Com o mercado de grande competitividade em que vivemos atualmente, a administração estratégica torna-se indispensável para termos uma gestão eficiente, gerando negócios mais lucrativos.

O processo de administração estratégica é um conjunto integral de compromissos, decisões e ações exigidos para uma empresa criar valor e obter retornos superiores aos de seus concorrentes.

Dessa forma, todos os esforços e as ações estratégicas são elaborados para que ela se torne mais competitiva do que eles ([2]). É interessante destacar que, nesse processo, nem sempre a vantagem competitiva será estabelecida pelas caraterísticas tangíveis dos produtos e serviços, passando a agregar valor por aspectos intangíveis – como por exemplo a associação da empresa com questões ligadas à responsabilidade ambiental – agregando valor ao negócio.

Por outro lado, ao contrário de tempos passados, não é nada fácil manter uma vantagem competitiva que se sustente por muito tempo, pois, a todo momento, vemos surgir novos entrantes no mercado, copiando os produtos, trazendo inovações e desafiando as empresas a fazerem mais. A administração estratégica moderna deve contribuir para que a empresa avalie sistematicamente seus recursos, restabelecendo suas forças.

O maior desafio está em desenvolver novas competências e evoluir em seus processos internos. Mas as quatro (4) funções essenciais da Administração permanecem – conforme Maximiano (2018) – Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar.

REFERÊNCIAS

BOTELHO, J. C.; MANOLESCU, F. M. K. O marketing verde como diferencial competitivo nas organizações. In: ENCONTRO LATINO AMERICANO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 14.; ENCONTRO LATINO AMERICANO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 10., 2010. Anais [...]. São José dos

Campos, SP: Universidade do Vale do Paraíba, 2010. Disponível em: http://

www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2010/anais/arquivos/0003_0495_01.pdf. Acesso em: 20 jan. 2020.

COCA Cola Mkt Verde. [S. l.: s. n.], 2014. 1 vídeo (1 min). Publicado pelo canal TAOmkt. Disponível em: youtube.com/watch?v=lrRiT5G3V9o. Acesso em: 8 abr. 2020.

CONTADOR, J. C.; MEIRELES, M. Análise da Competitividade por campos e armas da competição. In: ENANPAD. 2001. Anais [...]. Campinas, SP: 2001. Disponível em: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/enanpad2001-eso-112.pdf. Acesso em: 12 jan. 2020.

FERRELL, O. C; HARTLINE, M. D. Estratégia de marketing: teoria e casos. São Paulo: Cengage Learning, 2016. QUAL O IMPACTO ambiental dos produtos que você consome? [S.l.: s.n.], 2016. 1 vídeo (2 min). Publicado pelo canal naturabroficial. Disponível em: youtube. com/watch?v=0WQcDgmmq_0. Acesso em: 8 abr. 2020.

SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (SEBRAE). Aprender a usar o marketing sustentável na prática. 2020. Disponível em: https://m.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/aprenda-a-usar--o-marketing-sustentavel-na-pratica,48b87bdfbaed3410VgnVCM1000003b7

4010aRCRD. Acesso em: 11 mar. 2020.


([1]MAXIMIANO, Antônio César Amauri. Teoria Geral da Administração: da Revolução Urbana à Revolução Digital. São Paulo: Atlas, 2018

([2]HOSKISSON, Robert E.; MICHAEL A. Hitt; DUANE, R. “Estratégia Competitiva”. Editora Cengage, São Paulo, 2009

JULIO CESAR S. SANTOS

Professor, Jornalista e Escritor. Articulista de importantes Jornais no RJ, autor de vários livros sobre Estratégias de Marketing, Promoção, Merchandising, Recursos Humanos, Qualidade no Atendimento ao Cliente e Liderança. Por mais de 30 anos treinou equipes de Atendentes, Supervisores e Gerentes de Vendas, Marketing e Administração em empresas multinacionais de bens de consumo e de serviços. Elaborou o curso de Pós-Graduação em “Gestão Empresarial” e atualmente é Diretor Acadêmico do Polo Educacional do Méier e da Associação Brasileira de Jornalismo e Comunicação (ABRICOM). Mestre em Gestão Empresarial e especialista em Marketing Estratégico.


Publicado por: JULIO CESAR DE SOUZA SANTOS

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