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A Matemática o Smartphone e a Prática Diária

Matemática

Clique aqui e confira uma atividade que envolve a matemática e o smartphone como forma de aprendizagem.

Essa atividade tem como objetivo principal, proporcionar aos alunos a oportunidade de estabelecer contato direto entre os conteúdos trabalhados em sala de aula, e a prática diária do comércio local, utilizando como meio de ligação entre as duas práticas mencionadas, a tecnologia comum nos dias de hoje, como a utilização de tablets ou smartphones. Essa atividade consiste em através de uma pesquisa em local previamente escolhido, constatar valores estabelecidos a determinados produtos, e consequentemente responder com a ajuda do equipamento tecnológico a disposição, o questionário previamente elaborado e discutido em sala de aula.

A pesquisa deverá ser produzida por equipes de cinco componentes, onde cada componente receberá o seu questionário, e deverá escolher produtos diferentes dos outros componentes de sua equipe. É necessário que todos os componentes de todas as equipes, escolham produtos de valores diferentes, pois dessa forma teremos um universo maior de informações. Essa atividade foi escolhida como uma das vertentes do projeto “APRENDER MATEMÁTICA NA FEIRA LIVRE”. Utilizaremos essa atividade como introdução ao conteúdo sobre Matemática Financeira, que poderá ser aplicado antes, ou Depois do assunto ser explorado em sala de aula no 9º ano do ensino Fundamental.

Objetivos

De forma oculta estarão sendo trabalhados assuntos como: Regra de três, Frações de Denominador Cem, as quatro operações Fundamentais (Adição, Multiplicação, Subtração e Divisão). As técnicas a serem utilizadas, pelos componentes no campo de pesquisa serão previamente demonstradas pelo professor, essa atividade também pode ser trabalhada, com os alunos do 8º ano do ensino fundamental, desde que seja feita uma prévia avaliação pelo professor titular da turma, referente ao domínio de conteúdo dos alunos indicados para a atividade.

Por ser uma atividade de campo, espera-se que o nível de entendimento, e a satisfação por estar fazendo uma atividade de enriquecimento, do conhecimento fora da sala de aula, por parte dos alunos, proporcionem uma maior motivação e satisfação e que sejam compartilhados por todos.

Conteúdos Curriculares

Regra de três, Frações de Denominador Cem, as quatro operações Fundamentais (Adição, Multiplicação, Subtração e Divisão), Números Decimais.

Metodologia

Dos Procedimentos:

-Para se calcular valor de desconto em %, subtraia o desconto dado em % de 100% e o resultado multiplique pelo valor cobrado do preço total.

- Para saber quanto pagar por uma quantidade em gramas de um produto, multiplique o valor em gramas em questão pelo preço praticado por 1 kg desse produto, depois divida esse resultado por mil, o resultado obtido será o valor a pagar em R$ pelas tais gramas em questão.

- Para saber em % o quanto se esta pagando a mais por um produto dividido em prestações iguais, primeiro soma-se todas as parcelas, depois subtraímos o resultado obtido do preço à vista do produto, em seguida multiplica-se o valor obtido da diferença anterior por 100, o próximo passo será dividirmos o resultado pelo valor praticado à vista, pronto! O resultado obtido será o quanto será pago a mais em %.

Adequação das propostas caso haja alunos com necessidades educacionais especiais – NEE

A depender das necessidades especiais, essa atividade poderá ser facilmente adaptada, pois terá como principal instrumento de cálculo, qualquer equipamento tecnológico que possua uma simples calculadora. Caso a deficiência seja visual, será necessária uma calculadora que possua a identificação em braile de suas teclas por exemplo.

Avaliação

Na avaliação foi produzido um questionário onde os alunos responderam as questões utilizando a calculadora de seus smartphones, no próprio local onde a experiência foi iniciada, com a coleta de dados referentes aos valores praticados no comércio, referente aos valores das mercadorias.

Autoavaliação

Por se tratar de uma atividade extraclasse, o grau de aceitação dos alunos foi muito satisfatório, além do compromisso e do empenho por parte dos mesmos, podemos destacar a clareza e a satisfação demonstradas pelos alunos em poder constatar na prática a utilidade e a necessidade da matemática na vida financeira do comércio local.

ATIVIDADE EXTRACLASSE DE MATEMÁTICA

Para Primeira Pesquisa em Supermercado ou Equivalente.

  1. Produto a ser Pesquisado: ---------------------------------------------------------------------------
  2. Preço Praticado por Kg, R$---------------------------------
  3. Preço do Produto com Desconto de 25% = -----------------------------------
  4. Preço que será Pago por 450gramas desse Produto = -------------------------------

Segundo Produto

  1. Produto a ser Pesquisado: -------------------------------------------------------------------------
  2. Preço Praticado por Kg: R$--------------------------------------------------------------------------
  3. Preço do Produto com Desconto de 15% = -----------------------------------------------------
  4. Preço que será Pago Por 750gramas desse Produto = ------------------------------------

Para a Segunda Pesquisa em Qualquer Loja, seja de Confecção, eletrodomésticos ou afins.

  1. Produto a ser Pesquisado: ----------------------------------------------------------
  2. Preço por Unidade do Produto R$ -----------------------------------------------
  3. Preço com Desconto de 20% = ---------------------------------------
  4. Se dividirmos o Valor à Vista desse Produto Por 10, e tomarmos esse resultado obtido como prestação a ser paga em 12 vezes, pelo mesmo produto. De quanto por cento será pago de acréscimo com relação ao Preço à vista?

Segundo Produto

Produto a ser Pesquisado: ---------------------------------------------------------- 

  1. Preço Por Unidade do Produto R$ -----------------------------------------------
  2. Preço com Desconto de 25% = ---------------------------------------
  3. Se dividirmos o Valor à Vista desse Produto Por 10, e tomarmos esse resultado obtido como prestações a serem pagas em 12 vezes, pelo mesmo produto. De quanto por cento será pago de acréscimo com relação ao Preço à vista?

Publicado por: JORGE LUCENA

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

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