Publicidade

Acesso Restrito

Entenda o que é mitologia

Por: RICARDO SANTOS

Mitologia vem do grego mytos e significa fábula, logos significa tratado e razão. Mitologia é o nome que se dá a ciência que estuda os mitos. É consenso entre os especialistas, que mito é um conjunto de histórias explicativas que por têm objetivo, entre outras coisas, levar o homem refletir sobre determinados aspectos de sua condição humana.

Na verdade, mito e homens andam de mãos dadas. Ou seja, todas as culturas têm os seus mitos. Portanto, não podemos esquecer que ao produzir cultura, o homem se diferencia do restante dos animais, afinal, o homem, é o único ser capaz de tal engenhosidade.

Na realidade, o mito não existe, mas é fundamental em qualquer cultura. Segundo o físico Marcelo Gleiser: 'o poder de um mito não está em ser falso ou verdadeiro, mas em ser efetivo'. Para ele, grandes pensadores foram influenciados pelos mitos. É o caso de Nicolau Copérnico, que desenvolveu a teoria de que a Terra é um planeta que se movimenta e Albert Einstein, autor da teoria da relatividade.

Vale lembrar que a cultura brasileira é rica em mitos, por exemplo: 'Curupira', 'Boitatá', 'Saci-pererê" 'Negrinho do Pastoreio". Em conclusão, o mito tem uma função altamente explicativa para o homem, que vem desde a mais remota antiguidade aos dias atuais. É por isso que o mito é tão importante.

Compartilhe ou guarde este conteúdo

Mais Matérias de Folclore

Resolução mínima de 800x600. Copyright © 2017 Rede Omnia - Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98).