Vestibulandos recorrem ao coaching para terem êxito
Dicas para se dar bem nas provas.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
Para quem já está no tempo de escolher que carreira seguir, quando vai se aproximando o fim ano, o medo do temível vestibular começa a influenciar no bom desempenho dos estudos e até nas emoções. Por isso, para ajudar os alunos e também concurseiros de plantão, o choaching (treinamento) é uma ótima opção.
O coach goiano Júlio Moura, membro da Sociedade Brasileira de Coaching (SBC), explica que a ferramenta, muito conhecida nos EUA e sensação aqui no Brasil desde 1990, trabalha com perguntas diretas e chaves (ferramentas) para criar questões que vão de encontro ao desejo, sonhos, metas e objetivos do coachee (treinando). “Somos estimuladores de talentos. Revelamos capacidades que a pessoa tem de melhor para evidenciar suas habilidades, alcançando sonhos e desejos que se tornam objetivos a serem conquistados”.
A vestibulanda Ana Clara Elias Lemes, de 18 anos, se inscreveu para o curso de Design de Moda e descobriu no coach um caminho para ajudá-la na prova e também para ter autoconfiança e disciplina para estudar. “Já na minha primeira consulta me senti bem mais confiante. Estou adorando e acho que vale muito a pena. O coach me incentiva e me dá disposição”.
Para os vestibulandos e concurseiros, Ana explica que o coach ajuda em diversos pontos. “Você se disciplina a estudar, valoriza cada hora do seu dia, e começa a entender fazer a prova e passar é bom pra você e não para os outros”, pontua ela, que acredita ser essencial esse entendimento. “Acho importante isso, pois em vários casos os jovens não estão muito preocupados em passar por eles, e sim pelos pais ou por outros motivos. Sendo que na verdade é o futuro deles que está ali em jogo”.
Julio explica que à medida que o programa avança, o estudante começa a ter mais autoconfiança, lembrando o que estudou com mais facilidade, e fortalecendo seu estado emocional a cada encontro. “Em uma prova, como o vestibular, na qual o futuro da pessoa está em jogo, só conhecimento não é suficiente. É essencial driblar a tensão para conquistar uma vaga”, alerta.
DICAS PARA SE DAR BEM NAS PROVAS:
Elaborar um programa de estudos
Fazer um resumo das matérias
Reservar um tempo para o lazer
Aprender a administrar o tempo
Conhecer o edital do exame
Ler a prova com bastante atenção
Resolver primeiro as questões mais fáceis
Ficar na prova até o tempo limite
Realizar alugns exames anteriores
Deixar 30 minutos para revisão
Publicado por: Mais Comunicação
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.