O que é o câncer?
O câncer é denominação generalista de qualquer tumor maligno e pode atacar qualquer pessoa de qualquer idade.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
O câncer é denominação generalista de qualquer tumor maligno e pode atacar qualquer pessoa de qualquer idade. Mas o que caracteriza o câncer? Ele é o resultado de crescimento autônomo e desordenado das células. Os adultos são os maiores alvos dessa doença. Até o momento, não existe uma causa precisa que leve à doença.
TIPOS MAIS FREQUENTES
Alguns tipos de câncer, como os gliomas do olho, neuroblastomas e adenossarcomas embrionários são mais freqüentes em crianças, embora seja reduzida a incidência de tumores malignos na faixa de idade que vai de 5 a 14 anos. Já o câncer do testículo é mais freqüente nos adultos na faixa de 30 anos de idade. Os cânceres de útero e mama atingem mais as mulheres entre 45 e 60 anos. De outro lado, os do tipo sarcomas podem ocorrer em qualquer idade.
Apesar de não existir comprovação científica, acredita-se que o câncer pode ser hereditário. No entanto, os especialistas admitem que a herança genética não seja determinante para se ter ou não a doença. Com relação ao sexo, há uma maior incidência da doença entre as mulheres. Isto se dá por ser muito comum o câncer de útero e mama. O câncer de estômago é mais comum no homem. De um modo geral, o câncer incide após os 40 anos de idade, mas ele pode ocorrer tanto em crianças, jovens e velhos.
PEQUENOS CUIDADOS
Os estudiosos alertam que o hábito de fumar pode promover o desenvolvimento da doença, assim como o uso continuado de álcool. Outros cuidados: evitar o sedentarismo e sobrepeso, manter uma alimentação saudável e evitar a exposição excessiva ao Sol, usar camisinha e usar protetor solar. Além de tudo isso, é fundamental que o diagnóstico seja realizado o mais rápido possível. (Ricardo Santos é jornalista)
Publicado por: RICARDO SANTOS
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.