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A Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID 11) Considerações sobre o autismo

Breve análise sobre Classificação Estatística Internacional de Doenças (CIDs ), considerações sobre o autismo.

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.

Foi elaborada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), entrou em vigor no dia 1° de janeiro. A nova classificação atualizou diversas condições, com destaque para o transtorno do espectro autista e transexualidade, e trouxe novas categorias relativas à Covid-19.

A CID contém mais de 50 mil códigos para doenças e causas de morte, e serve de base para estatísticas de saúde em todo o mundo.

Qual a diferença do CID 10 e CID 11?

CID 10 conta com aproximadamente 14.400 códigos, enquanto a nova versão (CID 11) chega aos 55 mil códigos únicos para doenças, lesões e causas de morte.

Quem revisa as CIDs                                          

A revisão para a classificação de doenças é feita a partir de novos dados e pedidos de revisões coletados pela Organização Mundial de Saúde – OMS, através de um Comitê de Revisões e Atualizações, um Grupo de Referência em Morbidade e colaboradores profissionais de saúde representantes dos países signatários, que se organizam em reuniões colaborativas.  Até a CID5, que funcionou de 1939 a 1948 constavam 200 classificações de doenças. Segundo dados atuais da OMS, existem cerca de 55 mil códigos únicos para lesões, doenças e causas de morte.

Da CID 10 para CID 11 e o DSM 5

A revisão da CID 10 ocorreu no ano de 1989 devendo ser revisada em 2000, o que não ocorreu. Essa revisão só ocorreu em 2018, sendo apresentada em 2019 e entrará em vigor no ano de 2022.  A equipe da CID na sede da OMS declarou ter recebido mais de 10 mil propostas de revisão. Os profissionais na área de saúde mental e educação, utilizam juntamente  com a CID 10 as referencias apresentadas no Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais – DSM versão 5, atualizado em 2013, pela APA American Psychiatric Association para realizarem diagnósticos. Como, por exemplo, diagnosticar as pessoas sem prejuízo na linguagem como autistas.

O que muda da CID 10 para CID 11 em relação ao Autismo

TEA- Transtorno do Espectro Autista na CID 11

Com a revisão da CID 11 o TEA Transtorno do Espectro Autista foi incluído, conforme recomenda o Manual de Diagnósticos e Estatísticos dos transtornos Mentais o DSM-5.

Conforme consta na CID 10 os transtornos globais do Desenvolvimento – TGD código F84 – Autismo Infantil (F84.0), Autismo Atípico (F84.1), Síndrome de Rett (F84.2), Transtorno Desintegrativo da Infância (F84.3), Transtorno com Hipercinesia Associada a Retardo Mental e a Movimentos Estereotipados (F84.4), Síndrome de Asperger (F84.5), Outros TGD (F84.8) e TGD sem Outra Especificação (F84.9) foram unificados e classificados como Transtorno do Espectro Autista código 6A02.

Classificação CID 11

Transtornos mentais, comportamentais ou de desenvolvimento neurológico

Transtornos do neurodesenvolvimento

6A00 Transtornos do desenvolvimento intelectual

6A01 Distúrbios do desenvolvimento da fala ou da linguagem

6A02 Transtorno do espectro do autismo

6A02.0 Transtorno do espectro do autismo sem distúrbio do desenvolvimento intelectual e com leve ou nenhum comprometimento da linguagem funcional

6A02.1 Transtorno do espectro do autismo com transtorno do desenvolvimento intelectual e com leve ou nenhum comprometimento da linguagem funcional

6A02.2 Transtorno do espectro do autismo sem distúrbio do desenvolvimento intelectual e com linguagem funcional prejudicada

6A02.3 Transtorno do espectro do autismo com transtorno do desenvolvimento intelectual e linguagem funcional prejudicada

6A02.5 Transtorno do espectro do autismo com transtorno do desenvolvimento intelectual e com ausência de linguagem funcional

6A02.Y Outro transtorno do espectro do autismo especificado

6A02.Z Transtorno do espectro do autismo, não especificado

6A03 Transtorno de aprendizagem do desenvolvimento

6A04 Transtorno do desenvolvimento da coordenação motora

6A05 Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade

6A06 Transtorno de movimento estereotipado

Referência:

LAURENTI, Ruy et al. A Classificação Internacional de Doenças, a Família de Classificações Internacionais, a CID-11 e a Síndrome Pós-Poliomielite. Arquivos de Neuro-Psiquiatria, v. 71, n. 9A, p. 3-10, 2013

https://www.paho.org/pt/brasil

https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5702:oms-divulga-nova-classificacao-internacional-de-doencas-cid-11&Itemid=875

Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais [recurso eletrônico] : DSM-5 / [American Psychiatric Association ; tradução: Maria Inês Corrêa Nascimento … et al.] ; revisão técnica: Aristides Volpato Cordioli … [et al.]. – 5. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Artmed, 2014

ICD-11 for Mortality and Morbidity Statistics (ICD-11 MMS)

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. CID-10: Classificação Estatística Internacional de Doenças com disquete Vol. 1. Edusp, 1994.pg 367, 368, 369


Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos Santos - Membro da Cátedra Otávio Frias de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade - USP. Bolsista de Produtividade em Pós-Graduação na área da Educação CAPES/CNPq. Membro da Rede Nacional da Ciência para a Educação- CPe. Membro da ABEPEE- Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial UNESP Associado(a) na categoria de Profissional, Nº de matrícula 15713, da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC) USP, filiada no Brasil, à Federação das Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE), à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e no exterior, à International Brain Research Organization (IBRO) e à Federação das Associações Latino Americanas e do Caribe de Neurociências. Tem experiência na área de Educação, na intersecção entre Psicanálise e Educação, abordando principalmente os seguintes temas: educação em tempos de crise, educação e autoridade; ensino e transmissão. Editor da Revista Impressa Análises de discurso e do Site Análises de Discurso na Universidade de São Paulo -USP.


Publicado por: Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos Santos

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