Topo
pesquisar

Uma visão de mundo através do Cristianismo

Religião

Uma visão de mundo através do Cristianismo, O Cristianismo e o desafio de ser cristão no mundo atual: Sociedade, Política, Ciência e Tecnologia, a Reforma Protestante.

O Cristianismo e o desafio de ser cristão no mundo atual: Sociedade, Política, Ciência e Tecnologia .

A grande falha na história do cristianismo foi o catolicismo romano principalmente na Idade Média, no qual não se seguiam fielmente as palavras das Sagradas Escrituras, mas sim o convencionado pelos dogmas da igreja católica e as ordens do papado, contribuindo para que nações ditas “cristãs” (na verdade católicas) unirem-se a essa e usarem dela como objeto de subjugar outros povos, massacrar suas culturas e ensinar falsos conceitos cristãos, contrariando o que está escrito em (Mt 28,19-20), além de em muitos casos essa instituição incitar a organização de guerras com objetivos nem um pouco cristãos .

Entretanto a fé em Jesus Cristo é revitalizada através do monge alemão Martin Lutero responsável pela Reforma Protestante, na qual fez a igreja católica reformular suas doutrinas.

Além disso, Martin Lutero possibilitou que os cristãos tivessem maior acesso a Bíblia (fato muito difícil na época} quando traduziu ela para o alemão e posteriormente, com impressão de vários exemplares através da imprensa de Gutenberg . Lutero lançou também as suas 95 teses que foram uma resposta a vergonhosa venda de indulgências que prometeriam um lugar no paraíso pagando-se certa quantia monetária a igreja católica, ele prega que somente há salvação por meio da fé. A partir das idéias de Martin Lutero é que surge a Igreja Luterana composta por seus seguidores.

A maior dificuldade atualmente das pessoas é julgar que só freqüentar uma igreja já é o suficiente para se tornar cristão, todavia essa afirmação é equivocada, já que para ser cristão é preciso em primeiro lugar ter fé e aceitar a Deus e, além disso, estudar e compreender a Bíblia ,uma vez que somente por intermédio dela é que se conhece a Deus. Por conseguinte, divulgar a palavra de Deus e praticar ações benéficas gratuitas com o próximo, entendendo esses conceitos a vida torna-se cada vez mais instigante.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na nossa sociedade muitas vezes ter nossa fé em Cristo é motivo de deboche para outras pessoas só que para um cristão de verdade isso passa despercebido, muitos vão querer por em dúvida nossa fé, porém se estivermos fortes nela nada a abalará.

A política originalmente criada para organizar os indivíduos é de suma relevância para os cristãos tanto que na Bíblia Deus nos ensina a respeitar nossos governantes, sem ela as populações viveriam num caos, o problema é que em vários casos a política não é usada pra este fim e sim para privilégios individuais, para combater isso primeiramente devemos desvincular superficialmente a política da religião, já que a ultima é responsável pelo comportamento individual e não diretamente pelas relações de organização social e de governos. O interessante é que nós como cidadãos-cristãos tenhamos a preocupação de entender e julgar a política para que não adotemos uma idéia conformista, mas sim critica e como indivíduo de fé possa contribuir para uma melhor organização em sociedade.

De forma similar, a ciência também é extraordinariamente importante para o homem, pois possibilita a esse uma melhor qualidade de vida, como os avanços nas áreas de medicina ou as melhorias tecnológicas, todavia a ciência é leviana quando nega ou tenta ignorar a existência divina criando teorias para desbancá-la.

Os estudos científicos nessa área seriam muito mais satisfatórios se se preocupassem em descobrir como Deus criou as coisas e não designando concepções paralelas à criação com objetivo de por em dúvida as escrituras sagradas. O conhecimento bíblico e o cientifico tem que caminhar juntos, entretanto respeitando certos limites para que haja assim uma melhor compreensão do ser humano e de Deus.


Publicado por: Angélica Almeida

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
MeuArtigo Brasil Escola