Whatsapp

Perdão

Dia de Yom Kippur, a importância deste dia para os judeus, arrependimento, morte, perdão, reflexão,...

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.

Este mês tem um dia muito importante para a humanidade (09/10/2008), mas comemorada apenas pelos Judeus, eles o denominaram de o dia de Yom Kippur, ou seja, o dia do arrependimento, ou o dia do perdão. Este dia é considerado pelos judeus como o dia mais santo no calendário judaico. É um dia onde fazem jejuns e procuram-se para resolver arestas que ficam a beira da nossa existência.

Segundo a tradição judaica este dia é comemorado por causa da saída do povo judeu do Egito onde eram escravos para uma terra que Deus prometeu os dar como herança. Só que no meio desta saída o povo fez um bezerro de ouro e o adorou, este comportamento sempre foi proibido por Deus, já que Ele exige que seu povo somente o adore, e na tradição judaica também não é permitido à adoração de imagens, por adorarem somente ao Deus criador.

Esta imagem foi feita em um período muito singular e delicado, Moisés o guia deste povo havia saído para ir ao Monte Sinai para ouvir as ordens de Deus e repassá-las ao povo, guando ele desceu do monte o povo havia feito esta imagem com todo ouro que possuíam. Então Moisés pede a Deus perdão pelo pecado do povo, e no dia dez do mês Hebraico conseguiram o perdão. Então selaram com Deus este pacto de perdão, arrependimento, amor e amizade com Deus e o povo. “É nesse dia que os judeus têm a chance de se desculparem pelos maus atos e de pedir perdão à pessoa contra a qual cometeu alguma injustiça. Se o pedido for de fato sincero todo mal que foi cometido anteriormente é anulado.”

Este é um dia dedicado a limpeza espiritual, ou seja, onde possam despedir de tudo que prende suas almas, como angustia tristeza, rancor e desesperança para com o outro.

No primeiro momento ao nascer do sol, se é feito orações, cânticos de arrependimento e celebrações ao Senhor Deus. ”Os judeus, de modo geral, levantam bem cedo, antes do nascer do sol, e recitam orações e cânticos de arrependimento que expressam a profunda tristeza que cada indivíduo e toda coletividade tem pela fraqueza e pelos pecados que eles cometeram.

Não há nenhuma outra nação que gaste dez dias meditando acerca da expiação e perdão dos pecados como a nação de Israel.

No dia da expiação quase todo Israel e a comunidade judaica ao redor do mundo jejua. Ninguém come “ou bebe, por um período de 24 (vinte e quatro) horas.”

A nossa consciência de que somos pecadores advém das nossas orações e intimidade com Deus e na medida em que aprendemos a perdoar e sermos perdoados. Paulo diz em uma de suas cartas aos Romanos (7:24) “miserável homem que sou” e logo em seguida faz uma pergunta, quem poderá me livrar da morte?

A morte muitas vezes não é apenas do corpo físico, mas a morte das emoções, do amor, da amizade. Que talvez possa ser considerada a pior morte que um ser humano pode conhecer.

Arrependimento é um dos temas menos falado na sociedade atual, por quê? Devido ao fato que se arrepender signifique estar debaixo da servidão de Cristo Jesus, é se humilhar e admitir perante outro que sou fraco e por tal necessito de misericórdia e perdão. No passado houve um homem que morreu sem ter nenhuma culpa, ou motivo por arrependimento, e o fez por mim, daí aprender a necessidade de arrependimento e do pedir perdão.

Por isso tudo e por toda essa reflexão neste dia tão importante é dia de te pedir perdão por algo feito que lhe magoou, ofendeu e lhe causou sentimentos desnecessários. Pois o arrependimento e o perdão trás libertação e restauração quando deixamos Deus limpar nossas almas e nos conduzir por novos caminhos.

Que Deus em Cristo Jesus nos conduza a vida melhor e libertadora e de crescimento em crescimento. Amém.

Silvia Letícia Carrijo de Azevedo Sá
Teologa Cristã
leticiacarrijo@oi.com.br


Publicado por: silvia leticia carrijo de azevedo sá

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.