Perdão
Dia de Yom Kippur, a importância deste dia para os judeus, arrependimento, morte, perdão, reflexão,...O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
Este mês tem um dia muito importante para a humanidade (09/10/2008), mas comemorada apenas pelos Judeus, eles o denominaram de o dia de Yom Kippur, ou seja, o dia do arrependimento, ou o dia do perdão. Este dia é considerado pelos judeus como o dia mais santo no calendário judaico. É um dia onde fazem jejuns e procuram-se para resolver arestas que ficam a beira da nossa existência.
Segundo a tradição judaica este dia é comemorado por causa da saída do povo judeu do Egito onde eram escravos para uma terra que Deus prometeu os dar como herança. Só que no meio desta saída o povo fez um bezerro de ouro e o adorou, este comportamento sempre foi proibido por Deus, já que Ele exige que seu povo somente o adore, e na tradição judaica também não é permitido à adoração de imagens, por adorarem somente ao Deus criador.
Esta imagem foi feita em um período muito singular e delicado, Moisés o guia deste povo havia saído para ir ao Monte Sinai para ouvir as ordens de Deus e repassá-las ao povo, guando ele desceu do monte o povo havia feito esta imagem com todo ouro que possuíam. Então Moisés pede a Deus perdão pelo pecado do povo, e no dia dez do mês Hebraico conseguiram o perdão. Então selaram com Deus este pacto de perdão, arrependimento, amor e amizade com Deus e o povo. “É nesse dia que os judeus têm a chance de se desculparem pelos maus atos e de pedir perdão à pessoa contra a qual cometeu alguma injustiça. Se o pedido for de fato sincero todo mal que foi cometido anteriormente é anulado.”
Este é um dia dedicado a limpeza espiritual, ou seja, onde possam despedir de tudo que prende suas almas, como angustia tristeza, rancor e desesperança para com o outro.
No primeiro momento ao nascer do sol, se é feito orações, cânticos de arrependimento e celebrações ao Senhor Deus. ”Os judeus, de modo geral, levantam bem cedo, antes do nascer do sol, e recitam orações e cânticos de arrependimento que expressam a profunda tristeza que cada indivíduo e toda coletividade tem pela fraqueza e pelos pecados que eles cometeram.
Não há nenhuma outra nação que gaste dez dias meditando acerca da expiação e perdão dos pecados como a nação de Israel.
No dia da expiação quase todo Israel e a comunidade judaica ao redor do mundo jejua. Ninguém come “ou bebe, por um período de 24 (vinte e quatro) horas.”
A nossa consciência de que somos pecadores advém das nossas orações e intimidade com Deus e na medida em que aprendemos a perdoar e sermos perdoados. Paulo diz em uma de suas cartas aos Romanos (7:24) “miserável homem que sou” e logo em seguida faz uma pergunta, quem poderá me livrar da morte?
A morte muitas vezes não é apenas do corpo físico, mas a morte das emoções, do amor, da amizade. Que talvez possa ser considerada a pior morte que um ser humano pode conhecer.
Arrependimento é um dos temas menos falado na sociedade atual, por quê? Devido ao fato que se arrepender signifique estar debaixo da servidão de Cristo Jesus, é se humilhar e admitir perante outro que sou fraco e por tal necessito de misericórdia e perdão. No passado houve um homem que morreu sem ter nenhuma culpa, ou motivo por arrependimento, e o fez por mim, daí aprender a necessidade de arrependimento e do pedir perdão.
Por isso tudo e por toda essa reflexão neste dia tão importante é dia de te pedir perdão por algo feito que lhe magoou, ofendeu e lhe causou sentimentos desnecessários. Pois o arrependimento e o perdão trás libertação e restauração quando deixamos Deus limpar nossas almas e nos conduzir por novos caminhos.
Que Deus em Cristo Jesus nos conduza a vida melhor e libertadora e de crescimento em crescimento. Amém.
Silvia Letícia Carrijo de Azevedo Sá
Teologa Cristã
leticiacarrijo@oi.com.br
Publicado por: silvia leticia carrijo de azevedo sá
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.