Os Padres da Igreja Diante das heresias e do Desafio de Anunciar o Evangelho
Santos Padres são pensadores que sistematizaram a doutrina e tiveram a difícil missão em defender a reta caminhada da igreja.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
Introdução
Os Padres da Igreja ou Santos Padres são pensadores que sistematizaram a doutrina; tiveram a difícil missão em defender a reta caminhada da igreja..
Lutaram contra as heresias (doutrinas que vão contra a doutrina correta), empenharam-se, sob a luz do Espírito Santo, com seus fortes, belos, instigantes e profundos escritos teológicos e filosóficos em defesa daquilo que Jesus deixou por meio dos apóstolos: a doutrina tradicional da Igreja.
Um desses Santos Padres foi Santo Atanásio (295-373), nascido em Alexandria e considerado o pai da ciência teológica e defensor da ortodoxia. O presente artigo apresenta a maneira como ele defendeu o cristianismo contra a heresia do arianismo.
A defesa do Cristianismo
Nos primeiros séculos surgiram várias heresias em torno dos problemas da relação do Cristianismo com o Judaísmo bem como com a filosofia greco-romana. Em fins do século 3o heresias foram surgindo em várias questões teológicas, principalmente em torno de temas trinitários e cristológicos. Diante dessa problemática, foi de suma importância o papel dos Santos Padres na luta contra os erros teológicos desta época e na exposição e organização da ortodoxia cristã.
Santo Atanásio foi um dos que combateram esses erros. Ele foi discípulo de Santo Antão e depois foi diácono em Alexandria. Como foi um grande defensor da ortodoxia e grande escritor, seus escritos foram admirados em toda a Igreja. Toda sua existência foi colocada ao combate da heresia ariana. O arianismo é uma doutrina cristã que, na relação trinitária, negava a divindade de Jesus Cristo, subordinando-o completamente a Deus Pai. Assim, Jesus seria unicamente um homem adotado pelo pai.
Atanásio foi, sem dúvida alguma, um dos Padres da Igreja antiga mais importante e venerado. Este grande santo é o apaixonado teólogo da encarnação do Logos, o Verbo Divino, que como diz o prólogo do quarto Evangelho "se fez carne e veio habitar entre nós" (Jo 1, 14).Atanásio recebeu uma boa educação antes de se tornar diácono e secretário do Bispo da metrópole egípcia, Alexandre. Estreito colaborador do seu Bispo, o jovem eclesiástico participou com ele no Concílio de Nicéia, o primeiro de caráter ecumênico, convocado pelo imperador Constantino em Maio de 325 para garantir a unidade da Igreja.
Os Padres nicenos puderam assim enfrentar várias questões, e principalmente o grave problema causado alguns anos antes pela pregação do presbítero alexandrino Ário. Ele, com a sua teoria, ameaçava a fé autêntica em Cristo, declarando que o Logos não era verdadeiro Deus, mas um Deus criado, um ser "intermediário" entre Deus e o homem e assim o verdadeiro Deus permanecia sempre inacessível para nós.
Os Bispos reunidos em Nicéia responderam preparando e fixando o "Símbolo de fé" que, completado mais tarde pelo primeiro Concílio de Constantinopla, permaneceu na tradição das diversas confissões cristãs e na liturgia como o Credo niceno-constantinopolitano. Neste texto fundamental que expressa a fé da Igreja indivisa, todos os domingos, na Celebração eucarística encontra-se a palavra grega homooúsios, em latim consubstantialis: ele pretende indicar que o Filho, o logos, é "da mesma substância do Pai, é Deus de Deus, é a sua substância, e assim é posta em realce a plena divindade do Filho, que tinha sido negada pelos arianos.
Tendo falecido o Bispo Alexandre, Atanásio tornou-se, em 328, seu sucessor como Bispo de Alexandria, e logo depois demonstrou-se decidido a recusar qualquer compromisso em relação às teorias arianas condenadas pelo Concílio niceno. A sua intransigência, obstinado e por vezes muito dura, mesmo se necessária, contra quantos se tinham oposto à sua eleição episcopal e sobretudo contra os adversários do Símbolo niceno, atraiu a implacável hostilidade dos arianos e dos filo-arianos. Apesar do inequívoco êxito do Concílio, que tinha afirmado com clareza que o Filho é da mesma substância do Pai, pouco depois destas idéias erradas voltaram a prevalecer nesta situação até Ário foi reabilitado e foram defendidas por motivos políticos pelo próprio imperador Constantino e depois pelo seu filho Constâncio II..
A crise ariana, que parecia estar resolvida em Nicéia, continuou por decênios, com variações difíceis e divisões dolorosas na Igreja. E por cinco vezes durante um trintenio, entre 336 e 366 Atanásio foi obrigado a abandonar a sua cidade, transcorrendo 17 anos no exílio e sofrendo pela fé. Mas durante as suas forçadas ausências de Alexandria, o Bispo teve a oportunidade de defender e difundir no Ocidente, primeiro em Trier e depois em Roma, a fé nicena e também os ideais do monaquismo, abraçados no Egipto pelo grande eremita Antão com uma opção de vida à qual Atanásio sempre esteve próximo. Santo Antão, com a sua força espiritual, era a pessoa mais importante na defesa da fé de Santo Atanásio. Insediado de novo e definitivamente na sua sede, o Bispo de Alexandria pôde dedicar-se à pacificação religiosa e à reorganização das comunidades cristãs. Faleceu a 2 de Maio de 373.
A obra doutrinal mais famosa do santo Bispo alexandrino é o tratado sobre a encarnação do Verbo, o Logos divino que se fez carne tornando-se como nós para a nossa salvação. Atanásio diz, nesta obra, com uma afirmação que se tornou justamente célebre, que o Verbo de Deus "se fez homem para que nos tornássemos Deus; ele fez-se visível no corpo para que tivéssemos uma idéia do Pai invisível, e ele próprio suportou a violência dos homens para que nós herdássemos a incorruptibilidade" (54, 3). De fato, com a sua ressurreição o Senhor fez desaparecer a morte como se fosse "palha no fogo" (8, 4). A idéia fundamental de toda a luta teológica de Santo Atanásio era precisamente a de que Deus é acessível. Não é um Deus secundário, é o Deus verdadeiro, e através da nossa comunhão com Cristo podemos unir-nos realmente a Deus. Ele tornou-se realmente "Deus conosco".
Considerações Finais
Santo Atanásio foi um dos grandes Santos Padres. Sua ação foi notória e marcante no combate ao Arianismo. Este grande santo escreveu sobre a Encarnação do Verbo Divino, contra os pagãos, etc. mas, contra os arianos, este mereceu sua maior atenção donde a maioria de seus escritos foram para refutá-lo. Seus escritos convencem. Além de ter guardado firmemente a ortodoxia, se tornou admirado em toda a Igreja, razão pela qual se tornou o defensor da ortodoxia.
Referencias
COSTA, Henrique Soares. Os Padres da Igreja apresentados por Bento XVI - Santo Atanásio
[online] Disponível em:http://www.domhenrique.com.br/index.php/padres-da-igreja/612—
Publicado por: Robson Stigar
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.