Whatsapp

Ensinando Química com Tampinhas de Garrafas

Química

Técnicas para ensinar química usanddo tampinhas de garrafas.

INTRODUÇÃO

A turma será dividida em cinco grupos com seis participantes em cada grupo.

Cada grupo receberá oito tampinhas de garrafas pet, distribuídas nas seguintes cores: três, vermelhas, três brancas e duas pretas.

Identificar cada tampinha com se fossem átomos.

Informar que átomos iguais (tampinhas com a mesma cor) representam o mesmo elemento químico.

Informar que os átomos se unem para formar as diversas substâncias, que podem ser simples ou compostas.

Determinar para cada grupo que a tampinha branca será o átomo de hidrogênio, a vermelha , será o átomo de oxigênio e a preta, o átomo de carbono.

Pedir que cada grupo utilize fita adesiva para manter as tampinhas unidas.

O primeiro grupo deverá formar a molécula da água ( duas tampinhas brancas e uma verde) e a molécula do gás oxigênio (duas tampinhas verdes).

O segundo grupo deverá formar a molécula do gás carbônico (uma tampinha vermelha e duas verdes) e a molécula do gás hidrogênio (duas tampinhas brancas).

O terceiro grupo deverá formar o gás ozônio (três tampinhas verdes) e o gás hidrogênio (duas tampinhas brancas).

O quarto grupo deverá formar duas moléculas de monóxido de carbono (duas tampinhas vermelhas e duas verdes).

O quinto grupo deverá formar a molécula do gás oxigênio (duas tampinhas verdes), a molécula do gás hidrogênio (duas tampinhas brancas) e a molécula do monóxido de carbono (uma tampinha vermelha e uma tampinha verde).

Perguntar para cada grupo:

a) Quantos átomos receberam? Resposta: 8 átomos (tampinhas).

b) Quantos elementos químicos diferentes cada grupo possui? Resposta: 3 elementos.

c) Quais são esses elementos químicos? Resposta: Hidrogênio, oxigênio e carbono. Estes foram designados previamente pelo professor .

d) Quantas moléculas e quantas substâncias cada grupo formou? Resposta:

  • Primeiro grupo: 2 moléculas, duas substâncias.
  • Segundo grupo: 2 moléculas e duas substâncias.
  • Terceiro grupo: 2 moléculas e duas substâncias.
  • Quarto grupo: 2 moléculas e uma substância.
  • Quinto grupo: 3 moléculas e 3 substâncias.

e) Quais são as substâncias puras simples e quais são as compostas? Respostas:

  • Simples: gás hidrogênio, gás oxigênio e gás ozônio.
  • Compostas: água, gás carbônico e monóxido de carbono.

f) Quantas substâncias foram formadas ao todo? Respostas: 6 substâncias.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

g) O que são misturas? Resposta: A união de duas ou mais substâncias.

h) Pedir que cada grupo junte as moléculas formadas, trocando com grupos, e percebam que estão formando misturas.

PÚBLICO ALVO

Esta atividade lúdica, utilizando sucatas e materiais de baixo custo, será destinada aos alunos da primeira série do Ensino Médio. Recomenda-se no máximo seis alunos por grupo. Para uma turma de trinta alunos, é necessário quarenta tampinhas de garrafas coloridas.

TEMPO

Esta atividade terá a duração de aproximadamente trinta minutos. É uma atividade interessante, onde todo o grupo interage, podendo surgir várias discussões, despertando assim o interesse de todos os participantes.

ESPAÇO

Esta atividade lúdica pode ser realizada na própria sala de aula, utilizando as carteiras dos alunos para acomodação das tampinhas.

MATERIAIS

Os materiais necessários para esta atividade são: quarenta tampinhas de garrafa pet, sendo quinze na cor branca, quinze na cor verde e dez na cor vermelha; fita adesiva para unir as tampinhas.

DINÂMICA

Nesta dinâmica o professor irá introduzir alguns conceitos com relação aos átomos e substâncias e misutras, onde ele avaliará se os alunos compreenderam esses conceitos através do material apresentado, facilitando assim a aprendizagem, já que muitos estudantes apresentam certa dificuldade quando é inserido este tema em sala de aula.

ADAPTAÇÕES

Algumas atividades lúdicas apresentam nível de dificuldade que pode ser aumentado ou diminuído de acordo com a turma. Para que todos os grupos entendam e compreendam com clareza o conteúdo, o professor deverá fazer as perguntas uma de cada vez, dando tempo para que todos os grupos respondam corretamente, entendendo o os conceitos apresentados.

TESTE

Antes de realizar esta atividade em sala de aula, o professor testa-la em sua própria residência com grupos de amigos, ou até mesmo com os filhos, para validá-la, pois pequenas falhas pode ser identificadas previamente, garantindo assim o sucesso da proposta.

ANEXOS

EMENTA DA QUÍMICA A

Disciplina oferecida para o Curso de Licenciatura em Química a distância pelo Consórcio CEDERJ (Matriz Curricular UENF).

QUÍMICA A – MOLÉCULAS, SUBSTÂNCIAS PURAS E MISTURAS.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BENEDETTI Filho, E. ; FIORUCCI, A. R.; BENEDETTI, L. P. S.; CRAVEIRO, J.A.Química Nova na Escola, 2009, n˚ 2, p. 1-8. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/. Acesso em: 02, mai. 2010.


Publicado por: Cristiane da Silva Oliveria Espindola

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. O Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.