Conhecimento científico versus conhecimento popular
Conhecimento científico versus conhecimento popular, uma pessoa chamar a outra de histérica, fenômeno do céu nublado, informações que são transmitidas não tem embasamento teórico.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
Neste texto farei uma exposição sobre o conhecimento, focalizando o conhecimento científico e o conhecimento popular, suas diferenças, semelhanças e a importância de se obter o conhecimento cientifico.
O conhecimento é algo que todos necessitam, é fundamental na vida do homem, pois torna a vida mais aceitável e efetiva.
O conhecimento só se torna possível por meio da interação com a realidade.
O conhecimento cientifico tem como objeto estudar e esclarecer os fatos ocorridos no universo.
Adquirir o conhecimento é fundamental para que o individuo não seja oprimido, pois da mesma forma que o conhecimento liberta ele também oprime.
A ciência é um conjunto de conhecimentos sobre fatos e aspectos da realidade, expresso por meio de uma linguagem precisa e rigorosa. Esses conhecimentos devem ser recolhidos de modo programado, sistemático e ponderado, para então ser submetido a avaliação e verificação de sua validade. A ciência ocupa-se dos fenômenos que ocorrem na natureza, dos objetos ideais e dos acontecimentos culturais.
Então, é fundamental conhecer a ciência, pois assim ela nos ajudará a entender com clareza os acontecimentos do universo, que muitas vezes são de difícil compreensão. Sem a ciência o homem não teria consciência de si e dos múltiplos acontecimentos a sua volta. No entanto, à medida que o individuo obtém conhecimento, ele se liberta da ignorância, e vai se tornando o “senhor da situação”.
No entanto, o conhecimento não é privilégio de alguns, mas de todo ser humano. Pois o homem é o único ser com a capacidade de pensar. Somos seres pensantes.
Diferentemente da ciência, o conhecimento popular é intuitivo, espontâneo, com forte inclinação para erros, pois não é estudado, analisado e comprovado, por exemplo: quando olhamos para o céu e afirmamos que irá chover, não se teve estudo algum em relação a esta afirmação, mas se sabe que provavelmente choverá, pelo simples fato de o céu estar coberto de nuvens.
A ciência tem uma explicação para este fenômeno. Para isso, primeiramente o fenômeno foi estudado, as informações foram recolhidas para serem analisadas e depois confirmadas.
O mesmo não acontece com o conhecimento popular. As informações que são transmitidas não tem embasamento teórico. Mas existe algo de semelhante entre os dois tipos de conhecimentos, a forma em que é narrado o fenômeno, muitas vezes é o mesmo.
O fenômeno do céu nublado, por exemplo, o cientista tem todo um estudo comprovado que após ficar nublado provavelmente choverá. No conhecimento popular não se tem comprovação de que choverá, mas geralmente chove após o céu ficar nublado, então isto se torna uma verdade popular, que será passado para outras gerações.
Outro exemplo que pode ser citado é o fato de uma pessoa chamar a outra de “histérica”, pelo simples fato de está gritando com alguém. Este é um termo próprio da psicologia científica. Não houve uma preocupação em definir a palavra usada, e nem por isso deixou de ser entendida pelo outro. Podemos até está próximo da ciência, na maioria das vezes nem o sabemos.
Por fim, é necessário que se obtenha o conhecimento, e sobre tudo o conhecimento cientifico, para que se tenha uma visão verdadeira das coisas e acontecimentos que nos rodeiam.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
BOCK, Ana Mercês Bahia. et al. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 13ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2005.
LUCKESI, Cipriano. et al. O conhecimento como compreensão do mundo e como fundamentação da ação. In: ___. Fazer Universidade: uma proposta metodológica. 14º Ed. São Paulo: Cortez, 2005.
LUCKESI, Cipriano. et al. O conhecimento filosófico e científico. In: ___. Fazer Universidade: uma proposta metodológica. 14º Ed. São Paulo: Cortez, 2005.
LUCKESI, Cipriano. et al. Conduta na produção do conhecimento. In: ___. Fazer Universidade: uma proposta metodológica. 14º Ed. São Paulo: Cortez, 2005.
Publicado por: Regiane Vieira Hatchwell
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