A importância da psicologia social e a produção do conhecimento histórico
Pesquisa sobre a psicologia social e a produção do conhecimento históricoO texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
Ao que se subentende-se a denominação da psicologia social integra em estudos os quais buscam esclarecerem as influências sob o ser humano e suas relações uns com os outros, ao todo se retrata no comportamento do indivíduo e nas formas em que sua conduta e sua interação são determinadas diante de inúmeras perspectivas. O conhecimento histórico é o ofício marcado pelo historiador, o qual analisa fatos históricos com o auxílio de registros, vestígios, fatos, experiências que foram abandonados, ou se tornaram escassos durante o tempo. No texto de Circe Bittencourt, ‘Aprendizagens em história’ a autora aborda diversos conceitos nos quais Piaget e Vygotsky possuem em comum a centralidade na construção do conhecimento o qual se resume nas estruturas cognitivas do ser humano, que são passadas durante todo seu ciclo de vida.
As análises estabelecidas pelos filósofos nas quais o desenvolvimento cognitivo é focado no modo em que a cognição do indivíduo cada vez mais se evolua ao passar do tempo. Segundo Piaget (1973, p.76), ‘o desenvolvimento da criança implica numa série de estruturas construídas progressivamente através de contínua’. O que de fato refere-se a sua relação com a troca de conhecimentos, o ser ativo indica sua conduta a partir da troca de conhecimento com o próximo continuamente.
Já para Vygotsky, o qual abrangia as relações do pensar inteiramente necessárias para o desenvolvimento, seus conceitos baseados pela ZDP (Zona De Desenvolvimento Proximal) a ideia é de grande relevância em todas as áreas educacionais, uma implicação importante é a de que o aprendizado humano é de natureza social e é parte de um processo em que a criança desenvolve seu intelecto dentro da intelectualidade daqueles que a cercam ( Vygotsky, 1978). Em paradigma com a aula de web conferência realizada pela plataforma Teams, a qual as convidadas professoras doutoras Renata Campos e Fabiana Bastos, trazem aspectos os quais na perspectiva da psicologia social na qual Vygotsky posteriormente era pouco conhecido, mas que possuía uma genialidade e uma capacidade sintética ideológica. Bittencourt aborda como centralidade em seu texto no qual a construção do conhecimento pelo indivíduo vem diretamente a partir de seu pensamento racional.
Trabalhar conceitos históricos em sala de aula considera todos os valores transpassados pela história desde seus princípios, com a ajuda de fundamentos teóricos sua compreensão passa a ser planejada e capacitada afim de conceitos definidos pela virtude do conhecimento tanto ele científico como técnico. Diante disto a devida importância da psicologia social se baseia pela sua concepção, ou seja, pelo conhecimento prévio; visto que o discente já estivesse construído este conceito em paralelo a sua produção de conhecimento histórico, que está inteiramente ligada acerca de seus aprendizados e pela capacidade em se trocar experiencias que já foram adquiridas durante o passar do tempo.
Durante todo o ensino da história é de extrema importância evidenciar o processo histórico e o tempo em que tal fato foi decorrido, para um melhor processo da aprendizagem da criança, o impacto da psicologia social juntamente com o conhecimento histórico é fundamental para compreensão de fatos inteiramente ligados a conceitos determinados entre o tempo e o espaço.
REFERÊNCIAS
BITTENCOURT, C. M .F; Ensino de história: fundamentos e métodos. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2008.
PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência na criança. 4ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1973.
VYGOTSKY, L.S. Mind in society: The development of higher psychological processes. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1978
Publicado por: Alessa Cristina Silva
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.