Whatsapp

Verbo deletar

Português

A origem do verbo "deletar", como é usado na informática, no português, como é o adjetivo,...

O verbo transitivo direto deletar (informática) tem uma origem bastante controversa. Vamos lançar duas hipóteses: uma do verbo ter sido derivado do latim e assimilado de sua forma em inglês; a outra dele ter vindo do grego deletérios.

O adjetivo delével vem do latim delebile, que quer dizer, o que se pode destruir ou apagar. Esse o significado (no lado que designa a ação) do verbo em inglês to delete, que é derivado do latim delere.

Em informática, o termo “delete” (assim na forma imperativa) normalmente é utilizado para dar ao computador ordem de destruição, apagamento de dados especificados (texto, arquivo, caracteres à direita do ponto de inserção). Vale ressaltar que, em inglês, o imperativo tem a mesma forma do infinitivo, sem o “to”.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em português, o imperativo afirmativo dos verbos da segunda conjugação utiliza a forma conjugada da segunda pessoa do presente do indicativo, sem o “s”; o dos verbos da terceira conjugação utiliza a forma conjugada da terceira pessoa do presente do subjuntivo. Por exemplo, o imperativo do verbo amar é ama (tu) ou ame (você). Seguindo o paradigma de conjugação dos verbos regulares, é possível afirmar que delete é o imperativo do verbo deletar (deleta tu, delete você).

Da mesma forma que adultério (do latim adulterium) deriva de adulterar (do infinitivo latino adulterare, que significa corromper, falsificar), é sofisma dizer que deletar procede de deletério? Esse adjetivo do que destrói, danifica, faz mal?


Publicado por: Edgar Gibrá

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. O Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.