Whatsapp

Sinônimas, Antônimas, Homônimas e Parônimas

Português

Clique e veja qual é o significado de Sinônimas, Antônimas, Homônimas e Parônimas.

1-Palavras Sinônimas.

São palavras que, embora diversas na forma, são semelhantes no sentido.

Exemplos: lábio e beiço; burro e asno; operário e artífice; fuzil e rifle; leste e oriente; alternar e modificar; consentir e permitir.

O estudo dos sinônimos é importante para o enriquecimento do vocabulário, a elegância do estilo, pois embora as palavras sinônimas possuam um sentido semelhante, há sempre entre elas uma sutil diferença, que as distingue; ademais, para efeito de sonoridade ou ritmo muitas vezes somos obrigados a preferir o emprego de um vocábulo a outro.

2-Palavras Antônimas.

São antônimos os vocábulos que, além de diversos na forma, são opostos quanto ao significado.

Exemplos: sim e não; amor e ódio; prazer e desgosto; tudo e nada; fraco e forte.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A antonomia pode originar-se de um prefixo de sentido oposto ou negativo: bem dizer e maldizer; progredir e regredir; ativo e inativo.

3-Palavras Homônimas.

São aquelas que têm a mesma forma possuindo, porém, significação diferente.

Exemplos: pregar (fincar pregos) e pregar (fazer sermão); grama (capim) e grama (unidade de peso); fato (acontecimento) e fato (roupa).

4-Palavras Parônimas.

São palavras parecidas na escrita e na pronúncia.

Exemplos: deferir (conceder) e diferir (adiar, discordar); mugir (voz do boi) e mungir (tirar leite); vadear (passar a vau) e vadiar (não trabalhar); eminente (elevado) e iminente (que está próximo).


Publicado por: Helenilson Pereira da SIlva

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. O Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.