Semântica e Léxico - Parte III
Discutindo os conceitos de Semântica Linguística e de Pragmáica e seu objeto de estudoO texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
II - Discutindo os conceitos de Semântica Linguística e de Pragmáica e seu objeto de estudo, limite e/ou intereção, analisando o significado do enunciado abaixo:
-
Estou velho, vou me aposentar [Frase de um jogador aos trinta anos apenas].
Quanto ao aspecto estritamente semântico, isto é, no que diz respeito ao papel de "[...] explicar o que os termos, as sentenças (ou as proposições) significam, no sentido denotativo, ou de primeiro nível [...]" [1], pode-se avaliar o enunciado proposto nos moldes que se seguem:
1. alguém "está velho" e, por isso, pretende "aposentar-se";
2. a palavra velho (idoso) assume, então, um sentido "comum e imediato", ou seja, faz alusão à faixa etária de alguém que, conforme determinadas práticas sociais, deve "se aposentar".
Por outro lado, se se pretender delimitar o "[...] significado das frases, em função de um contexto dado." [2], papel que cabe à pragmática, a análise deverá ser conduzida considerando quem enuncia e em que contexto situacional o enunciado está inserido. Por esse ângulo analítico, temos:
1. o sentido da palavra velho não é o mesmo que idoso, mas relaciona-se, por exemplo, a fatores como condicionamento físico não mais adequado a uma determinada modalidade esportiva [3];
2. este não-condicionamento não está atrelado à faixa etária correspondente àquela etapa da vida (por volta dos 65 anos) em que, por razões sociais e econômicas, alguém se "aposenta";
3. a análise do enunciado em função de seu uso no contexto situacional delimitado ou da pragmática indicia que a palavra velho recobre-se de um sentido específico e coerente. Pode-se dizer que ela "contamina" semântico-pragmaticamente todo o enunciado, já que seria "natural" [4] um jogador "se aposentar" [5] aos trinta anos.
Depreende-se do exposto que cumpre à Semântica evidenciar o significado de palavras, frases e enunciados no campo denotativo ou de "primeiro nível"; à Pragmáica, por sua vez, compete o papel de apontar as relações de sentido que afloram nos enunciados construídos a partir de um dado contexto.
Todavia é necessário revelar que, embora existam diferenças entre a abordagem que a Semântica e a Pragmáica fazem de seus respectivos objetos de estudo, elas não são excludentes. Ao contrário, situam-se no patamar da complementaridade, isto é, são interativas no processo de compreensão dos sentidos.
_______________
[1] Pauliukonis, Maria Aparecida L. Curso de língua portuguesa: da teoria à prática, Semântica e Léxco do Português.2ª ed. – Rio de Janeiro: Fundação Trompowsky, 2009, p. 16.
[2] Idem, ibidem.
[3] Vale notar que não se explicita, no contexto, a modalidade esportiva praticada pelo jogador. Ele joga futebol de campo? Futebol de Salão? De Vôlei? De Handebol? De Basquete? Estas informações, se expressas, poderiam “precisar”, pragmaticamente, o sentido do enunciado proposto, visto que as modalidades têm suas próprias “regras” e estabelecem seus próprios “limites” para a “aposentadoria” do atleta.
[4] Isso em função de um contrato comunicativo estabelecido pela comunidade linguística na qual o enunciado foi gerado.
[5] O sentido de “se aposentar” parece expandir-se, conotando a idéia de “afastamento” do campo ou das quadras, de “encerramento” da carreira esportiva e não de uma efetiva e legal aposentadoria.
Por Diógenes Afonso
Graduado em Letras
Especialista em Linguagens da OjE [Olimpíadas de Jogos Digitais e Educação]
Publicado por: Diógenes Afonso de Oliveira
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.