Whatsapp

Linguagem

Português

Linguagem, dificuldades na linguagem, a comunicação correta, a oralidade do estilo, a eficiência da comunicação, a oralidade, o poder da palavra.

Não é raro encontrar pessoas com dificuldades em estabelecer uma linguagem adequada por apresentarem uma entonação ineficaz. Não basta saber “o que” falar, é necessário atenção ao “como falar”, pois somente o domínio do conteúdo não garante uma performance positiva. É preciso que os recursos vocais, a linguagem oral e corporal, dicção e escuta sejam utilizados adequadamente.

A comunicação expressa corretamente é fundamental para se transmitirem os sentimentos, as opiniões e a visão de mundo de cada um, visando a compartilhar modos de vida e comportamentos, estabelecidos por regras de caráter social. A linguagem de comunicação é instrumento necessário à interação humana, é ela que vai situar o homem em determinado espaço social.

Toda mensagem, escrita ou oral, é dirigida a um destinatário, em certo momento, e manifesta-se marcada pela originalidade do estilo. A eficiência da comunicação é caracterizada pela expressão pessoal construída entre as regras lingüísticas estabelecidas e as marcas da mensagem individual. Isso se aplica tanto à expressão escrita quanto à oral.

De modo geral, a oralidade é mais espontânea que a escrita e tem o poder da comunicação imediata, enriquecido pela pronúncia, pela entonação, pela melodia, pelo timbre de voz, pela acentuação e pela expressão corporal. Ao se comunicarem idéias e argumentos pela expressão oral ou escrita, é necessário ter criatividade, empregar linguagem simples e correta, evitando-se os chavões ou textos pré-fabricados, isto é, em todas as circunstâncias, as palavras devem compor uma mensagem clara, objetiva e concisa, e apresentar as características individuais do emissor. O poder da palavra pode servir para destruir ou para criar algo ou alguém, conforme o modo negativo ou positivo em que for empregado.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tanto a expressão escrita como a oral exigem o aprendizado de habilidades que as pessoas podem adquirir ou desenvolver, dependendo da necessidade. A diferença é que a oralidade caracteriza-se pela espontaneidade, por provocar a interação instantânea entre emissor e receptor. Isso significa que a reação do ouvinte é percebida imediatamente.

As pessoas precisam aprimorar o seu conhecimento sobre a utilização das palavras, já que é por meio delas que revelam pensamentos e ações, constituindo-se um dos mecanismos da comunicação do ser humano com o mundo que o cerca.
Percebe-se, por exemplo, que as pessoas menos instruídas, normalmente apresentam mais dificuldades de comunicação, pois têm um vocabulário mais limitado e, em conseqüência, menos recursos de expressão verbal do que outras com mais preparo intelectual. Porém, isso não é tudo, uma vez que o relacionamento entre as pessoas, por meio da expressão oral, conta com a ajuda de algumas estratégias, como o olhar, o gesto e a postura, além do bom conteúdo, para impressionar o ouvinte.

Demonstrar organização de idéias e o conhecimento da língua materna, tanto na expressão escrita como na oral, determina a sua valorização. Ademais não há como esquecer que dominar a língua portuguesa, mais que um dever e um direito do cidadão brasileiro,é uma demonstração de orgulho próprio.


Publicado por: Marlene

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. O Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.