Formas Nominais do Verbo
Clique e veja o que são Formas Nominais do verbo.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
FORMA NOMINAIS DO VERBO: são aquelas que equivalem a nomes, isto é, a substantivo ou advérbio, classes de palavras que recebem a denominação geral ou genérica de nomes.
São formas nominais do verbo: o infinitivo, o gerúndio e o particípio.
a)INFINITIVO: exprime apenas ou simplesmente a ação verbal, enuncia o nome desta ação, funcionando, portanto, como um verdadeiro substantivo.
Ex.:
Querer é poder.
O infinitivo pode ser pessoal e impessoal.
É impessoal, quando não admite variação de pessoa:andar, vender, partir, querer, poder.
É pessoal, quando tem como sujeito uma das pessoas gramaticais. Nesse caso, pode ser denominado flexionado e não flexionado.
O infinitivo pessoal flexionado, como seu próprio nome o indica, tem flexão de pessoa, como vemos nas seguintes orações:
Pedro pediu para nós comprarmos estes livros.
O professor mandou os alunos estudarem mais.
LEMBRETE: O infinitivo pessoal flexionado é um idiotismo, ou melhor, uma particularidade da língua portuguesa.
b)GERÚNDIO: esta forma desempenha, no período, a função adverbial, exprimindo, portanto, uma circunstância de tempo, de modo, de meio, como advérbio. Expressa uma ação em andamento.
Ex.:
Maria saiu correndo. (correndo = expressa modo).
Chegando a São Paulo, procurei trabalhar. (chegando = expressa tempo).
Lendo bons livros, aprendemos a ler com elegância. (lendo = expressa meio).
LEMBRETE:O emprego do gerundismo é um erro que deve ser evitado. Nada de usar "vou estar ligando" ou "vou está transferindo".
Prefira: "vou ligar" e "vou transferir".
c)PARTICÍPIO: forma nominal do verbo que equivale a um adjetivo, motivo pelo qual apresenta flexão de gênero e número, concordando com o substantivo que acompanha na oração.
Ex:
Os livros comprados por mim foram úteis a meus colegas.
Ditas aquelas palavras, o homem retirou-se.
Você está enganada.
Publicado por: Helenilson Pereira da SIlva
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.